Toyota avalia atualização visual do GR010 Hybrid para 2026

A Toyota Gazoo Racing poderá promover uma reformulação visual no GR010 Hybrid para a temporada 2026 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), alinhando o visual do protótipo à linguagem de design atual dos veículos de rua da fabricante japonesa.
Em entrevista durante as 24 Horas de Le Mans, o diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, David Floury, indicou que a atualização está sendo considerada, embora nenhuma decisão definitiva tenha sido tomada. “É uma possibilidade, sim”, afirmou ao siteSportscar365, nesta segunda-feira, 07, destacando que o carro já está em sua quinta temporada e que “o estilo dos carros de rua evoluiu desde então, e precisamos levar isso em consideração”.
O GR010 Hybrid estreou em 2021, com visual praticamente inalterado desde então, apesar de ter passado por atualizações técnicas em 2022 e 2023. A marca japonesa, no entanto, vem atualizando o design de sua linha de veículos de produção, como o novo Prius, o Crown e o futuro RAV4, revelado em maio — o que pode influenciar diretamente no visual do carro da classe Hypercar.
Uso de Evo Joker ainda não ocorreu para 2025
Apesar dos rumores sobre testes realizados no túnel de vento Windshear, na Carolina do Norte. Floury afirmou que a Toyota não solicitou nenhum Evo Joker para 2025. Ele explicou que o objetivo da visita ao túnel é a caibração dos parâmetros da equipe para o novo equipamento homologado pela FIA.
A Toyota tem sido discreta quanto ao número de Evo jokers já utilizados desde o lançamento do GR010 Hybrid. No entanto, o ex-diretor técnico Pascal Vasselon revelou no final de 2022 que alguns já haviam sido usados. A atualização mais significativa até o momento ocorreu em 2022. Quando o carro passou a utilizar pneus de 29 cm na frente e 34 cm na traseira. Substituindo os compostos de 31 cm usados inicialmente em todos os eixos.
Embora uma nova homologação para 2023 seja possível. A montadora optou por seguir com o GR010 Hybrid com ajustes voltados à confiabilidade e à estabilidade aerodinâmica.
Futuro do Toyota GR010 depende de definições da FIA e ACO
Segundo Floury, um plano claro para o futuro do GR010 só será possível após a FIA e o ACO detalharem as regras associadas à extensão do regulamento da classe Hypercar, agora válida até 2032. Até o momento, os fabricantes têm direito a cinco Evo jokers durante a vida útil de um carro. Com dois adicionais previstos para 2028 e 2029.
“Precisamos entender primeiro os detalhes da extensão para fazer um plano claro”, explicou Floury. “Neste momento, pode fazer sentido seguir uma direção, mas se a extensão trouxer novas possibilidades, ela pode mudar essa direção.”