A Alpine divulgou nesta sexta-feira, 09, o seu protótipo LMDh para disputar o Mundial de Endurance. O modelo terá um motor Mecachrome V6, desenvolvido em parceria com a Oreca.
Inicialmente, o seu trem de força contará com um motor de combustão interna V6 turbo de 3,4 litros conectado ao sistema híbrido LMDh, composto por um motor elétrico Bosch, bateria Williams Advanced Engineering e caixa de câmbio Xtrac.
Além disso, a Signatech, será a equipe de fábrica. O fabricante também permanece aberto a equipes de clientes que compram o carro “para que ele possa competir em várias frentes”, incluindo o IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
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“Hoje apresentamos o Alpine A424_B, o precursor do nosso Hypercar projetado para desafiar os melhores concorrentes a partir do próximo ano”, disse o CEO da Alpine, Laurent Rossi. “Fiel aos nossos valores, este novo protótipo leva a marca para o futuro; seguindo os passos de nossas criações, começando com Alpenglow e o A290_B.
“O Alpine A424_B é atrevido, elegante e distinto com seu design icônico e emblemático. Assim, incorpora o nosso presente e o nosso futuro graças ao envolvimento e investimento dos nossos designers no seu desenvolvimento.”
Alpine e a Mecachrome
A escolha da Mecachrome, que é um novo fornecedor de motores na LMDh, está alinhada com a parceria de powertrain da Alpine na Fórmula 1.
O primeiro teste do carro completo está agendado para 28 de junho, enquanto o primeiro lançamento está previsto para o final de julho, antes de mais testes que levarão à homologação do A424_B. O teste do dinamômetro do motor está ocorrendo nos últimos seis meses.
“A Mecachrome tem experiência em corridas de resistência e realizou vários estudos e testes a partir de junho de 2022”, disse o engenheiro-chefe da Alpine LMDh, Christophe Chapelain.
“Ele nos permitiu analisar suas vantagens e desvantagens para que nossas equipes de engenheiros da Fórmula 1 pudessem traçar especificações, definir a arquitetura e calibrá-la para a faixa de desempenho desejada.
“Os engenheiros da Viry estiveram muito envolvidos, compartilhando suas capacidades, recursos e métodos conosco para melhorar a potência, confiabilidade e materiais. Em termos simples, é um V6 single-turbo de 3,4 litros. Seremos os únicos com esta configuração.
“Por fim, deve-se notar que as sinergias com a F1 são tantas que nosso software LMDh é fortemente inspirado na F1. O limite de custo da F1 também funciona a nosso favor, pois libera horas de dinamômetro além das disponíveis na Mecachrome.”
Retorno a classe principal
A Alpine está retornando à categoria principal do WEC no ano que vem, após um hiato de uma temporada. Assim, ele rodou o carro Alpine A480 Gibson LMP1 construído pela ORECA, que anteriormente competia como um Rebellion R13, na classe Hypercar contra máquinas LMH em 2021 e 2022.
A Alpine apresentou o A424_B no 60º aniversário de sua estreia em Le Mans, que venceu em 1978. “Este projeto tem sido uma tremenda aventura humana por quase dois anos, promovendo nossas ambições além das pistas”, disse Rossi. “Nossa equipe e parceiros estão trabalhando incansavelmente para garantir que o carro seja um sucesso retumbante.
“Já é um visual e estamos trabalhando duro para garantir que também seja um sucesso esportivo a partir do ano que vem.”