bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Porsche vence o Lone Star Le Mans sob chuva no Circuito das Américas

A prova do WEC que ocorreu neste domingo, 07, em Austin, no Texas, provou que ao contrário da Fórmula 1, é possível uma corrida ocorrer na chuva sem derreter carros e pilotos, já que na categoria “máxima”, o povo é de açúcar.

Sendo assim, a Porsche Penske Motorsport conquistou a sua primeira vitória na temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Em uma corrida marcada pela chuva no Circuito das Américas, em Austin (EUA), Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell triunfaram na Lone Star Le Mans após um final caótico.

Estre brilha na chuva e garante triunfo da Porsche

Kevin Estre foi o grande destaque das duas horas finais a bordo do Porsche 963 #6, assumindo a liderança após ultrapassar Alessandro Pier Guidi (Ferrari #51) na penúltima relargada. O francês mostrou firmeza nas condições adversas e cruzou a linha de chegada com 8,6 segundos de vantagem.

Resultado final

Pier Guidi perdeu posições devido a um furo, deixando para Miguel Molina, no carro #50, a missão de liderar o ataque da Ferrari. O espanhol chegou a cair para terceiro após ser superado pelo Peugeot 9X8 #94 de Stoffel Vandoorne, mas reagiu nos minutos finais e terminou em segundo, ao lado de Antonio Fuoco e Nicklas Nielsen.

A Peugeot celebrou um pódio duplo, com o carro #94 em terceiro (Vandoorne, Loic Duval e Malthe Jakobsen) e o #93 em quarto (Mikkel Jensen, Paul di Resta e Jean-Eric Vergne).

Ferrari mantém liderança no campeonato

A Ferrari #51, de Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, terminou apenas em quinto, mas ainda assim segue líder do campeonato com 15 pontos de vantagem para as duas etapas finais da temporada.

O Cadillac #38 da Hertz Team JOTA, com Sebastien Bourdais, Jenson Button e Earl Bamber, foi o melhor representante da marca americana em sexto. Logo atrás veio a Ferrari #83 da AF Corse, que havia largado da pole position com Robert Kubica, Phil Hanson e Ye Yifei.

Entre os Toyota, o GR010 Hybrid #8 conseguiu apenas o nono lugar, somando dois pontos. O Porsche #5 fechou o top-10 após perder tempo com reparos no stint final.

A corrida também marcou frustração para a Heart of Racing, que abandonou com problemas no Aston Martin Valkyrie #007. Enquanto o carro-irmão enfrentou falhas durante bandeira amarela prolongada.

McLaren vence na LMGT3 após punição da Ferrari

Na classe LMGT3, a vitória foi decidida nos boxes e por punições. A Ferrari 296 GT3 #54 da AF Corse, conduzida por Davide Rigon, Thomas Flohr e Francesco Castellacci, cruzou a linha em primeiro após arriscar pneus slicks em pista em processo de secagem.

Entretanto, Rigon recebeu punição de cinco segundos por contato com o Ford Mustang GT3 Proton #77 de Ben Barker. O que entregou a vitória ao McLaren #95 da United Autosports, pilotado por Marino Sato, Darren Leung e Sean Gelael.

O BMW M4 GT3 EVO #46 da Team WRT, de Valentino Rossi, Kelvin van der Linde e Ahmad Al Harthy, herdou o segundo lugar. Sendo assim, a Ferrari #54 caiu para terceiro.

O Porsche #92 da Manthey EMA, de Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick, terminou em oitavo. Porém, manteve a liderança do campeonato da LMGT3 com 15 pontos de vantagem sobre a Ferrari #21 da AF Corse, que não pontuou