A Audi tenta recuperar o tempo perdido depois da temporada aquém do seu histórico em 2014 quando enfrentou problemas de desempenho frente aos rivais Porsche e Toyota.
Para tentar reverter o quadro o fabricante alemão contratou Jorg Zander que depois de 10 anos trabalhando para as equipes Toyota, Williams, BMW, BAR e Brawn GP assume um novo desafio no endurance.
Aos 51 anos Jorg já tem uma relação com a Audi por meio da sua empresa JZ Engineering. “Corridas de carros esportes não são totalmente novas para mim, porque eu estava envolvido com o desenvolvimento dos sistemas mecânicos do Toyota GT-One quando eu estava na equipe Toyota em 1997”, disse Zander nesta quarta-feira (05) durante o teste de Audi em Sebring ao site Sportcar365.com.
Por meio da sua empresa Jorg iniciou projetos envolvendo os LMP1 do fabricante. “Eu já trabalhei com Audi em várias áreas dos carros LMP1 para três ou quatro anos”, disse ele. “Além disso, eu estava envolvido em atividades de simulação e design. Isso significava que eu já conhecia algumas pessoas na Audi Sport quando cheguei em janeiro.”
“Ser empregado por um fabricante é diferente do que trabalhar com uma equipe, por exemplo na Fórmula 1. Quando você está em um grande grupo, como Audi, existem certas regras e diretrizes que você tem que respeitar, o que é lógico. “Mas eu já estava familiarizado com que, tendo trabalhado com outros fabricantes no passado.”
Agora se dedicando integralmente ao programa motorsports da marca um novo desafio se inicia aos 51 anos de idade. “De uma perspectiva técnica, corridas de carros é realmente fantástico, um ótimo lugar para estar”, disse ele. “Com as diferentes tecnologias e inovações que surgiram ao longo dos últimos anos, é o sonho de qualquer engenheiro. A partir desse ponto de vista, é mais interessante do que a Fórmula 1, porque existem tantas tecnologias diferentes e as regras são muito mais liberal.”
O envolvimento do novo diretor não se restringe apenas no programa de Endurance mas também ao DTM. “Mas eu tenho que dizer que tenho me dedicado a maior parte do tempo ao programa de resistência “, disse. “O trabalho no carro de DTM para 2015 estava quase pronto quando cheguei em janeiro, e ali, as regras são mais rígidas, portanto, há mais possibilidades técnicas do programa de carros esportivos.”
Para quem duvidava que a Audi não estaria no WEC em 2016 Zander deixou claro que o programa de um novo LMP1 está em andamento. “Isso já está em curso há algum tempo; as especificações estão quase definidas “, enfatizou. “Mas isso é óbvio, porque, para ser capaz de correr em 2016, temos que começar a testar em algum momento no outono, e, portanto, temos que começar a produzir componentes muito em breve.”
Outro ponto é um maior envolvimento diretamente nas corridas, não ficando apenas na sede da empresa na Alemanha. “Em termos do funcionamento diário ou a estratégia de corrida não irei me envolver, porque os membros da equipe são perfeitamente capazes de lidar com isso, mas acho que é importante ter uma relação estreita entre o projeto e as operações de corrida”, disse. “Especialmente para a temporada WEC, eu pretendo ir a todas as corridas para monitorar o que está acontecendo e de ser capaz de reagir rapidamente, se necessário. No momento, eu ainda estou no processo de conhecer todo mundo, chegando a compreender o que todos dentro Audi Sport estão fazendo. Com é uma equipe de mais de 300 pessoas, leva algum tempo, mas eu estou me sentindo muito bem em Audi.” Finalizou.