bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
BoP das 24 Horas de Le Mans 2025: Ferrari, Toyota e Corvette lideram mudanças no Equilíbrio de Desempenho

A organização das 24 Horas de Le Mans 2025 divulgou nesta quinta-feira, 05, a tabela de Equilíbrio de Desempenho (BoP) da classe Hypercar, revelando ajustes sutis em relação à edição anterior, mas com implicações importantes para os concorrentes da principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC).

Mudanças no BoP Hypercar para Le Mans: potência em alta, peso estável

Os dados, publicados antes do Test Day oficial neste fim de semana, mostram poucas alterações nos pesos mínimos dos carros em comparação a 2024. Dos sete modelos que competiram no Circuito de la Sarthe no ano passado, apenas Cadillac e Alpine tiveram aumentos de peso — ambos ganharam 1 kg, subindo para 1.037 kg e 1.039 kg, respectivamente.

BoP Hypercar

BoP LMGT3

A Ferrari, atual bicampeã com o 499P, chega para buscar a terceira vitória consecutiva com peso reduzido em 1 kg (1.042 kg) e potência base aumentada para 515 kW — um ganho de 7 kW em relação a 2024. No entanto, o carro é o menos potente da classe acima dos 250 km/h, com perda de 2,9% (14,9 kW).

Outros carros também receberam aumentos de potência:

  • Toyota GR010 Hybrid: +12 kW (chegando a 520 kW)

  • Cadillac V-Series.R: +8 kW (517 kW)

  • Alpine A424: +10 kW (517 kW)

A Toyota manteve seu peso em 1.053 kg e sofreu uma queda de potência de 1,3% acima de 250 km/h. O Porsche 963, com 1.041 kg, manteve sua potência em 511 kW, mas apresenta ganho de potência positivo de 1,4% (518,2 kW) acima do limite.

O Peugeot 9X8, após um 2024 difícil, perdeu peso (1.039 kg) e teve leve redução de potência para 507 kW. O BMW M Hybrid V8 segue com 1.039 kg e 510 kW, com ganho de 2% acima de 250 km/h — maior incremento da classe junto ao Porsche.

A Aston Martin, com o estreante Valkyrie AMR-LMH, estreia com peso mínimo da classe (1.030 kg) e potência máxima de 520 kW, mas com ganho de potência negativo de 0,8%.

LMGT3: Corvette e Mustang ganham força no BoP 2025

Na classe LMGT3, os grandes beneficiados foram o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R e o Ford Mustang GT3, ambos recebendo aumento de potência e redução de peso em relação ao ano anterior.

O Corvette agora pesa 1.333 kg (14 kg a menos), com potência abaixo de 200 km/h aumentada para P1. Apesar de um ganho negativo de 4,6% acima desse limite. O Mustang, com 1.318 kg (9 kg a menos), também atinge P1, mantendo ganho neutro acima dos 200 km/h.

O Porsche 911 GT3 R, vencedor em 2024, é o mais leve (1.315 kg), mas teve sua potência reduzida de P3 para P4. O Lexus RC F GT3 também melhorou em potência (P2) e perdeu 1 kg (1.354 kg), mas com ganho negativo de 3,7% acima do limite.

O carro mais pesado da LMGT3 é o novo Mercedes-AMG GT3 Evo 2025, com 1.360 kg.