BMW M Team RLL conquista dobradinha em Indianapolis
A BMW M Team RLL garantiu uma vitória histórica na molhada e imprevisível corrida de seis horas da IMSA Michelin Endurance Cup, realizada no Indianapolis Motor Speedway, com uma dobradinha dos seus BMW M Hybrid V8s. Philipp Eng superou o companheiro de equipe Connor De Phillippi, conquistando a segunda vitória do modelo LMDh da montadora alemã e a primeira em um circuito de estrada no cenário internacional.
Sendo assim, o triunfo veio após uma dramática relargada, quando Louis Deletraz, no Acura ARX-06 #40 da Wayne Taylor Racing com Andretti, perdeu a liderança para os BMWs, após ser penalizado por não ter feito sua parada nos boxes. Eng cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 1,647 segundos sobre De Phillippi, selando a vitória para o carro #24, que ele dividiu com Jesse Krohn. O feito acontece um ano após o último pódio da equipe na competição.
Detalhes da corrida
Contudo, a corrida, que começou e terminou sob condições secas, foi marcada por fortes chuvas durante quase duas horas, exigindo a intervenção do safety car por cerca de uma hora. Deletraz, junto com Jordan Taylor, estava a caminho do terceiro lugar até que uma penalidade pelo incidente com o Mercedes-AMG GT3 Evo #75 da SunEnergy1 Racing custou-lhes a posição no pódio.
Com isso, o Penske Porsche nº 6 de Mathieu Jaminet e Nick Tandy herdou o terceiro lugar, após uma intensa batalha com o Cadillac V-Series.R #01 da Chip Ganassi Racing, que, no entanto, teve suas chances de vitória arruinadas quando Renger van der Zande sofreu um furo no pneu, terminando em oitavo.
Outro drama envolveu o Porsche #7 de Felipe Nasr, líder do campeonato GTP, que enfrentou problemas de direção hidráulica e terminou em 17º na classificação geral, o nono na classe. A liderança de Nasr e do seu companheiro Dane Cameron foi reduzida para apenas 14 pontos, com Jaminet e Tandy na disputa pelo título.
Aliás, os problemas enfrentados por várias equipes do GTP permitiram ao Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports terminar em um sólido quarto lugar. Com o Acura #10 da WTR Andretti completando o top cinco.
Iron Lynx e drama na classe GTD Pro
A Iron Lynx teve destaque com o Lamborghini SC63 de Romain Grosjean, que liderou várias voltas sob chuva. No entanto, a equipe enfrentou problemas quando Andrea Caldarelli colidiu com o Ford Mustang GT3 da Proton Competition. Resultando em danos à suspensão que encerraram a corrida do Lamborghini.
Na classe LMP2, o Oreca 07 Gibson #11 da TDS Racing, pilotado por Mikkel Jensen, Steven Thomas e Hunter McElrea. O trio obteve a vitória em uma prova cheia de incidentes e penalidades. Jensen cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 26 segundos sobre o Oreca #52 da Inter Europol by PR1/Mathiasen Motorsports. Liderado por Tom Dillmann.
Já na classe GTD Pro, um pit stop eficiente na última parada garantiu a vitória do Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing. Pilotado por Laurin Heinrich e Michael Christensen. Além disso, a dupla superou Mike Rockenfeller, que terminou em segundo lugar. Enquanto o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R, de Antonio Garcia e Alexander Sims, completou o pódio.
Primeira vitória da Wright Motorsports na classe GTD
A Wright Motorsports celebrou sua primeira vitória da temporada na classe GTD com o Porsche #120, pilotado por Elliott Skeer, Adam Adelson e Jan Heylen. Eles superaram o BMW M4 GT3 #96 da Turner Motorsport, com Robby Foley ao volante. Além do Mercedes-AMG #32 da Korthoff Preston Motorsports, que largou da pole e terminou em terceiro.
Por fim, o quinto lugar de Philip Ellis, Russell Ward e Indy Dontje no Mercedes-AMG #57 colocou a equipe mais próxima do título da categoria. Que ocorerrá na próxima etapa, o Motul Petit Le Mans. Além disso, a Mercedes-AMG garantiu o título de fabricante da GTD nesta rodada.