Toyota lidera treino livre movimentado no Bahrein
A Toyota liderou na manhã desta quinta-feira, 02, a primeira sessão de treinos livres para as 8 Horas do Bahrein, última etapa da temporada 2023 do Mundial de Endurance. Kamui Kobayashi, fez a volta mais rápida, marcando 1:59.856 no Toyota #7.
Em segundo, o Toyota #8 de Sebastien Buemi. O treino foi suspenso por uma tempestade que derrubou uma placa publicitária. Assim, o controle da corrida optou por manter as bandeiras vermelhas por 45 minutos para garantir que outras bandeiras estivessem seguras e para retirar algumas delas.
Enquanto os carros estavam em suas garagens, uma camada de areia caiu sobre o Circuito Internacional do Bahrein, mas logo clareou quando chegou um período de chuva. Além disso, a interrupção consumiu metade do tempo do treino. O melhor tempo de Kobayashi veio logo após a retomada, apesar da pista ter sido declarada molhada.
Como a chuva se intensificou a meia hora do fim, o #21 da AF Corse Ferrari de Franck Dezoteux precisou ser consertado após parar na pista. A causa da paralisação, que resultou em um curto Full Course Yellow.
A chuva diminuiu nos minutos finais da sessão, mas não houve melhorias em relação aos tempos anteriores. Atrás dos dois Toyotas, o terceiro lugar geral foi para Gianmaria Bruni, que registrou 1:50.290 ao volante do Porsche da Proton Competition.
O quarto e o quinto lugar foram para os carros Porsche Penske Motorsport dirigidos por Laurens Vanthoor e Michael Christensen, seguidos pelo Porsche do Team JOTA e o Cadillac V-Series.R #2.
O treino nas demais classes no Bahrein
Filipe Albuquerque estabeleceu o ritmo na classe LMP2, com o Oreca da United Autosports #22, marcando, 1:54.100. Ele superou o carro da Vector Sport, Gabriel Aubry, por cerca de meio segundo, enquanto Ferdinand Habsburg foi o terceiro pelo Team WRT.
Já na classe GTE-Am foi de Tomonobu Fujii no D’station Racing. Por fim, o piloto japonês fez 1:59.516 para vencer Daniel Serra na Ferrari 488 GTE Evo da Kessel Racing. Ben Barker foi o terceiro da equipe no Porsche da GR Racing.