O site de venda de carros exóticos Art&Revs apresentou um Audi R18 TDI Ultra à venda. De acordo com o anúncio o LMP1 está 100% funcional habilitado para correr. O R18 foi apresentado no Audi em Ingolstadt no dia 10 de dezembro de 2010 e venceu as 24 Horas de Le Mans em 2011 com Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer no comando.
O LMP1 #2 superou o Peugeot por 14 segundos. Os outros dois R18 foram destruídos em acidentes espetaculares, com Allan McNish e Mike Rockenfeller. O único R18 segurou quatro Peugeots naquela prova.
Além da vitória na prova, a equipe terminou em segundo no campeonato Intercontinental Le Mans Cup.
Dados técnicos do Audi R18
Ele usa um motor diesel turboalimentado, mas com capacidade reduzida de 3,7 litros em um bloco V6. O motor produz 532bhp. Embora seja menos do que o R15 com motor V10, a economia de combustível é superior e é 25 kg mais leve.
Em contraste com os motores Audi LMP anteriores, o V6 tem um único turbo Garrett TR30R com geometria de turbina variável.
“O R18 TDI está equipado com muitas soluções inovadoras ”, disse o Dr. Ulrich, ex-diretor da Audi Motosports. “Ele foi construído para regulamentações que visam especificamente tecnologias futuras – e com o plano de fundo que permite que essas tecnologias sejam introduzidas em carros de estrada. Isso é o que torna os protótipos esportivos tão interessantes para a Audi. ”
O R18 colocado é o chassis nº 100, desde a sua campanha de estreia. Este carro foi usado para testes e homologação da FIA, e então se tornou um chassi reserva em várias corridas do ILMC. Dos oito carros construídos, seis ainda existem.
O Chassis foi adaptado para se parecer com um carro híbrido de 2013 para fins de mídia. Em seguida, foi totalmente reconstruído, restaurado para as especificações de 2011 e revisado pela Audi Sport em 2018. Ele foi equipado principalmente com peças NOS (novo estoque antigo) e se manteve zero km desde então.
A vida útil do motor é de aproximadamente 10.000 quilômetros e a caixa de câmbio em 7.000 quilômetros.
Construído com o mais alto nível de qualidade já visto em um protótipo, este é o único R18 que foi restaurado e que está totalmente funcional com uma ECU instalada . Todos os outros R18s foram vendidos não funcionais. Graças a não ter a unidade de potência híbrida posterior, este carro é muito mais fácil de usar e manter do que seus irmãos. “O carro está pronto para correr e um ex-engenheiro da Audi Sport terá o prazer de acompanhá-lo e apoiar seu novo proprietário na corrida”, explica o anúncio. O Preço não foi revelado