Status das equipes para o WEC 2015–Classes LMP1 e LMP2

 

A temporada 2014 do WEC ainda não acabou, mas a de 2015 está a todo vapor. Abaixo um levantamento feito pelo site Sportcar365.com de como as equipes estão se preparando para o próximo ano.

LMP1:

Audi Sport Team Joest – Apesar dos rumores de uma possível transferência para a F1 em 2016, a Audi já confirmou o retorno para o próximo ano com seus Audi R18 e-tron Quattro. A equipe deve continuar a usar 4MJ em seu sistema híbrido, mesmo não confirmando. Como nos demais anos teremos 3 carros em Le Mans, e seus pilotos possivelmente não serão alterados.

Toyota Racing – Os atuais líderes da FIA WEC terão um programa semelhante ao de 2014. Serão dois carros durante toda a temporada e uma possível mudança para a classe 8MJ. Um terceiro carro para Le Mans foi descartado. Os pilotos devem ser definidos nas próximas semanas. Rumores indicam que Stephane Sarrazin ou Nicolas Lapierre devem ir para a nova equipe Nissan.

Porsche Team – Porsche volta com dois 919, totalmente novos. O fabricante alemão deve alinhar três carros para Le Mans. Não se sabe quais pilotos vão competir ou deixar a equipe. Os pilotos  Jenson Button e Nico Hulkenberg, são as apostas por parte da imprensa Alemã.

Nissan NISMO – A nova equipe deve estrear os testes de campo do seu novo LMP1 batizado de GT-R NISMO LM ainda este ano. Terão três carros para Le Mans, com pelo menos dois para toda a temporada. Especificações ou condutores de automóveis ainda não foram anunciados, mas acredita-se que a será um motor a gasolina V6 turbo. Olivier Pla, Nick Heidfeld, Stephane Sarrazin, Nicolas Lapierre, Bruno Senna, Jann Mardenborough, Lucas Ordonez, Mark Shulzhitskiy, bem como vários pilotos Nissan Super GT foram sondados.

Rebellion Racing – O esquadrão Anglo-Suíço é esperado com seus dois R-One, embora nenhuma confirmação veio se a equipe continuará a utilizar motores Toyota. Nick Heidfeld  poderá ir para a equipe Nissan, a equipe liderada pelo Hayden Bart provavelmente vai estar à procura de pelo menos um novo piloto.

Lotus – Não está claro o que acontecerá com o time ano que vem. Entende-se que há planos para um retorno com pelo menos um CLM P1 / 01 AER, com a possibilidade de um segundo protótipo, embora dado início tardio da equipe para 2014.

OAK / Onroak – Espera um acordo com algum fabricante para dar continuidade ao projeto, já que tem um LMP1 pronto para dar inicio a construção. O anúncio deve ser feito nas próximas semanas.

SARD – O time japonês foi apresentado para competir no próximo, apesar de um acordo com um parceiro em potencial recentemente foi cancelado completamente. Porém sem maiores notícias

Outras Equipas – Pelo menos duas equipes LMP2 avaliaram uma possível transferência para o LMP1, com um cliente Rebellion R-One ser uma das opções. (1-2 carros possível)

LMP2:

SMP Racing – O esquadrão russo vai voltar no próximo ano com novos carros projetados por Paolo Catone,  o mesmo que projetou o Peugeot 908. Nicolas Minassian e Maurizio Mediani são chamados para desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do carro, e, portanto, provável retorno 2015, incluindo o chefe da equipe Sergey Zlobin.

KCMG –Baseada em Hong revelou planos de expansão em uma operação de dois carros, provavelmente com o novo Oreca 05 ao lado de sua existente Oreca 03R. Nenhuma palavra foi dada sobre os pilotos.

G-Drive Racing –Deve voltar com o Ligier JS P2, embora potencialmente com um motor diferente e novo para a categoria. Olivier Pla deve ser substituído por um outro motorista Platinum para participar junto com Roman Rusinov.

Morand Racing – Também planeja competir no WEC no próximo ano, com até dois protótipos da Onroak Automotive. A equipe competiu no ELMS este ano com uma Morgan-Judd, que teve Christian Klien, Pierre Ragues e Gary Hirsch.

Extreme Speed Motorsports – Falta anunciar oficialmente seu programa para, o esquadrão com sede na Flórida poderia estar se preparando para um de dois carros para toda temporada com os seus HPD ARX-04bs novos. Scott Sharp Ed Brown, Ryan Dalziel e Johannes van Overbeek são esperados para retornar.

Strakka Racing – Ainda sem estrear o Strakka-Dome S103 Nissan, o esquadrão britânico planeja competir em toda a temporada de 2015, com o protótipo japonês. Danny Watts, Jonny Kane e Nick Leventis continuam no time. O carro está previsto para estrear no final da temporada deste ano, em Interlagos.

RSR RAcing – O esquadrão liderado pelo Paulo Gentilozzi  está perto de confirmar uma entrada de carro com um único Oreca 03 Nissan. Se o programa vingar, Bruno Junqueira poderia muito bem ser parte do lineup.

Delta Motorsport – Após várias falhas este ano quando se juntou a Millennium Racing, Simon Dowson está trabalhando para retornar no próximo ano com os Oreca 03 Nissan.

Brabham – O novo projeto deve retornar no próximo ano. O objetivo da equipe liderada por  Brabham David é ter um carro na classe no próximo ano.

Signatech-Alpine – Os dois campeões do ELMS estão planejando uma investida pelo mundo. No entanto, o orçamento vai decidir o destino da equipe francesa, liderada por Philippe Sinault.

Pilbeam MP100 LMP2 ganha forma

 

Um novo LMP2 começa a ganhar forma. O MP100 da Pilbeam que foi figurinha carimbada no inicio dos anos 2000, volta com um novo LMP para disputar as corridas organizadas pela ACO no próximo ano.

Segundo informações da Zoo Racing a primeira prova será no cidade do Cabo na África no no novo campeonato de Endurance organizado por um promotor local. A corrida terá três horas de duração e será realizada no Killarney Raceway no início de Dezembro. Os pilotos serão Greg Mills e Eddie Keizan que chegou a competir na F1 entre os anos de 1973 e 75. A equipe almeja competir tanto no ELMS quanto em Le Mans.

 

Emerson Fittipaldi a um passo de competir no WEC em Interlagos

 

A mais ou menos um mês o blog divulgou a lista atualizadas de pilotos autorizados a competir em provas válidas pelo Mundial de Endurance. Para surpresa de todos o nome de Emerson Fittipaldi estava entre eles, e começou as especulações sobre sua participação na etapa do Brasil do WEC.

Em entrevista ao site Sportcar365.com, o bi campeão da F1 revelou que existe esta possibilidade, porém sem confirmação. “Eu não posso anunciar agora, mas há uma chance, eu estou ansioso para fazer alguma coisa”, disse Fittipaldi. “Seria uma ocasião especial e uma situação especial. Os planos não são oficiais ainda. “

Emerson deixou oficialmente as pistas em 1996 quando competia na Fórmula Indy. Sua última aparição em um evento foi com seu irmão Wilson em uma prova de carros históricos em 2008.

Ainda no campo das especulações dão conta de que Emerson pode fazer parte de um trio formado por pilotos brasileiros, porém não se sabe se será em um LMP2 ou em um GT. Fittipaldi que é o promotor da etapa brasileira do WEC se mostra otimista quanto ao sucesso da categoria.

No Brasil, com o fim da Copa do Mundo e agora os Jogos Olímpicos, é muito difícil, fazer eventos automobilísticos“, disse ele. “Mas eu estou satisfeito com a data e estou satisfeito com a promoção. Nós vamos ter pelo menos o dobro de fãs que tivemos no ano passado. O novo Porsche, novos pilotos e  novos que chegam ao WEC, eu acho que vai ser um grande show, não há dúvida sobre isso “. Finalizou.

O público estimado na edição de 2013 da prova durante o final de semana foi de aproximadamente 38 mil torcedores.

Signatech Alpine planeja novos rumos em 2015

 

Com dois títulos consecutivos no ELMS a Signatech Alpine planeja um programa mais ambicioso em 2015. Em entrevista ao site Endurance.info. Os planos passam pelo WEC ou a adição de mais um carro para o ELMS como explica Philippe Sinault.

“Competir com dois carros faz parte do plano, mas ainda temos de determinar a série” Fala Sinaul. “Nós gostaríamos de correr no WEC e ELMS depois de dois títulos. Devemos definir até o final de novembro. O que é certo é que estamos à frente do cronograma em relação ao ano passado. O programa de 2015 poderia ter um carro no FIA WEC e ELMS. Isso é algo que precisa ser discutido com os nossos parceiros.”

“A marca Alpine está interessada em alguns dos circuitos do WEC. Não devemos esquecer que a marca se destina a ser vendido na maior parte do mundo”.

A Equipe também estuda a substituição do atual Oreca 03, visto a nova geração de LMP2 que estão por vir. “Nós vimos nesta temporada que o chassis Oreca ainda é competitivo, mas outras opções estão sendo consideradas como a transições para um modelo fechado”, disse Sinault. “Você tem que ver o que os regulamentos permitem. Idealmente, gostaríamos de construir o nosso próprio carro, mas não é algo possível no momento. Se corremos com dois carros em 2015, a ideia é que sejam idênticos.”

ACO divulga lista com entradas automáticas para Le Mans 2015

 

A ACO divulgou nesta terça (21), a lista das equipes com entradas automáticas para a edição 2015 das 24 horas de Le Mans. Os nomes que foram apresentados são das equipes que venceram em suas respectivas classes no ELMS, Asian LMS e as 24 horas de Le Mans deste ano. As demais equipes do WEC tem suas entradas automáticas desde que participem de todas as etapas do certame.

24 horas de Le Mans:
LMP1 Audi Sport Team Joest
LMP2: Jota Sport
GTE-Pro: AF Corse
GTE-Am: Aston Martin Racing

European Le Mans Series:
LMP2: Signatech-Alpine
GTE: SMP Racing
GTE: AF Corse
GTC: SMP Racing (GTE-Am invite)

Asian Le Mans Series:
LMP2: OAK Racing Team TOTAL
GTC: AAI Motorsports x2 (GTE-Am convite)

TUSC–Status das equipes das classes GTLM e GTD

Os trabalhos no TUSC estão a todo o vapor. Com o término da temporada as equipes estão se organizando para 2015, O site Sportcar365.com preparou um prévia com o que pode ou não acontecer com as equipes das classes GTLM e GTD.

GTLM

Corvette Racing: Uma das principais equipes da classe volta com seus dois Corvette C7.R. Os pilotos devem permanecer os mesmos. Tommy Milner, Oliver Gavin, Antonio Garcia e Jan MAgnussen.

Porsche North América: Também já tem confirmação de competir ano que vem com dois 911 RSR. Os pilotos ainda não foram anunciados, mas Patrick Long, Michael Christensen e Nick Tandy devem ser mantidos.

BMW: O contrato entre o fabricante alemão e a equipe de Bobby Rahal, acaba no final deste ano e não se sabe se será renovado. Outras equipes como a Andretti Autosport e Chip Ganassi já anunciaram que fizerem ofertas a BMW para serem seus parceiros. O programa oficinal será divulgado no início de Dezembro.

Falken Tire: Equipe que venceu Petit Le Mans, a Falken volta com seu Porsche 911. Os pilotos Wolf Henzler e Bryan Sellers devem ser mantidos.

Rizi Competizione: A equipe que teve vários acidentes este ano volta em 2015 com sua Ferrari F458. Os pilotos serão Giancarlo Fisichella e Pierre Kaffer.

AIM Autosport: Equipe que competiu este ano na classe GTD, planeja subir de classe com uma Ferrari F458. Bill Sweedler, dono da equipe deve correr apenas as provas longas.

Aston Martin Racing: Existem planos de alinhar até três carros nas provas longas da temporadas. Confirmado mesmo apenas a participação de Paul Dalla Lana.

GTD

Alex Job Racing: Equipe Porsche deve voltar a série com dois 911 GT América. Mario Farnbacher e Ian James já estão confirmados. Leh Keen e Cooper McNeil ainda não estão 100% certos.

Scuderia Corsa: Com uma Ferrari 458 equipe tem sua participação confirmada. Mattioli Giacomo, Alessandro Balzan e Jeff Westphal estão confirmados.

Riley Motorsports: Mesmo com o fim do programa da Viper a equipe deve alinhar seu Viper SRT GT3-R. Um segundo carro deve ser visto em Daytona. Jeroen Bleekemolen e Ben Keating serão os pilotos.

Park Place Motorsports: Deve alinhar até duas 911 GT América, Patrick Lindsey deve voltar a ser um dos pilotos.

GB Autosport: Time liderado por Michael Avenatti deve competir com um novo carro no próximo ano e um segundo para as provas longas. Damien Faulkner foi confirmado como piloto.

Magnus Racing: Equipe estuda uma mudança para o WEC ou ficar na classe GTD. John Potter e Andy Lally devem permanecer.

Paul Miller Racing: Outra que está dividida entre o TUSC ou o Pirelli Challenge, sempre com Audi.

TRG-AMR: Podem ter também ter três Aston Martin para Daytona e as demais provas longas. Kevin Buckler dono da equipe ainda vai definir os rumos para o próximo ano.

Muehlner Motorsports: Está trabalhando para alinhar 2 Porsche 911 GT. Maiores detalhes serão divulgados até o final do ano.

VitaOne Racing: Equipe Europeia de propriedade Michael Bartles planeja competir em Daytona e Sebring com seu BMW Z4 GT3, também sem maiores detalhes.

Turner Motorsport: Vencedores entre os pilotos este ano a equipe não planeja voltar ao TUSC, já que anunciou sua participação no Pirelli Challenge com dois carros.

Flying Lizard Motorsport: A Pirelli Challenge deve ser o caminho natural para a equipe que deve competir apenas nas provas longas do TUSC.

Fall-Line Motorsports: Avalia um retorno depois de estabelecido o balanço de desempenho do Audi R8. Deve competir em outra série além do TUSC.

Dempsey Racing: Equipe ainda planeja o programa em 2015, Competir em outras séries não está descartado.

Rizi Competizione:  Poderia competir na GTD com uma Ferrari 458 em um programa cliente.

Lamborghini: O novo Huracan GT3 pode fazer sua estreia no meio da temporada, em uma equipe de clientes.

Aston Martin Racing: Mesmo com a TRG alinhando seus carros a equipe pode competir de forma oficial, o que não foi confirmado.

Sebastien Loeb Racing surpreende e vence as 4 horas do Estoril, Signatech Alpine garante título

O vencedor das 4 horas de Estoril, última prova da temporada 2014 do European Le Mans Series teve como vencedor não as quatro equipes postulantes ao título e sim a Sebastien Loeb Racing que chegou pela primeira vez em primeiro lugar.

Vincent Capillaire pilotando o #24 chegou a 35,399 segundos em cima do Morgan #43 da NewBlood Racing que na última parte da prova foi pilotado por Christian Klien. O feito da Sebastien Loeb Racing mostra o alto grau de competitividade do certame que teve 5 vencedores diferentes nas 5 etapas disputadas.

Em terceiro O Zytek #38 da JOTA Sport, que completou o pódio com 3 marcas diferentes de protótipos. O título da temporada ficou como era de se esperar com a Signatech Alpine de Nelson Panciatici, Olivier Webb e Paul-Loup Chatin que terminaram em quinto lugar depois de duas punições durante a prova.


Ferrari da equipe SMP Racing fatura título tanto na classe GTE quanto GTC.

Com o principal competidor enfrentando problemas a primeira posição ficou com o #38 da JOTA Sport, porém Simon Dolan acabou saindo da pista duas vezes, acabando mesmo em terceiro lugar.

Nas classes GT a SMP Racing faturou os dois títulos com suas Ferrari GTE e GT3. Na principal classe a GTE o #72 pilotado por Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin chegaram à frente da Ferrari #55 da AF Corse que era candidata ao título, porém durante a corrida foi atingida pela McLaren da ART Grand Prix e perdeu um tempo precioso nos boxes para reparo.

Outro carro que fez bonito foi o Aston Martin #85 da Gulf Racing UK que liderou boa parte da corrida, mas perdeu a liderança na última hora quando Roald Goethe assumiu o volante do carro.


Em seu retorno a série, a equipe VDS Racing fatura a vitória na classe GTC.

Em terceiro a Ferrari #66 da JMW Racing, fechando os três primeiros com modelos do fabricante italiano. Na GTC o BMW da Marc VDS Racing voltou a participar do ELMS e chegou vencendo. Bas Leinders, Markus Palttala e Henry Hassidico conseguiram “sobreviver” ao batalhão de modelos Ferrari presentes na classe.

A VDS Racing chegou com uma volta de vantagem para a Ferrari #60 da Formula Racing. O terceiro e quarto lugar foram ocupados pelos carros da SMP Racing.

Classificação final da prova.

Classificação final do campeonato.

NewBlood by Morand Racing com planos de disputar o WEC em 2015, TDS Racing marca o melhor tempo do dia em Estoril

 O grid da classe LMP2 para a próxima temporada deve ser mais pomposo do que a edição desde ano. A equipe NewBlood, já manifestou interesse de competir no WEC em 2015, atualmente o Morgan #43 está disputando  o título do ELMS em Estoril.

“Estamos trabalhando claramente de estar na FIA WEC próxima temporada”, disse Benoit Morand ao site Endurance-Info. “A decisão final sobre o nosso programa de 2015 será revelada em breve. Nós estaríamos liderando o campeonato se não tivéssemos perdido os pontos de Imola”, disse Morand. “No entanto, temos que colocar tudo em perspectiva … É claro que vamos fazer de tudo para vencer esta última prova.”

A NewBlood se junto a KCMS que espera alinhar um segundo Oreca no WEC, bem como a Extreme Speed que deve fazer uma temporada completa em 2015, bem como o projeto Brabham.

Em segundo treino livre para as 4 horas de Imola TDS Racing marca o melhor tempo.

Se depender da concorrência a NewBlood terá trabalho em Estoril. Marcando apenas o 5º tempo com 1:32.314 a equipe ficou um pouco distante do primeiro colocado, o Ligier JS P2 da equipe TDS Racing que conquistou o tempo de 1:31.422. Em segundo e terceiro o Zytek da JOTA Sport com 1:31.455 e o Oreca 03 da Murphy Prototypes com 1:31.952.

Na classe GTE a Ferrari #72 da SMP Racing ficou com a primeira posição com 1:37.712, seguida pelo Aston Martin da Gulf Racing UK com 1:37.741, e a Ferrari #58 do Team Sofrev com 1:38.640. É também da equipe SMP o melhor tempo na classe GTC com o #71 com 1:39.782, seguido pelo segundo caro da equipe p #73 com 1:40.008 e BMW Z4 da Team Russia By Barawell com 1:40.319.

Tempos da segunda seção de treinos livres.

Calendário do ELMS 2015 também é confirmado.

Com 5 etapas a ACO divulgou hoje o calendário para o próximo ano do ELMS. Os trabalhos começam com os testes oficiais no circuito de Paul Ricard entre os dias 23 e 24 de Março, seguidos pela primeira prova em Silverstone entre os dias 10 e 11 de Abril. O certame termina em Outubro entre os dias 17 e 18 no circuito de Estoril. Abaixo o calendário completo.

23/24 de Março: Ensaios Oficiais – Circuito de Paul Ricard (FRA)
10/11 de Abril: 4 Horas de Silverstone (GBR)
16/17 de Maio: 4 Horas de Imola (ITA)
11/12 de Julho: 4 Horas de Red Bull Ring** (AUT)
5/6 de Setembro: 4 Horas de Paul Ricard (FRA)
17/18 de Outubro: 4 Horas do Estoril (PRT)

** à espera de confirmação

Ligier JSP2 by Rafael Cordeiro182

O belo Ligier JSP2 agora pode ser adicionado ao Mod Endurance. O carro é de autoria de Rafael Cordeiro e vem com as Skins de Le Mans e TUSC.

Testei o carro no mod Endurance e não encontrei erros ou bugs. A física do carro é boa e faz frente aos modelos P1 originais do mod. Vale muito a pena.

https://www.mediafire.com/download/pcdt42p0u4ffds9/Ligier_JS_P2.rar

ELMS Estoril–Última etapa com quatro equipes lutando pelo título

Neste final de semana a temporada 2014 do ELMS se encerra no circuito de Estoril em Portugal. Com quatro equipes com reais disputas pelo título do campeonato a prova deve ser emocionante do começo ao fim.

Com 26 pontos em jogo, 25 pelo primeiro lugar mais um pela conquista da pole, e sendo 23 pontos que separam os quatro primeiros tudo pode acontecer. Os líderes da equipe Signatech Alpine tem 68 pontos, 10 a mais do que o Zytek da equipe JOTA Sport. Para a Signatech repetir o feito de 2013 e vencer o campeonato basta terminar em primeiro ou segundo lugar.

Para a JOTA resta torcer para a Signatech terminar em terceiro, por isso o ponto da pole pode definir o campeão. Já a Race Performance está com 45 pontos, 23 atrás dos líderes, e suas chances para a obtenção do título são pequenas, mas não nulas. Para serem campeões a equipe precisa vencer a prova e garantir a pole e torcer para a Signatech terminar na 9º posição ou pior e a JOTA Sport na 4º posição ou pior.

A equipe com a menor probabilidade de conquistar o título é a Newblood by Morand Racing. Que mesmo terminando em segundo não teria condições de conquistar o título. Para ela a única solução seria as três equipes quebrarem durante a prova.

Classificação do campeonato.