Em uma quarta-feira eletrizante antes das 24 Horas de Le Mans, a BMW deixou os concorrentes da classe Hypercars atônitos ao conquistar o tempo mais rápido na sessão de qualificação. O piloto Dries Vanthoor registrou a volta mais rápida, com um tempo de 3:24.465 ao volante do BMW M Hybrid V8 #15, nos últimos 10 minutos da sessão.
Vanthoor superou Sebastien Bourdais, da Cadillac Racing, por apenas 0,177 segundos. Bourdais havia liderado a maior parte da sessão com um tempo de 3:24.642 no Cadillac V-Series.R #3, até a volta final de Vanthoor. A bandeira vermelha acionada pelo acidente de Kamui Kobayashi, da Toyota, nas Curvas Porsche, interrompeu a sessão a dois minutos do fim, sem retomada.
O terceiro tempo mais rápido foi do Ferrari 499P #50, com Antonio Fuoco registrando 3:24.731, 0,266 segundos atrás de Vanthoor. Kobayashi, com o Toyota GR010 Hybrid #7, ficou em quarto, apesar de seu acidente. A volta de Kobayashi está sob investigação e pode ser anulada por causar a paralisação.
O Alpine, recém-chegado à categoria Hypercar, garantiu um lugar na Hyperpole graças à volta de Paul-Loup Chatin no A424 #35, suficiente para o quinto lugar. Outros carros que avançaram para a Hyperpole incluem o Cadillac #2 de Alex Lynn, a Ferrari #51 de Alessandro Pier Guidi e o Porsche Penske Motorsport #6 de Kevin Estre.
A classe LMP2 em Le Mans
Além disso, na classe LMP2, o carro #37 da Cool Racing, Oreca 07 Gibson, conquistou a pole position com Malthe Jakobsen marcando 3:32.827. Na nova classe LMGT3, Ben Barker liderou com um tempo de 3:55.263 no Ford Mustang GT3 #77 da Proton Competition, seguido pelo McLaren 720S GT3 Evo #70 da Inception Racing e pelo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #82 da TF Sport.
Por fim, os fabricantes Lamborghini, Peugeot e Isotta Fraschini foram os únicos a não avançar para a Hyperpole. Enquanto a Aston Martin conseguiu colocar dois carros entre os oito melhores da nova classe.