ACO estende homologação da classe Hypercar do WEC até 2032

O Automobile Club de l’Ouest (ACO) anunciou nesta sexta-feira, 13, a extensão do atual ciclo de homologação dos carros da categoria Hypercar do FIA World Endurance Championship (WEC) até o fim da temporada de 2032. A medida foi confirmada durante a tradicional coletiva de imprensa prévia às 24 Horas de Le Mans.
Essa é a segunda prorrogação consecutiva do atual regulamento técnico, que abrange os protótipos das plataformas Le Mans Hypercar (LMH) e Le Mans Daytona h (LMDh), em vigor desde 2021 e 2023, respectivamente.
Os detalhes dos regulamentos do WEC
A extensão tem como objetivo garantir estabilidade regulatória a longo prazo, especialmente para marcas como Genesis, Ford e McLaren, que estão em processo de entrada com novos programas LMDh. A decisão também visa atrair outros fabricantes que avaliam ingressar no campeonato mundial de endurance nos próximos anos.
Com isso, a atual geração de protótipos Hypercar seguirá elegível para competir durante boa parte da próxima década. Mantendo o grid técnico e competitivo nas principais provas de endurance do mundo.
Aliás, durante o anúncio, o presidente da IMSA, John Doonan, confirmou que os regulamentos da classe GTP, adotados no WeatherTech SportsCar Championship, terão uma extensão. Com mais detalhes ocorrendo posteriomente.
A extensão afasta, ao menos por ora, a possibilidade da adoção de um novo regulamento baseado em uma plataforma única. Proposta defendida anteriormente pelo chefe da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach. No entanto, o comunicado não mencionou se haverá uma nova liberação de “Evo jokers” ou a autorização para uma segunda homologação de carro. O que permitiria, por exemplo, à Peugeot desenvolver um substituto para o 9X8.