A equipe Alpine concluiu uma bateria de testes com o seu Hypercar A424, no circuito de Aragón, na Espanha. O protótipo competirá na temporada 2024 do Mundial de Endurance.
Segundo a Alpine, os pilotos Nico Lapierre e Matthieu Vaxiviere revezaram-se ao volante do A424. Foi o primeiro teste depois das primeiras voltas no circuito de Paul Ricard, em agosto. Além disso, segundo o fabricante, o carro percorreu 1.500 quilômetros (932 milhas) em dois dias.
Assim, metade dessa quilometragem aconteceu no primeiro dia com duas corridas de 36 voltas de Lapierre, que foram usadas para obter uma maior compreensão dos compostos dos pneus que serão usados em 2024.
Testes satisfatórios
Além dos testes com pneus, corridas curtas para ajustar o equilíbrio aerodinâmico, distribuição de peso e implantação do sistema híbrido foram realizadas. Além dos trabalhos em Aragón, a Alpine rodou com o protótipo no circuito de Lurcy-Levis, perto de Magny-Cours, para ajustar os sistemas de freio e diferenciais.
“Os testes correram bem”, disse o chefe da equipe Signatech, Philippe Sinault. “Os resultados positivos dos testes no Circuito Paul Ricard se confirmaram em Motorland e o carro continuou a apresentar um comportamento saudável”, explicou.
“Foi uma etapa primordial do programa porque, depois de concluídas as tarefas de shakedown, começámos a juntar todos os elementos do carro: sistema híbrido, motor e chassis”.
“Matthieu e Nico fizeram uma série de passagens ao longo de mais de 1.500 km, às vezes até passagens duplas, sem problemas de confiabilidade, por isso foi bastante satisfatório e construtivo”.
“Durante esta fase, podemos realmente começar a nossa função operacional, com ênfase particular na compreensão do carro e na obtenção das configurações corretas”.
“O bom funcionamento da equipe foi palpável do lado humano, o que encorajou genuinamente as discussões antes do grande desafio que temos pela frente. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho certo.”
Por fim, o próximo teste do A424 acontecerá no circuito de Jerez, de 17 a 19 de outubro. Com o primeiro teste de resistência em Aragón, agendado para meados de novembro.