A Toyota espera a regulamentação do hidrogênio por parte da ACO/FIA para definir o seu próximo programa no WEC. Com isso a montadora japonesa poderá estender a vida útil do GR010 Hybrid na competição.
Não é segredo que o fabricante japonês tem sido um dos mais fortes defensores da introdução do hidrogênio no WEC, tendo sido pioneiro na utilização de energia de combustão interna a hidrogénio na série Super Taikyu do Japão e revelando o GR H2 Racing Concept nas 24 Horas de Le Mans do ano passado.
No ano passado, o presidente da ACO, Pierre Fillon, revelou que a futura categoria de hidrogénio incluiria carros de combustão interna, bem como máquinas movidas a células de combustível que o órgão dirigente tem vindo a desenvolver com o seu próprio projeto Mission H24.
No entanto, a chegada da classe já foi adiada para 2027 , e o líder do projeto Hypercar da Toyota, John Litjens, acredita que qualquer atraso adicional poderia levar a empresa a avaliar se um novo chassi é necessário nesse ínterim.
Toyota a espera das definições
Litjens disse que a Toyota está atualmente no processo de avaliar como gastar suas “evoluções” permitidas para o GR010 Hybrid. Introduzido pela primeira vez em 202. Ao mesmo tempo em que considera se um novo protótipo será necessário antes de um futuro carro a hidrogênio.
“Com certeza começaremos a discutir com a FIA sobre os próximos regulamentos”, disse Litjens antes da estreia dos 1.812 km do Qatar no fim de semana passada. “Eles estão pensando em introduzir o hidrogênio, então temos que começar a pensar nisso também”, disse em entrevista ao site SportsCar365.
“No entanto, ainda temos que manter nossa mente clara. Neste momento estamos no topo, mas se os outros progredirem muito, podemos não estar mais lá. E se começarmos a pensar então, pode ser tarde demais. Estamos pensando no que poderíamos fazer”.
“Se [as novas regras] não atrasarem muito, manteríamos o GR010 e avançaremos com as evoluções, se necessário. Se você fizer um carro totalmente novo e, paralelamente, um carro a hidrogênio, é demais.”
O futuro do GR010 Hybrid
Com muitas indefinições a pergunta que fica, até quando o GR010 Hybrid competirá? Litjens respondeu: “Com certeza até 2027, acho que tudo ficará bem. Se demorar até 2029 ou 2030 [para que as regras do hidrogênio sejam introduzidas], então com certeza teremos que fazer algo nesse meio tempo.”
Litjens disse estar confiante de que a tecnologia do hidrogênio estará madura o suficiente para permitir que a Toyota seja competitiva com um novo carro já em 2027. Mas sugeriu que mais atrasos poderão ocorrer como resultado do tempo necessário para formalizar os regulamentos.
“Você viu que nossos colegas no Japão já estão operando o Corolla [com energia de hidrogênio no Super Taikyu] e já estão aprendendo muito lá”, disse ele. “Mas depende de como a FIA elabora os regulamentos”.
“Sei que eles estão trabalhando muito nisso, mas não podemos esperar até 2030 ou mais tarde”, finalizou.