Renger van der Zande garantiu a pole position para as 6 Horas de The Glen do IMSA WeatherTech SportsCar Championship neste sábado (21), cravando o tempo de 1:31.558 no Acura ARX-06 #93 da Meyer Shank Racing. O resultado marca a segunda pole consecutiva da equipe na temporada 2025, reforçando a força da fabricante japonesa na classe GTP.
O piloto holandês dividirá o protótipo com Nick Yelloly e Kaku Ohta na corrida deste domingo, superando Jack Aitken (Cadillac #31 da Action Express Racing) por 0s287 na disputa direta pela liderança do grid. A outra inscrição da MSR, o Acura #60 guiado por Colin Braun, fechou a classificação geral em terceiro, apenas 0s609 atrás do tempo da pole.
Acura mostra força
O desempenho dominante da MSR ainda garantiu que os três primeiros tempos da GTP superassem a pole de 2024 em Watkins Glen, com Van der Zande registrando uma volta 0s651 mais rápida que a marca anterior de Louis Delétraz.
Os Cadillac V-Series.R da Wayne Taylor Racing completaram o top 5 geral, com Ricky Taylor (carro #10) e Louis Delétraz (#40) em quarto e quinto, respectivamente. Dries Vanthoor colocou o BMW M Hybrid V8 #24 da BMW M Team RLL na sexta posição, seguido de perto por seu companheiro Sheldon van der Linde (#25).
Na sequência, Mathieu Jaminet foi o oitavo mais rápido com o Porsche 963 #6 da Porsche Penske, enquanto Ross Gunn surpreendeu ao colocar o Aston Martin Valkyrie #27 da Heart of Racing em nono. Sendo assim, à frente do Porsche #7 de Felipe Nasr, que fechou o top 10.
LMP2: PJ Hyett lidera após troca de motor
Aliás, na classe LMP2, PJ Hyett conquistou a pole position com o Oreca 07 Gibson #99 da AO Racing, superando Steven Thomas (TDS Racing) por 0s173. A equipe precisou trocar o motor do carro após um problema na segunda sessão de treinos.
Nesse sentido, a United Autosports assegurou a terceira e quarta posições com Dan Goldburg e Nick Boulle, respectivamente. Tobias Lütke (Era Motorsport) completou o top 5. George Kurtz (#04, CrowdStrike by APR) e John Farano (#8, Tower Motorsports) perderam seus melhores tempos por causarem bandeiras vermelhas nos treinos anteriores.
GTD Pro e GTD: Caldarelli e Robichon lideram nas classes GT
Além disso, na classe GTD Pro, Andrea Caldarelli garantiu a primeira pole da temporada para a Pfaff Motorsports. O piloto fez uma volta de 1:44.595 a bordo do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #9. O italiano superou o BMW M4 GT3 EVO #1 de Dan Harper (Paul Miller Racing) por 0s142. Nicky Catsburg colocou o Corvette Z06 GT3.R #4 em terceiro. Sendo assim, foi seguido por Albert Costa (Ferrari 296 GT3 da DragonSpeed) e Aaron Telitz (Lexus RC F GT3 da Vasser-Sullivan).
Na classe GTD, o canadense Zacharie Robichon levou o Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 da Heart of Racing à pole. O piloto marcou 1:44.788 em sua quarta tentativa. Alec Udell (DXDT Racing) foi o segundo mais rápido, com Daniel Morad (Mercedes-AMG #32) em terceiro. Morand foi seguido por Russell Ward (#57, Winward Racing) e Parker Thompson (#12, Vasser-Sullivan).
AJ Muss, da Triarsi Competizione, perdeu sua melhor volta após acionar uma bandeira vermelha no segundo treino. Apesar de diversos pilotos ultrapassarem os limites de pista, nenhum teve o tempo tempo excluído por infração ao traçado.
Por fim, a prova será neste domingo, 22, a partir das 13h05. A transmissão será pelo canal do Grande Premio no YouTube.