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IMSA reforça compromisso com convergência de regulamentos até 2032

John Doonan, presidente da IMSA, reafirmou o compromisso de longo prazo da entidade com a convergência dos regulamentos de protótipos entre a IMSA, ACO e FIA, após o anúncio da extensão das regras da classe Hypercar até 2032. A continuidade do alinhamento técnico com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) visa manter a viabilidade e competitividade da categoria GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Em entrevista ao site Sportscar365, Doonan destacou que futuras modificações nos regulamentos técnicos não serão disruptivas, mas sim “evolutivas”, e que qualquer mudança será discutida em conjunto com os órgãos reguladores parceiros e os fabricantes envolvidos.

“Você não quer fazer nenhuma mudança significativa nos regulamentos que exija grandes atualizações em carros já existentes, sejam eles LMDh ou LMH”, explicou Doonan. “Atualizações evolutivas? Acredito que sim. Pode envolver mudanças na carroceria ou alterações no tipo de motor, por exemplo.”

A extensão do acordo técnico entre ACO e IMSA até 2032 acompanha o crescimento da plataforma global de protótipos. Aliás, com 13 fabricantes confirmados ou em desenvolvimento para competir no topo do endurance mundial, incluindo nomes como Ford, McLaren e Genesis, além de marcas estabelecidas como Porsche, BMW e Cadillac.

IMSA e as discussões técnicas em andamento

Doonan revelou que as próximas reuniões com representantes técnicos da FIA. Além do ACO, IMSA e fornecedores como Michelin, Bosch e Xtrac serão fundamentais. O que definirá os parâmetros da extensão e garantir a preservação dos investimentos realizados até agora.

“Queremos proteger os programas atuais e evoluir como esporte. A meta é definir essas diretrizes até o fim deste ano ou, no mais tardar, antes da Rolex 24 de Daytona em janeiro.”

Ainda que a aplicação das mudanças esteja projetada para o ciclo até 2032. Existe há possibilidade de estreias técnicas antes de 2029. Dependendo da utilização dos pacotes de atualização (“Evo”) por parte dos fabricantes.

Plataforma LMDh ganha destaque global

Doonan também expressou orgulho pelo sucesso da plataforma LMDh, concebida pela IMSA como evolução do projeto DPi. Atualmente, nove dos 13 fabricantes que competem ou irão competir na classe Hypercar/GTP utilizam a arquitetura LMDh.

“É uma conquista coletiva. Essa plataforma foi desenhada com liberdade para estilo e motorização, baseada em custo-benefício. Atraiu fabricantes e permitiu presença tanto na IMSA quanto no WEC e nas 24 Horas de Le Mans.”

Enquanto marcas como Porsche e BMW manifestam interesse em uma futura plataforma unificada baseada no LMDh, Doonan alerta para a necessidade de equilíbrio e diálogo:

“Qualquer decisão precisa preservar o que temos hoje. Devemos debater com maturidade e garantir que o esporte continue a crescer, de forma sustentável.”