Nelsinho Piquet estreia no Endurance Brasil

Nelsinho Piquet vai acelerar AJR pela primeira vez (Bruno Terena/MF2)

Nelsinho Piquet, com passagem pela F1, Nascar e outras diversas categorias, estará neste final de semana em Interlagos competindo a bordo do protótipo AJR da equipe MC Tubarão. Ele irá dividir o carro da categoria P1 com os pilotos Tiel Andrade e Julio Martini.

Esta será a primeira participação de Nelsinho no Império Endurance Brasil. Em Interlagos, ele se une a outros nomes da Stock Car, como Ricardo Maurício, Átila Abreu, Cesar Ramos, Julio Campos, Rafael Suzuki, Marcos Gomes, Guilherme Salas e Vitor Genz.

“Estou feliz em participar pela primeira vez do Endurance Brasil e poder andar em um carro tão rápido. Fazia tempo que não acelerava um carro tão veloz, perto de 300 km/h. Também será uma grande oportunidade para acumular quilometragem em Interlagos e chegar mais afiado à próxima etapa da Stock Car. Com a pandemia ficamos bastante tempo sem competir, então é sempre bom pilotar manter o ritmo para o restante da temporada.”, disse o ex-F1, que estava ansioso para conhecer o Endurance nacional.

“Já pilotei inúmeros carros em mais de 20 anos de carreira e faltava competir no Endurance Brasil, uma categoria que cresce muito e tem belíssima organização. Agradeço a confiança da MC Tubarão e espero ajudar a equipe. Desejo uma boa recuperação ao piloto Paulo Sousa, a quem estou substituindo em São Paulo”, finalizou Nelsinho.

No total, a Império Endurance Brasil estreia em Interlagos com um grid de 38 carros divididos em cinco diferentes categorias. A largada da prova que abre a temporada e contará com quatro horas de duração está marcada para as 11h30 deste sábado e será transmitida ao vivo pelo Sportv e pelo canal da Império Endurance Brasil no youtube.

Sigma com dois carros em Interlagos

Sigma P1. (Foto: Willian Inacio)

A temporada 2020 do Endurance Brasil, volta a acelerar neste final de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Uma grande novidade no grid, é a chegada do novo carro Sigma, da fabricante Sigma P1, que veio para novos testes no circuito. O motor é um 4 cilindros de 1550cc turbo, com o câmbio sequencial de 6 marchas e trocas por paddle-shift. O carro andou durante o treino extra que abriu as atividades de pista nesta última quinta-feira.

Este ano a equipe disputará o campeonato com dois carros, o novo protótipo da categoria P1 e o carro da P2, que já mostrou excelentes resultados na temporada passada, cravando poles, vencendo provas e se consagrando vice-campeão.

Os pilotos Jindra Kraucher, Aldo Piedade Jr. e Ney Faustini formam o trio do carro P2 nesta etapa. “Estou com uma boa expectativa para esse final de semana, na verdade o carro novo acaba tendo um pouquinho de dificuldade para a gente conseguir ajustar, porque o inicio de tudo é mais complicado, mas temos uma esperança muito grande nesse novo protótipo, houve um desenvolvimento enorme, em termos de peso e potência, temos muitos detalhes ainda para analisar. O outro carro já temos mais conhecimento, já ganhamos corrida, e por isso priorizamos andar no P1 no treino extra e disputar a etapa com o P2”, explicou o piloto Aldo Piedade Jr.

O paulista, Jindra Kraucher, que já teve uma passagem vitoriosa no traçado antigo de Interlagos, nos anos 80, quando foi recordista com um Formula Ford, vencedor das Mil Milhas a bordo de um Passat e vencedor de provas da Formula Fiat esta ansioso com esse retorno as competições. “O carro novo testamos no sul e agora aqui em Interlagos, estamos em desenvolvimento. Estávamos ansiosos para a abertura do campeonato, vamos andar com o P2, o carro que já conhecemos, apesar de ter sido todo desmontado, e refeito, espero que de certo e que tenhamos mais um bom resultado nesse circuito”, disse Kraucher.

Ney Faustini que completa o trio, falou sobre a dirigibilidade do protótipo. “O carro ganhou as últimas corridas da P2 no ano passado, é um carro que tem um motor forte, equivalente ao motor que estou acostumado a andar, é um carro fechado, que também já andei outras vezes, ele tem uma diferença que eu não tenho costume de freiar com o esquerdo, vai ser diferente, mas acredito que vou me adaptar mais rápido nessa questão, estamos confiantes”, concluiu Faustini.

O Império Endurance Brasil tem a corrida marcada para este sábado (01/08) as 11h30. A categoria seguirá um rígido protocolo de segurança, realizando a prova de Quatro Horas sem a presença do público e com portões fechados. A prova terá transmissão ao vivo do Sportv e pelo canal oficial do Youtube da categoria, com a largada às 11h30.

Lucas Kohl estreia no Endurance Brasil a bordo do protótipo MRX

(Foto: Divulgação)

O piloto da USF2000 Lucas Kohl volta a acelerar nesse final de semana, na etapa de abertura do campeonato Império Endurance Brasil, com a prova longa de quatro horas, no maior palco do automobilismo brasileiro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O jovem piloto, a bordo do protótipo MRX #44 da equipe Motorcar, chefiada por Rafael Cardoso, na categoria P3. Forma um trio e divide o cockpit, com o seu pai, Hardy Kohl, e o piloto Ruben Ghisleni.

Com cancelamentos das corridas fora do país, Lucas que caminha para chegar a Fórmula Indy, acertou esse ano para correr na Stock Light, onde estreiou na categoria no último final de semana, em Goiânia, chega aquecido e ansioso pela disputa do Endurance. “Estou bem feliz de poder participar dessa prova, chego direto de Goiânia, da Light, onde participei das duas corridas, mas já corri em outras provas longas também, como às 12 Horas de Tarumã, mas disputar junto com meu pai e o Ruben (Ghisleni) em Interlagos será muito bom, vamos buscar um excelente resultado, quem sabe até na categoria geral”, contou o jovem piloto.

Já o pai, Hardy esta orgulhoso de mais um vez correr ao lado do filho. “Estamos confiantes para essa disputa em Interlagos. Correr ao lado do meu filho é um enorme prazer. Já tivemos a oportunidade de disputar juntos às 12 Horas de Tarumã e foi emocionante, teremos mais um excelente final de semana ao lado de amigos e fazendo o que gostamos”, contou animado.

O Império Endurance Brasil voltará a pista no próximo dia 01 de agosto, em Interlagos, São Paulo. A categoria seguirá um rígido protocolo de segurança, realizando a prova de Quatro Horas sem a presença do público e com portões fechados. A corrida terá transmissão ao vivo do Sportv e pelo canal oficial do Youtube da categoria, com a largada às 11h30.

Pipo Derani e Felipe Nasr esperam corrida intensa em Road America

Deranim(esquerda) e Felipe Nasr no pódio em Sebring. (Foto: Brian Cleary)

Depois sa vitória em Sebring, há duas semanas, o brasileiro Pipo Derani volta às pistas com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R para a disputa da quarta etapa da temporada 2020 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship e o novo desafio será em outro circuito especial para o brasileiro: Elkhart Lake, em Road Atlanta.

Os treinos no traçado de 6,5 km e 14 curvas terão início na sexta-feira (31), com o classificatório no sábado (1), a partir das 16h40 (de Brasília). No domingo (2), a prova com 2h40 de disputas terá sua largada às 13h05 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Fox Sports.

Após conquistar a pole position, vencer de ponta a ponta ao lado do companheiro Felipe Nasr e anotar a volta mais rápida da corrida de Sebring, Derani chega ainda mais motivado para a etapa deste fim de semana, que também acontece em uma de suas pistas favoritas.

Em 2017, o brasileiro já subiu ao lugar mais alto do pódio em Elkhart Lake, onde a equipe Action Express Racing também tem um excelente retrospecto, com vitórias em 2014, 2015 e 2016.

“Depois de uma vitória sólida como a de Sebring, sempre queremos e esperamos pelo mesmo”, comentou Derani. “Mas, como sabemos, esse campeonato é tão difícil e tão competitivo, que o sucesso de duas semanas atrás nem sempre significa o mesmo na próxima corrida”, observou.

“Foi bom ter o Felipe de volta ao carro e já conquistar uma vitória”, disse, lembrando que o companheiro ficou de fora da segunda etapa em Daytona, após ser diagnosticado com Covid-19. “Com certeza, o resultado nos dá uma motivação extra para Road América, mas não temos nada garantido. Vamos chegar à pista com a mesma vontade e tentar repetir a vitória. Mas sabemos que não será fácil”, continuou Derani, que também é tricampeão das 12 Horas de Sebring.

“Nossa equipe tem uma história de sucesso em Road America e eu também conquistei uma vitória espetacular em 2017”, lembrou. “Adoro essa pista, é fantástica. Tem muitas curvas de alta velocidade, subidas e descidas. É, provavelmente, uma das minhas favoritas nos Estados Unidos, ao lado de Sebring e Road Atlanta”, contou o brasileiro de 26 anos.

“É incrível pilotar no circuito, ainda mais quando se tem um carro fantástico como o Cadillac DPi-V.R. Estou muito animado para a corrida. Espero que seja mais um fim de semana fantástico e que possamos lutar novamente pela vitória, que é o que a Whelen Engineering/Action Express espera e merece pelo grande trabalho que eles fazem dentro e fora das pistas”, completou Derani.

Em 2019, Derani e Nasr foram vice-campeões do IMSA e ficaram com o título do Campeonato Norte-americano de Endurance. Na temporada atual, Derani aparece em quinto na classificação, sete pontos apenas atrás dos líderes, e Nasr (que perdeu a segunda etapa) está em nono.

Império Endurance Brasil abre a temporada 2020 neste sábado

Protótipo Ginetta, da categoria P1, é um dos destaques do grid. (Bruno Terena/MS2)

O Império Endurance Brasil está de volta. Seguindo um rigoroso protocolo sanitário recomendado pelas organizações de saúde, a categoria que conta com os carros mais rápidos do Brasil realiza a sua primeira etapa da temporada 2020 neste final de semana, em Interlagos. 

Entre os vários destaques da temporada, o principal deles é a estreia do Porsche 911 GT3 R da dupla Marcel Visconde e Ricardo Maurício. A máquina possui motor de 6 cilindros e 550 cavalos de potência. O câmbio é sequencial de seis marchas, com paddle shift no volante, e a embreagem tem controle elétrico-hidráulico, o que dispensa a necessidade de pedal.

Outra novidade em relação ao modelo anterior que foi campeão da categoria em 2017 é o ar condicionado com conectado diretamente ao assento e capacete do piloto, o que facilita bastante a vida de quem precisa tocar o Porsche ao longo de corridas que com várias horas de duração.

“Houve uma grande evolução técnica nos carros e a chegada do novo Porsche 911 GT3 R nos deixa bastante confiantes para a disputa desta temporada”, afirmou Ricardo Maurício. 

O Porsche preparado pela Stuttgart Motorsport, inscrito na categoria GT3, irá duelar com outras máquinas igualmente poderosas, como as Mercedes AMG GT3 de Guilherme Figueroa/ Julio Campos e dos atuais campeões Xandy/Xandynho Negrão, e a Lamborghini Huracán de Chico Longo/Marcos Gomes. 

Outra categoria de grande destaque nesta temporada do Império Endurance Brasil será a GT4, que irá reunir um grid de 11 carros. Entre as máquinas alinhadas para esta disputa estão modelos Mercedes AMG, Audi RS, McLaren 570 S e a campeã Ginetta G55.

A categoria P1 é outra que conta com disputas velozes e emocionantes. Em Interlagos a categoria terá 6 modelos AJR duelando contra a Ginetta G57 dos irmãos Fábio e Wagner Ebrahim e o modelo Sigma do trio Aldo Piedade Jr, Fábio Fogaça e Jindra Kraucher. 

Os atuais campeões José Roberto Ribeiro e Nilson Ribeiro não estarão na disputa da primeira etapa. Mas a categoria trás para Interlagos alguns nomes importantes do automobilismo brasileiro, como Rafael Suzuki e Vitor Genz, ambos da Stock Car, Guga Lima, que até o ano passado também competia na Stock Car.

Outros nomes da Stock que estarão presentes no grid de Interlagos são Guilherme Salas, que vai acelerar uma Mercedes GT4 ao lado de Alexander Auer, Átila Abreu, que estará ao lado de Léo Sanches também com um modelo Mercedes na GT4 e César Ramos, que disputa a GT4 com Henry Visconde e Felipe Steyer com uma BMW M3.

No total, o Império Endurance Brasil estreia em Interlagos com um grid de 38 carros divididos em sete diferentes categorias. A largada da prova que abre a temporada e contará com quatro horas de duração está marcada para as 11h30 deste sábado e será transmitida ao vivo pelo Sportv e pelo canal do Império Endurance Brasil no youtube.

Saiba mais sobre o Império Endurance Brasil:

– O campeonato

O Império Endurance Brasil é uma competição quere reúne cinco diferentes categorias: P1, P2, P3 (todas elas dedicadas a protótipos) GT3, GT4 (que reúne carros de Gran Turismo).

Além disso, também existe a categoria simbólica denominada Geral, que engloba todos os carros inscritos no campeonato.

– A forma de disputa

O campeonato deste ano será disputado em 7 etapas, cada prova conta com uma duração e número de “stints” diferentes. O campeão é aquele que somar mais pontos em todas as provas.

– A pontuação

Cada uma das cinco categorias em disputa conta com uma pontuação independente. Esta pontuação será crescente da primeira até a última etapa do campeonato. Nesta etapa de Interlagos pontual os 10 primeiros colocados de cada categoria da seguinte forma:

Primeiro colocado – 100

Segundo colocado – 80

Terceiro colocado – 65

Quarto colocado – 55

Quinto colocado – 50

Sexto colocado – 45

Sétimo colocado – 40

Oitavo colocado – 35

Nono colocado – 30

Décimo colocado – 25

Quarenta carros em Spa pela ELMS

(Foto: ELMS)

A direção da ELMS divulgou nesta terça-feira, 28, a lista de inscritos para a segunda etapa da série, que será disputada no dia nove de agosto, em Spa-Francorchamps. Quarenta carros estão confirmados nas três classes (LMP2,LMP3 e GTE).

Lista de inscritos. 

Estarão na pista 118 pilotos. Na classe LMP2 dos 16 carros, 15 são modelos Oreca 07. O único Ligier JSP217 será o da equipe Inter Europol Competition. Entre os modelos LMP3, 12 carros estarão na pista, mesmo número de inscritos da classe GTE. 

Com duração de quatro horas, a prova será transmitida no canal da ELMS no Youtube. A abertura da temporada realizada em Paul Ricard, teve como vencedores a equipe United Motorsports. 

Sigma P1 anuncia novo motor e transmissão

(Foto Willian Inacio)

O Sigma P1 tem uma grande novidade para a temporada 2020 da Endurance Brasil é um novo conjunto de força, com motor e transmissão desenvolvidos pela própria empresa para protótipos de alta performance. O motor é um 4 cilindros de 1550cc turbo, com o câmbio sequencial de 6 marchas e trocas por paddle-shift.

“É um projeto feito do zero integrando todas as necessidades de um carro de corrida moderno, ao invés de ser um projeto aditivo em que se compram componentes prontos e vão se adicionando peças para completar o conjunto”, conta o engenheiro Evandro Flesch. O projeto busca explorar o novo regulamento 2020, que impõe limites à potência dos motores pelo consumo de combustível. “Fizemos o conjunto mais leve possível com a potência que a categoria permite. O resultado é algo como os motores turbo da Fórmula 1 dos anos 80, mas com gerenciamento eletrônico moderno”, completa Evandro. O motor entrega mais de 500 cavalos de potência, com o corte de giro acima dos 10 mil rpm.

O novo conjunto é cerca de 180 quilos mais leve que o motor V8 turbo com câmbio Xtrac usado nas poles e vitórias da equipe em 2019, onde os pilotos Jindra Kraucher e Aldo Piedade Jr, a bordo do protótipo Sigma P1 se consagraram vice-campeões da categoria P2. “A usinagem CNC nos permite produzir peças com geometrias incríveis em muito menos tempo que por processos tradicionais. A estrutura já é feita para suportar não apenas muita potência como também todas as cargas da suspensão e da asa traseira do protótipo”, explica o engenheiro Pedro Fetter.

A estreia do novo protótipo da empresa está marcada para a etapa de abertura do Império Endurance Brasil, que acontece no próximo dia 1 de agosto no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Este

Katherine Legge sofre acidente em Paul Ricard

Piloto não corre risco de vida. (Foto: ELMS)

A piloto Katherine Legge sofreu na manhã desta quarta-feira, 15, um grave acidente durante os testes para a temporada 2020 da ELMS. Pilotando o Oreca #50 da Richard Mille Racing, ele se perdeu na curva Signes.

Ela foi retirada do carro com a ajuda dos fiscais e paramédicos.Katherine, que estava consciente o tempo todo, foi levada ao centro médico do circuito. O diretor médico do circuito informou que Katherine Legge tem um osso quebrado na parte inferior da perna esquerda e um pulso direito quebrado. Sua situação médica não é fatal.

Ela foi levada de helicóptero para o hospital Sainte Anne, em Toulon.

Prova sprint em Sebring neste final de semana pela IMSA

Prova terá duração de 2h40. (Foto: divulgação)

Pipo Derani volta à pista onde conquistou alguns de seus mais importantes e espetaculares triunfos no automobilismo, neste fim de semana, na disputa da terceira etapa da temporada 2020 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, em Sebring, na Flórida (EUA).

Três vezes vencedor das 12 Horas de Sebring (2016, 18 e 19), Derani espera ampliar suas conquistas no circuito na etapa deste sábado. Mas, desta vez, a disputa será numa prova Sprint, com 2h40min de duração.

A bordo do #31 Whelen Engineering Racing Cadillac DPi-V.R, Derani espera contar com o retorno do companheiro e compatriota Felipe Nasr, que não pode disputar a etapa passada, em Daytona, ao testar positivo para Covid-19. Na prova, Nasr foi substituído pelo colombiano Gabby Chaves e eles terminaram a prova na quinta posição.

Com o compatriota, Derani conquistou em 2019 as 12 Horas de Sebring e as 10 Horas de Petit Le Mans e foram campeões do Campeonato Norte-americano de Endurance.

“Sebring é uma pista que eu amo de verdade e já tive muito sucesso no passado, com três vitórias nas 12 Horas de Sebring nos últimos quatro anos, o que sem dúvida é muito especial”, declarou Derani.

“Desta vez, será um desafio diferente, lembrando que esta é uma pista difícil para o piloto e para o carro. A estratégia será muito importante, com certeza, nesta prova mais curta”, destacou.

“Mas estamos prontos e eu gosto destas pistas que exigem muito fisicamente e vamos nos inspirar na vitória inesquecível que tivemos lá no ano passado com a Whelen Engineering e toda equipe Action Express”, completou o brasileiro.

As atividades em Sebring terão início com treinos livres na sexta-feira (17). No sábado, haverá mais uma sessão livre e o classificatório, a partir das 15h45 (de Brasília). A prova terá sua largada às 18h35 (de Brasília) e será transmitida ao vivo pelo Fox Sports.

Mazda com dobradinha em Daytona

Prova foi dominada pela equipe japonesa. (Foto: Divulgação)

A equipe Mazda venceu na noite deste sábado, 04, a segunda etapa da IMSA, disputada no circuito de Daytona. A vitória ficou com o Mazda #55 de Harry Tincknell e Jonathan Bomarito. A prova que teve 2h40 de duração, teve a largada adiada por conta de chuva. Após a bandeira verde, a corrida ocorreu sem problemas, com nenhuma bandeira amarela.

Resultado final

O Mazda assumiu a liderança ainda na primeira volta, superando o Cadillac #31 de Gabby Chaves e Pipo Derani que acabaram em quinto lugar. Na terceira posição chegou o Cadillac #5 de Sebastian Bourdais e João Barbosa.

Na classe GTLM a Corvette conquistou a primeira vitória do C.8R. de Antonio Garcia a Jordan Taylor. A equipe AIM Vasser Sullivan conquistou dobradinha na classe GTD com seus dois Lexus.