Cadillac Hertz JOTA adota inteligência artificial para otimizar desempenho durante às corridas

A equipe Cadillac Hertz Team JOTA deu mais um passo rumo à inovação ao anunciar uma nova parceria com a empresa britânica Monolith, especializada em soluções de inteligência artificial para engenharia. A colaboração tem como foco a aplicação de IA em testes de desempenho fora das pistas, por meio de ferramentas avançadas que prometem otimizar o desenvolvimento dos hipercarros V-Series.R.
No centro da iniciativa está o programa “Next Test Recommender” (NTR), desenvolvido pela Monolith. A ferramenta analisa grandes volumes de dados inseridos pelos engenheiros e recomenda automaticamente os testes e configurações com maior potencial de impacto. Em conjunto com a função de Otimização do Plano de Testes (TPO), a plataforma cria um cronograma de ensaios altamente eficiente, reduzindo tempo e recursos durante o processo de desenvolvimento.
Como funciona a IA no Cadillac?
Além disso, a equipe técnica da JOTA integra a plataforma Monolith ao seu ecossistema de análise baseado em MATLAB. Criando um fluxo de trabalho robusto voltado à otimização da dinâmica veicular. O diretor técnico da equipe, Tomoki Takahashi, destaca os benefícios da nova abordagem:
“Nosso foco é sempre extrair o máximo desempenho de todos os aspectos do carro. A MonolithAI nos permite analisar conjuntos de dados complexos com rapidez e precisão. Ao integrar suas ferramentas de IA ao nosso fluxo de trabalho, conseguimos tomar decisões mais inteligentes e mais rápidas. O que nos ajuda a manter a competitividade no mais alto nível das corridas de resistência.”
Aliás, segundo a equipe, o uso combinado das soluções NTR e TPO, junto aos módulos de otimização da Monolith, trouxe avanços significativos. A análise de parâmetros como suspensão e amortecimento, por exemplo, permitiu encontrar configurações ideais de maneira mais ágil do que nos métodos tradicionais.
Os resultados também se estenderam aos testes em bancada, com melhorias tangíveis. Além da redução da carga de contato dos pneus e controle mais eficiente do pitch (movimento de inclinação do carro) durante a aceleração. Esses ajustes, embora aparentemente sutis, se somam e geram vantagens cruciais na disputa acirrada entre os hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC).