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Ferrari privada vence as 24 Horas Le Mans e quebra recorde de distância da era Hypercar

A Ferrari venceu pela terceira vez consecutiva as 24 Horas de Le Mans, mas, desta vez, o feito coube ao carro da AF Corse. A tripulação do Ferrari 499P #83 — formada por Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson — superou os modelos oficiais da Scuderia e resistiu à forte pressão da Porsche nas horas finais para conquistar sua primeira vitória geral na clássica prova de resistência francesa.

O protótipo amarelo da AF Corse assumiu a liderança na 20ª hora, após uma sequência de eventos que prejudicou o carro #51 da Ferrari, incluindo uma rodada de Alessandro Pier Guidi na brita e uma parada dupla nos boxes devido a uma bandeira amarela mal sincronizada. A partir de então, o carro #83 dominou a corrida, mesmo com a expectativa de possíveis ordens de equipe.

Resultado Le Mans 2025

Na reta final, Kevin Estre colocou o Porsche 963 #6 da Penske Motorsport em posição de ataque após uma última parada apenas para reabastecimento. Porém, a decisão da Ferrari de calçar quatro pneus novos em Kubica a 40 minutos do fim se mostrou decisiva: o piloto polonês cruzou a linha de chegada com 14,084 segundos de vantagem, garantindo a segunda vitória da Ferrari na temporada do FIA WEC 2025 — a primeira foi no Lone Star Le Mans.

As demais equipes

Completando o pódio, o carro #51 da Ferrari, líder do campeonato, ficou em terceiro após trocar posições com a máquina irmã #50, vencedora da edição de 2024. O Porsche #6 encerrou a disputa em segundo lugar.

Os demais Porsche 963 não conseguiram acompanhar o ritmo dos líderes. O carro #5, guiado por Michael Christensen, Julien Andlauer e Mathieu Jaminet, terminou em sétimo, uma volta atrás, enquanto o #4 de Felipe Nasr, Nick Tandy e Pascal Wehrlein foi o nono colocado.

A Cadillac, que largou da primeira fila com o carro #2 da JOTA, não teve desempenho suficiente em ritmo de corrida. O melhor resultado da marca foi o quinto lugar do Cadillac #12 de Will Stevens, Alex Lynn e Norman Nato. Já o carro  #38, com Sébastien Bourdais, Jenson Button e Earl Bamber, ficou em oitavo.

Toyota decepcionou

A Toyota enfrentou dificuldades: o GR010 Hybrid #7, com pintura retrô em homenagem ao GT-One, sofreu uma rodada de Kamui Kobayashi e uma penalidade por excesso de velocidade no pit lane, fechando em sexto. O carro #8, que chegou a brigar pela liderança, foi comprometido por um problema na porca da roda dianteira esquerda, terminando apenas em 16º após longa parada nos boxes.

Entre os fabricantes franceses, a Alpine levou a melhor em uma disputa interna. O carro #35, com Ferdinand Habsburg, Paul-Loup Chatin e Charles Milesi, terminou em décimo, uma posição à frente do Alpine #36, prejudicado por um incidente nos boxes e uma escapada de pista. A Peugeot completou em 12º com o carro nº 94, enquanto o #93 teve uma corrida problemática.

A estreia do Valkyrie AMR-LMH da Aston Martin terminou com os dois carros completando a prova, sendo o #009 o melhor colocado, em 13º lugar. A BMW, por sua vez, perdeu uma possível dobradinha entre os dez primeiros após problemas mecânicos nos dois carros M Hybrid V8 nas horas finais. O #20 terminou em 18º e o #15, com falha no sistema de resfriamento híbrido, fechou a classificação da Hypercar, 26 voltas atrás.

As únicas desistências na classe foram os Cadillacs adicionais da Action Express e da Wayne Taylor Racing, que pararam na pista durante a madrugada por perda de potência.

A edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans foi marcada por um ritmo limpo, com apenas um período de safety car e dez zonas de bandeira amarela. A Ferrari #83 completou 387 voltas — novo recorde da era Hypercar, superando as 380 voltas da Toyota em 2022.

Inter Europol conquista a vitória na LMP2 em Le Mans com ultrapassagem decisiva

A Inter Europol Competition garantiu a vitória na classe LMP2 das 24 Horas de Le Mans 2025, após uma reviravolta dramática nos minutos finais. O piloto Nick Yelloly superou uma penalidade de drive-through por violar os limites de pista e, com uma ultrapassagem decisiva nos últimos 20 minutos, assegurou o primeiro lugar ao lado dos companheiros Jakub Smiechowski e Tom Dillmann, no Oreca 07 Gibson #43.

A equipe polonesa, que largou da segunda posição no grid, assumiu a liderança ainda na primeira hora, após o pole position da TDS Racing #29 perder terreno com a substituição de Mathias Beche. A corrida se tornou um duelo direto entre a Inter Europol e a VDS Panis Racing, que teve uma escalada impressionante no grid com Esteban Masson e Franck Perera, vindo da 11ª posição.

As equipes se revezaram na liderança ao longo da madrugada e das primeiras horas da manhã, mas o ritmo consistente da Inter Europol parecia garantir o controle da prova até a penalidade imposta a Yelloly. Após o drive-through, o piloto britânico retornou com pneus novos e retomou a liderança sobre a máquina avariada da VDS Panis, garantindo a vitória com quase dois minutos de vantagem.

A conquista marca a segunda vitória da Inter Europol em Le Mans na LMP2, repetindo o feito de 2023. Fora a troca de bico dianteiro após uma escapada de Smiechowski, a equipe teve uma prova relativamente tranquila.

AO by TF vence entre os Pro-Am e completa o pódio geral da LMP2

A AO by TF também brilhou em Sarthe ao conquistar não apenas a vitória na subcategoria Pro-Am, como também o terceiro lugar geral da LMP2 com o trio formado por PJ Hyett, Dane Cameron e Louis Delétraz, a bordo do chamativo Oreca #14, com a pintura especial “Spike the Dragon”.

Após largar em terceiro entre os Pro-Am, o carro subiu rapidamente após uma colisão entre o então líder RLR M Sport e a Algarve Pro Racing. A AO by TF assumiu a liderança da classe e manteve o controle até o final, mesmo após receber uma penalidade por limites de pista nas últimas horas da corrida.

O Iron Lynx-Proton #9, guiado por Jonas Ried, Maceo Capietto e Reshad De Gerus, ficou em quarto lugar na classificação geral da LMP2, seguido pelo TDS Racing  #29, que terminou em segundo entre os Pro-Am.

O Proton Competition #11 completou o pódio da Pro-Am, finalizando em sexto na geral da LMP2.

Corrida limpa e estável na LMP2, com poucos incidentes

A classe LMP2 foi uma das mais estáveis desta edição de Le Mans, com poucas ocorrências graves e longos períodos sob bandeira verde. Um dos principais incidentes envolveu a RLR M Sport. Que perdeu a chance de disputar a vitória ao ser atingida ainda no início pela Algarve Pro #25, conduzida por Matthias Kaiser.

Nesse sentido, a IDEC Sport teve um desempenho frustrante, com os carros nº 18 e nº 28 abandonando após problemas semelhantes: rodas soltas em momentos distintos da corrida.

O único safety car da prova foi acionado após um acidente do piloto Cem Bolukbasi, da Nielsen Racing, em Tertre Rouge, durante a madrugada. Apesar disso, a corrida foi marcada por um número recorde de voltas sob bandeira verde, favorecendo um ritmo intenso e estratégias sólidas.

Porsche conquista vitória na classe LMGT3

Manthey vence na classe LMGT3. (Foto: WEC)

A Manthey Racing conquistou sua segunda vitória consecutiva na classe LMGT3 das 24 Horas de Le Mans. Com o Porsche 911 GT3 R #92 guiado por Richard Lietz, Ryan Hardwick e Riccardo Pera. O trio cruzou a linha de chegada com 33,259 segundos de vantagem sobre a Ferrari 296 GT3 #21 da Vista AF Corse.  Este pilotada por Francois Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera.

Após largar da quinta posição e cair temporariamente fora do top 10 durante o stint inicial de Hardwick,  o carro da Manthey recuperou terreno ao longo da prova. Sendo assim, passou a figurar entre os três primeiros na madrugada de domingo. A disputa pela liderança ganhou intensidade com o BMW M4 GT3 EVO #46 da Team WRT. Até que problemas elétricos causaram a perda da direção hidráulica. Sendo assim, forçaram Kelvin van der Linde a abandonar o carro preso na brita nas curvas Porsche, pouco antes da metade da corrida.

Porém, o abandono do BMW #46 — que também era pilotado por Ahmad Al Harthy e o astro do motociclismo Valentino Rossi. Foi seguido pela desistência do carro irmão #31. Que sofreu danos após colidir com um coelho, resultando em um duplo abandono da WRT.

As demais equipes

Além disso, com os principais adversários fora da disputa, o Porsche #92 assumiu a liderança da LMGT3. Além de manter a posição até o fim da corrida. Garantindo mais uma vitória para a equipe alemã e consolidando o domínio da Manthey Racing na nova era da categoria GT3 em Le Mans.

Para Richard Lietz, a vitória representa o sexto triunfo em sua carreira na clássica prova de resistência francesa. Após conquistas em 2007, 2010, 2013, 2022 e 2024. Já Hardwick e Pera celebraram sua primeira vitória em Le Mans. Embora o italiano já tivesse subido ao pódio em 2020 (2º) e 2023 (3º).

O pódio da LMGT3 foi completado pelo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #81 da TF Sport, conduzido por Tom van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood.

Na sequência, Mattia Drudi, Ian James e Zach Robichon levaram o Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 da Heart of Racing Team ao quarto lugar. O Lexus RC F GT3 #87 da Akkodis ASP Team, com Razvan Umbrarescu, Clemens Schmid e Jose Maria Lopez, terminou em quinto.

O Porsche Manthey #90 e o Corvette TF Sport #33 fecharam em sexto e sétimo. Seguidos pela Ferrari #57 da Kessel Racing, que teve Takeshi Kimura, Casper Stevenson e o brasileiro Daniel Serra no comando.

O Ford Mustang GT3 #77 da Proton Competition ficou em nono. Enquanto o Corvette #13 da AWA, em sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, completou o top 10 com Orey Fidani, Lars Kern e Matt Bell.

Nem todas as equipes da Manthey tiveram o mesmo sucesso. O Porsche #85 das Iron Dames, equipe 100% feminina, perdeu várias voltas devido a problemas no câmbio. Finalizando apenas em 16º lugar.

Abandonos

Aliás, entre os abandonos e incidentes notáveis, destacaram-se o Ferrari #54 da Vista AF Corse. Que enfrentou falha no sensor de torque, e os dois McLaren 720S GT3 Evo da United Autosports. Estes, vítimas de falhas no sistema de transmissão e no alternador.

Outros destaques negativos incluem o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Léman. Que era considerado favorito mas perdeu tempo com falhas no motor. Além dos acidentes do Ford #88 e do Lexus #78, que bateram em Tertre Rouge e nas Curvas Porsche, respectivamente. Encerrando precocemente suas participações.

Com mais uma exibição dominante, a Manthey Racing consolida sua posição como referência na LMGT3. Por fim, com duas vitórias consecutivas em Le Mans desde a estreia da nova classe em 2024.