ACO Apresenta H24 EVO, novo conceito de protótipo a hidrogênio

O Automobile Club de l’Ouest (ACO) revelou nesta quarta-feira, 12, o mais recente modelo de seu projeto de hidrogênio, o H24 EVO, antes do início dos treinos oficiais para as 24 Horas de Le Mans. Esta nova versão do protótipo de célula de combustível de hidrogênio, inicialmente apresentada em desenhos conceituais em outubro passado, reflete o compromisso contínuo da ACO em integrar veículos movidos a hidrogênio na icônica corrida de resistência francesa. Além disso, a data de 2027 está sendo considerada para o início de uma nova categoria que utilizará essa tecnologia inovadora.

Detalhes Técnicos do H24 EVO

O H24 EVO é construído sobre um chassi ADESS com estrutura tipo LMP, equipado com uma célula de combustível que gera 300kW (402 cv). Assim, um motor elétrico de alto desempenho com potência máxima de 650kW (872 cv) alimenta as rodas traseiras. O veículo possui dois tanques que armazenam 7,8 kg de hidrogênio a uma pressão de 700 bar, pesando cerca de 100 kg, o que proporciona um tempo de condução contínua de 25 a 30 minutos.

Pilotos e Desenvolvimento

(Foto: ACO

Aliás, Stephane Richelmi, piloto da Vector Sport LMP2, continua como piloto de testes, agora acompanhado pelo ex-piloto da Audi DTM e GT3, Adrien Tambay. O presidente da ACO, Pierre Fillon, destacou a importância do H24 no programa MissionH24. Afirmando que o H24 EVO representa um novo passo no alinhamento de um protótipo elétrico a hidrogênio capaz de competir com carros convencionais a combustão. “O hidrogênio não estará apenas na pista, ele competirá na pista”, enfatizou Fillon.

Futuro do Hidrogênio em Le Mans

Por fim, a ACO deve divulgar mais detalhes sobre a integração de carros movidos a hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans durante sua conferência de imprensa anual na sexta-feira. As soluções baseadas em células de combustível e combustão de hidrogênio serão parte da nova classe. Isso reflete o compromisso da organização em avançar com tecnologias sustentáveis no automobilismo.