Aston Martin Valkyrie tem potência reduzida antes da estreia no IMSA

O novo Aston Martin Valkyrie sofrerá uma redução de potência antes de sua estreia no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, programada para o próximo fim de semana no Sebring International Raceway. A alteração foi divulgada na mais recente tabela de equilíbrio de desempenho (BoP) da IMSA para a disputa das 12 Horas de Sebring. O boletim foi divulgado na quinta-feira, 06.
De acordo com o documento, o modelo LMH equipado com motor V12 terá sua potência máxima limitada a 509 kW (682 cv) em velocidades abaixo de 230 km/h, representando uma redução de 11 kW (14,7 cv) em relação à configuração utilizada nos testes aprovados pela IMSA no mês passado. Em contrapartida, o carro receberá um pequeno incremento de 0,8% na potência para velocidades acima de 240 km/h.
Além da redução de potência, o Aston Martin também contará com uma diminuição de peso de 12 kg. Outros modelos da categoria GTP também foram afetados por mudanças semelhantes: o BMW M Hybrid V8 e o Cadillac V-Series.R perderam 6 kW (8 cv), enquanto o Porsche 963 teve uma redução de 9 kW (12 cv). O Acura ARX-06 sofreu um corte menor, de apenas 2 kW (2,68 cv), enquanto o Lamborghini SC63 foi o único a receber um aumento de potência no Estágio 1, com um acréscimo de 2 kW.
Outras alterações para as 12 Horas de Sebring
Na faixa de velocidades superiores, o Porsche teve um incremento de 1,8% na potência, seguido pelo Cadillac, que ganhou 1,2%. Por outro lado, o Lamborghini apresentou uma redução de 1,9%.
Quanto ao peso mínimo dos protótipos, o Acura (+6 kg), o Cadillac (+5 kg) e o Lamborghini (+2 kg) ficaram mais pesados. Em contrapartida, o BMW (-5 kg) e o Porsche (-2 kg) perderam peso, assim como o novo Aston Martin.
Nos testes realizados em Sebring, o Porsche 963 da Penske Motorsport foi o mais rápido. Registrando uma vantagem de 1,8 segundo sobre o melhor tempo do Valkyrie LMH.
Na categoria GTD, todos os nove modelos elegíveis para as classes GTD Pro e GTD também passaram por ajustes, embora em menor escala. O BMW M4 GT3 EVO, o Ford Mustang GT3 e o Porsche 911 GT3 R ganharam 3 kg. Enquanto o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R teve um acréscimo de 2 kg. Pequenos ajustes ocorreram no BMW, Mustang GT3, Porsche, Aston Martin Vantage GT3 Evo, Ferrari 296 GT3, Lamborghini Huracan GT3 EVO2, Lexus RC F GT3 e Mercedes-AMG GT3 Evo.