bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
IMSA: Veja a lista de inscritos e o BoP para a etapa de Laguna Seca

O IMSA WeatherTech SportsCar Championship retorna no próximo fim de semana com o Monterey SportsCar Championship, no tradicional circuito de Laguna Seca, na Califórnia. A etapa, marcada para os dias 9 a 11 de maio, contará com um grid robusto de 36 carros, incluindo o aguardado retorno da classe GTD Pro. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 30.

Estão confirmadas 11 inscrições na classe GTP, 10 na GTD Pro e 15 na GTD. A lista de inscritos apresenta algumas mudanças importantes em relação às etapas anteriores.

Na GTP, a única alteração é a entrada de Frederik Vesti no Cadillac V-Series.R #31 da Action Express Racing, substituindo Earl Bamber, que estará em ação no FIA WEC em Spa-Francorchamps.

Lista de inscritros

Já na GTD Pro, Marvin Kirchhöfer foi confirmado no lugar de Ben Barnicoat, que ainda se recupera de lesão, no Lexus RC F GT3 #14 da Vasser Sullivan. Nesse sentido, outra substituição na classe acontece no Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 da Heart of Racing Team, onde Darren Turner assume o lugar de Tom Gamble, também a caminho de Spa com o WEC.

Porém, a equipe DXDT Racing confirmou Alec Udell ao lado de Robert Wickens no Corvette Z06 GT3.R #36, após a estreia de Wickens ao lado de Tommy Milner em Long Beach. Milner é um dos quatro pilotos de temporada completa da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports na GTD Pro.

Na GTD, a Ferrari 296 GT3 #023 da Triarsi Competizione retorna para sua primeira corrida sprint do ano, com Onofrio Triarsi e Riccardo Agostini dividindo a pilotagem.

IMSA divulga novo BoP com mudanças significativas antes da etapa em Laguna Seca

A IMSA  também divulgou nesta quarta-feira, 30, o novo BoP (Balance of Performance) com ajustes relevantes nas classes GTP, GTD Pro e GTD. O Porsche 963, que venceu todas as provas do campeonato até agora, recebeu uma redução de 11 kW (14,7 cv) na potência do primeiro estágio, embora mantenha o peso mínimo de 1.049 kg. Em contrapartida, teve um leve aumento de 0,5% no segundo estágio.

O BMW M Hybrid V8 teve aumento de 6 kg no peso, acréscimo de 5 kW (6,7 cv) no primeiro estágio. Mas uma redução de 2,7% na potência máxima. Acura ARX-06 e Aston Martin Valkyrie também foram afetados. Terão uma redução de peso de 8 kg cada e aumento na potência do primeiro estágio — 7 kW (9,4 cv) para o Acura e 13 kW (17,4 cv) para o Aston. No entanto, ambos sofreram cortes no segundo estágio: -3,7% e -3,3%, respectivamente.

BoP para Laguna Seca

Além disso, o Cadillac V-Series.R segue como o modelo mais estável no BoP. Ele terá mudanças discretas: apenas 3 kg a mais no peso e aumento de 1 kW (1,3 cv) no primeiro estágio. Limitado a velocidades inferiores a 190 km/h.

Aliás, o limite de velocidade entre os níveis de potência V1 e V2 foi reduzido. Agora fixado entre 190 e 200 km/h — anteriormente, variava entre 230 e 240 km/h.

A classe GTD também sofreu ajustes similares, com sete dos nove modelos com especificações GT3 passando por pequenas mudanças de peso desde Long Beach. Todos os carros, exceto o Porsche 911 GT3 R, também receberam alterações nos níveis de potência no segundo estágio.

Os treinos para o Monterey SportsCar Championship começam na sexta-feira, 09. Com a classificação no sábado, 10. Por fim, a corrida de 2 horas e 40 minutos ocorrerá no domingo, 11