Com um grid estrelado, reunindo grandes nomes do automobilismo mundial, os preparativos para a 57ª edição das 24 Horas de Daytona tiveram início com o já tradicional ROAR entre os dias 4 e 6 de janeiro. A equipe Action Express Racing, que tem os brasileiros Christian Fittipaldi, Pipo Derani e Felipe Nasr, trabalhou forte nas sete sessões livres e no classificatório, que definiu as posições nos boxes para a corrida, que acontecerá nos dias 26 e 27 no Daytona International Speedway na Flórida (EUA).
A prova será especial para Fittipaldi. O piloto que vai tentar sua quarta vitória em Daytona também fará nesta corrida sua despedida das pistas. Ele estará no #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R ao lado dos portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque e do britânico Mike Conway. No classificatório do último domingo, Albuquerque registrou o quarto melhor tempo (1:34.282) para a equipe, que durante todos os treinos esteve sempre entre as mais rápidas da classe DPi.
No outro carro da Action Express Racing, o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, que é o atual campeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, os brasileiros Felipe Nasr, Pipo Derani e o norte-americano Eric Curran também deixaram a pista satisfeitos e animados. Nasr foi o responsável pela melhor volta do Cadillac #31 no classificatório, marcando o quinto tempo (1:34.368) e deixando os dois carros da equipe lado a lado nos boxes.
O ROAR também deu aos times a chance de testar os novos pneus Michelin, que passam a ser utilizados a partir de 2019. As atividades em Daytona só retornam agora no final do mês, com o treino que irá definir o grid no dia 24. A prova terá sua largada às 14h35 do dia 26 (17h35 de Brasília).
“Foram três dias muito bons e experimentamos tudo o que gostaríamos em nosso Cadillac. Os carros da Mazda se mostraram um pouco mais velozes, mas estamos confiantes de que a gente ainda tem um pouco mais guardado. E estamos confiantes, acima de tudo, em nosso ritmo de corrida. Acho difícil brigar pela pole, mas para a corrida acredito muito no ritmo, o que durante 24 horas, faz uma diferença brutal. Estou muito animado”, comentou Fittipaldi, que ao lado de Barbosa e Albuquerque, foi o vencedor em Daytona no ano passado.
Apesar de satisfeito, Albuquerque afirmou que esperava numa posição ainda melhor para o #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R no classificatório. “Foi uma volta muito boa e fiquei surpreso em saber que registramos o quarto tempo. Ainda temos algum trabalho para a corrida, mas estou feliz por conseguir um bom espaço nos boxes para a equipe e agora temos muitos dados para rever até a prova”, lembrou o português.
Atual campeão do IMSA, Nasr também destacou a boa performance do seu carro. “Nosso Cadillac estava muito bom. Não sei se vamos encontrar toda a velocidade que os demais carros, mas sei que a equipe Action Express vai analisar tudo e tirar o que for possível do carro, como eles sempre fazem”, disse o brasileiro, que no ano passado foi vice-campeão em Daytona.
Estreando no time, Pipo Derani – que já venceu Daytona em sua primeira tentativa em 2016 – também está motivado. “Foi muito bom o meu primeiro contato com a equipe. Precisava destes três dias para nos conhecermos e entendermos melhor como cada um de nós trabalha. Tudo correu muito bem. A equipe tem sido extremamente aberta e me recebeu da melhor maneira possível. Estou muito feliz com isso. A adaptação com o carro também foi muito boa. Estou gostando bastante de pilotar o Cadillac e eu não posso esperar pela corrida e começar este novo trabalho, essa nova fase na minha carreira que eu acredito será muito boa. Espero contribuir ao máximo neste trabalho que começa agora e tentar manter o título dentro da equipe”, completou o jovem piloto.
Uma das maiores provas de endurance do mundo, as 24 Horas de Daytona abrem a temporada do IMSA, que terá ao longo do ano o total de 10 provas.
Confira os 10 primeiros no classificatório do último domingo (categoria DPi):
1 77 O. Jarvis / T. Nunez / T. Bernhard/ R. Rast Mazda Team Joest Mazda DPi 1:33.398
2 55 J. Bomarito / H. Tincknell / O. Pla Mazda Team Joest Mazda DPi 1:33.423
3 7 H. Castroneves / R. Taylor / A. Rossi Acura Team Penske Acura DPi 1:34.261
4 5 J. Barbosa / F. Albuquerque / C. Fittipaldi / M. Conway Mustang Sampling Racing Cadillac DPi 1:34.282
5 31 F. Nasr / P. Derani / E. Curran Whelen Engineering Racing Cadillac DPi 1:34.368
6 10 R. Van Der Zande / J. Taylor / F. Alonso / K. Kobayashi Konica Minolta Cadillac DPi-V.R. Cadillac DPi 1:34.431 3
7 6 J. Montoya / D. Cameron / S. Pagenaud Acura Team Penske Acura DPi 1:34.431
8 50 W. Owen / R. Binder / A. Canapino / K. Kaiser Juncos Racing Cadillac DPi 1:34.796
9 85 M. Goikhberg / T. Vautier / DeFrancesco / R. Barrichello JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi 1:34.935
10 84 S. Trummer / S. Simpson / C. Miller JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi 1:35.066