A Audi revelou hoje (18) em Ingolstadt, Alemanha seu mais novo LMP que vai disputar as 24 horas de Le Mans e o Mundial de Endurance. O novo Audi R18 e-tron quattro, tem bastante semelhança visual com a versão 2013, porém é um carro totalmente novo. Um dos destaques é a iluminação a laser em substituição aos leds usados até então.
“Ao utilizar esta nova tecnologia de iluminação Audi está estabelecendo mais um marco em Le Mans”, disse o Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Tecnológico da AUDI AG. “A luz do laser também vai abrir novas possibilidades para os nossos modelos de produção no futuro. Mais uma vez, a equipe de automobilismo da Audi acelera um novo desenvolvimento técnico para nossos clientes. “ Frisa.
Não são apenas as luzes o diferencial do novo R18, como explica Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Sport. “O novo laser é apenas uma das inúmeras inovações técnicas caracterizadas por novo R18. Nós não vamos revelar muito além disto, nesta fase inicial, já que em 2014, estamos enfrentando uma competição muito difícil e um ano cheio de desafios para a Audi Sport.” Completa.
Ainda durante a cerimônia, se ratificou o compromisso de 3 R18 para as 24 horas e Le Mans, bem como o lançamento do programa da DTM, do R8 que compete nos diversos campeonatos GT3 ao redor do mundo. No DTM, a marca continuará a parceria de longa com as equipes Audi Sport Teams Abt Sportsline, Phoenix e Rosberg. Para a temporada de 2014, uma nova versão do Audi RS 5 DTM foi revelada para continuar na briga pelo título.
Entre os GTs, aonde competem equipes de clientes, a montadora prestará assistência a equipes que irão disputar as corridas de 24 horas de Daytona (EUA), Nürburgring (Alemanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica). Para o mercado americano, em especial ao Tudor SportCar Championship, será oferecido uma versão específica do R8 LMS para competir na classe GTD.
Os nomes dos pilotos tanto do programa Le Mans, quanto DTM serão divulgados nos próximos dias.