A comoção que a Toyota causou nos torcedores e equipes que acompanharam e participaram das 24 horas de Le Mans 2016 foi imensa. Durante a transmissão da prova e depois dela muito se especulou sobre o motivo que fez o TS050 perder potencia faltando tão pouco para o fim.
Nesta quinta (23), a equipe divulgou o real motivo da pena em seu LMP1. “O #5 sofreu um defeito técnico em um conector na linha de ar entre o carregador turbo e intercooler, causando uma perda de potencia”, disse um porta-voz da equipe Toyota.
“A equipe tentou modificar as configurações de controle para restaurar a força. o sistema foi restaurado, permitindo que o carro pudesse concluir a última volta. No entanto, o tempo em que o carro ficou parado onerou a volta ficando acima dos seis minutos.”
Ainda segundo o comunicado todos os carros estão passando por uma inspeção para descobrir como ocorreu o problema. “Atualmente não está claro exatamente como esta falha ocorreu. Uma análise mais aprofundada é necessária para determinar a causa raiz.”
“É claro que a questão não tem qualquer relação com os problemas de motor que ocorrera em Spa no início desta temporada.”
“Investigações abrangentes estão em andamento na TMG para determinar a razão exata para esta questão com o objetivo de estabelecer contramedidas para evitar qualquer repetição no futuro.”