67 carros confirmados nos os testes oficiais para as 24 horas de Daytona

Se depender da quantidade de carros, pode faltar vagas nos boxes do circuito de Daytona. A IMSA revelou a lista prévia das equipes que irão participar dos testes oficiais para a mítica 24 horas de Daytona, principal prova de longa duração dos Estados Unidos.

Divididos em 4 classes 67 carros são esperados para os testes, número que pode aumentar, já que os trabalhos na pista se iniciam entre os dias 3 e 5 de Janeiro. Na classe principal a “P” que aceita modelos LMP2 e DP, são esperados 17 carros, entre eles o DeltaWing, protótipo revolucionário que participou da edição 2012 das 24 horas de Le Mans. O brasileiro Cristian Fittipaldi faz dupla com o Português João Barbosa no Corvette DP da equipe Action Express Racing.

Na classe LMPC aonde correm exclusivamente modelos Oreca FLM09, 12 carros são esperados, já que a classe são sofreu mudanças técnicas quando fazia parte da American Le Mans Series este ano.

A principal classe GT a “GTLM” com carros elegíveis nas 24 horas de Le Mans, e aonde se concentram equipes oficias, teremos 11 carros participando. A novidade é a estreia da equipe oficial da Porsche com dois 911 RSR, e da Aston Martin Racing. A Corvette vai estrear de forma oficial seu modelo C7.R A participação do brasileiro Bruno Senna (piloto oficial da Aston Martin), não foi confirmada até o momento. Finalizando o Grid a “GTD” vai alinhar 27 carros, e sua diversidade de modelos deve ser um dos destaques da temporada. Porsche, Ferrari, Audi, Viper e Aston Martin estarão sendo pilotados por Gentleman Drives em sua grande maioria. Abaixo a lista completa.

Lista com os 67 inscritos para os testes oficiais para Daytona.

Mudanças e expectativa na classe LMP1 para o mundial do ano que vem

Os protótipos da classe LMP1, irão passar por grandes mudanças para a próxima temporada. Além de dimensões reduzidas, novos motores e sistema de recuperação de energia estão na pauta das mudanças. A principal notícia entre as equipes é a chegada da Porsche, que junto com a Toyota tentam bater a Audi que tem dominado Le Mans na última década.

Equipes confirmadas:

Audi Sport Team Joest: Muito se falou sobre a permanência da Audi no endurance, depois da chegada da Porsche, já que ambas pertencem ao grupo VW. O novo Audi R18 e-tron quattro é equipado com um motor V6 além dos já existentes sistemas de recuperação. O LMP foi apresentado semana passado, porém nada se falou sobre os pilotos. A ausência de Allan McNish, com certeza será sentida por todos na equipe e pode influenciar no desenvolvimento do carro. André Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Treluyer devem continuar. A dúvida é quem fará companhia a Tom Kristensen e Loic Duval. Existe uma grande expectativa para Lucas di Grassi fazer parte deste trio.

Toyota Racing: Após duas temporadas estáveis, mas sem ameaçar a Audi, a Toyota Racing planeja uma incursão com dois TS040 (possível nome do novo LMP) durante todo o mundial de endurance. O sistema é alimentado por um motor V8 e de super capacitores montados em cada eixo para auxiliar o sistema a combustão. Os pilotos serão Alex Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin e Anthony Davidson. O estreante Mike Conway será o piloto de testes, em substituição a Kazuki Nakajima, envolvido em outros projetos.

Porsche AG: Volta a Le Mans com seu 919 Hybrid. O motor um V4, assistido por um sistema híbrido que conta com baterias e alta potência e sistema que recupera energia oriunda do calor, similar ao KERS usado na F1. Os pilotos serão Mark Webber, Timo Bernhard, Romain Dumas, Neel Jani, Brendon Hartley e Marc Lieb.

Rebellion Racing: Até o momento a única equipe privada a confirmar sua participação. A Rebellion será alimentada por um motor Toyota 3.4 litros, sem qualquer sistema de recuperação de energia. O LMP está sendo desenvolvido em parceria com a Oreca. Entre os pilotos nada muda em relação a 2013, Nicolas Prost, Nick Heidfeld, Mathias Beche e Andre Belicchi. São esperados 2 carros.

Possíveis entradas:

OAK Racing: Tradicional construtor de modelos LMP2, anunciou que não iria competir contra seus clientes. O desenvolvimento do seu LMP1, necessita e muito da parceria de uma montadora para ser viável e ainda é incerto. Sua presença na primeira etapa do WEC em Silverstone é incerta. Se alinhar deve ser com apenas 1 carro.

Level 5 Motorsport: Equipe americana, esboçou um interesse em participar da classe principal. Sem revelar nomes ou possível carro, o time comandado por Scott Tucker, confirmou sua participação no TUSC nos EUA. A hipótese de alinhar um Lola B12/60 Toyota (ex Rebellion Racing), ou um HPD ARC-03c não foi descartada.

Sem definição:

WR: Gérard Welter diretor da WR revelou seu LMP em meados de 2013, porém não deu qualquer detalhe sobre possíveis compradores ou detalhes técnicos. A empresa é a mesma que desenvolveu o Green GT, que este ano deveria ter participado da Garagem 56 de Le Mans, mas acabou não conseguindo levar o projeto adiante por conta dos custos.

Perrin: A empresa que é liderada por um Frances, e com sede na Inglaterra a Perrin Limited revelou um LMP1. Nicolas Perrin, um ex-engenheiro da F1 desenvolveu um LMP com sistema híbrido em todas as 4 rodas. Assim como o projeto da OAK Racing, seu carro depende de parceiros para continuar. Os mais otimistas apontam sua entrada no mundial em 2015.

Classe GTE-PRO em evidencia para o próximo ano no mudial de endurance

Quem é fã de automobilismo torce muitas vezes mais pelo carro do que pelo piloto, e em um campeonato com marcas como Ferrari, Porsche e Aston Martin, cada vitória em cima do rival é um belo argumento de venda. Ao contrário de Le Mans, aonde tivemos Corvette e STR com suas equipes oficiais o mundial de Endurance ainda é visto com desconfiança por alguns fabricantes por conta dos custos de logística que para muitas são proibitivas.

Equipe confirmada:

Porsche AG Team Manthey: Estreou este ano com o novo Porsche 911 e mesmo com o programa LMP1 vai alinhar seu modelo mais emblemático novamente. A versão “2014” do carro estreou na última etapa neste ano no Bahrain. Entre os pilotos Marc Lieb vai competir no LMP1 da marca, enquanto Richard Lietz vai disputar o TUSC. Devemos ter Marco Holzer, Fred Makowiecki, Patrick Pilet e Jorg Bergmeister. Não teve um desempenho espetacular durante o ano mas venceu a principal corrida, Le Mans.

Aguardando confirmação:

AF Corse: Com o status de equipe oficial da Ferrari, o time de Amato Ferrari que conquistou o título na classe ainda precisa definir seus pilotos. Entre as opções temos Gianmaria Bruni (campeão), Toni Vilander, Giancarlo Fisichella e Kamui Kobayashi. Correndo por fora temos Marco Cioci, Olivier Beretta, Matteo Malucelli que muito provavelmente estarão competindo pela equipe ou outras nos EUA.

Aston Martin Racing: No ano do centenário a equipe não venceu em Sarthe e ainda viu seu piloto Alan Simonsen perder a vida na grande clássica. A quantidade de carros ainda é um mistério, já que neste ano foram 4 Vantage GTE. Os pilotos também estão indefinidos. Turner e Mucke devem ser o mais “óbvio”. O Brasileiro Bruno Senna que fez uma excelente temporada poderia fazer dupla com o português Pedro Lamy

RAM Racing: Estreou este ano no European Le Mans Series. Seu diretor Dan Shufflebotton já revelou que pretende expandir sua área de atuação, e encontro no WEC esta possibilidade. Contrariando a tradição o time Britânico acabou recusando o convite para participar de Le Mans. Porém com uma possível participação no mundial, teria uma entrada automática em Sarthe. Até o momento o único nome entre os possíveis pilotos é de Matt Griffin.

Porsche define pilotos para o USCC

A Porsche por meio da sua divisão americana revelou hoje os pilotos que irão disputar o USCC pela equipe ano que vem. A Porsche que firmou parceria com a Core Motorsports. O #911 será conduzido por Nick Tandy e Richard Lietz, enquanto o #912 por Patrick Long e Mickael Christensen.

Para as corridas longas da temporada a dupla do #911 será apoiada por Patrick Pilet, enquanto o #9112 terá a companhia do competente Jorg Bergmesiter.

O modelo sofreu algumas mudanças se comparado com o “irmão” que disputou o WEC e Le Mans. O entre eixos foi alongado em 10 centímetros. O sistema de cambio é mais leve, já o motor boxer desenvolve 470 cavalos foi otimizado. O modelo também teve uma melhor distribuição de peso, o centro de gravidade ficou mais baixo.

Sua estrutura teve mais partes compostas por fibra de carbono, as janelas tiveram seu tamanho reduzido, com a adoção de policarbonato, e agora o sistema de baterias são de Ions de lítio par reduzir o peso.

Na dianteira do carro, serão postas 2 grandes entradas de ar, o radiador ficou em uma posição mais central, além do ar condicionado ter sido redesenhado para aumentar sua eficiência. Todas as partes mais suscetíveis a toques tiveram seus encaixes redesenhados para uma rápida substituição. O sistema de telemetria do carro pode transmitir simultaneamente mais de 200 tipos de medições, que são armazenadas tanto nos computadores no boxes, quanto em um cartão de memória dentro do carro.

ACO revela equipes pré-selecionadas para Le Mans 2014

A ACO revelou os selecionados para a edição 2014 das 24 horas de Le Mans. O critério é ter vencido nas 4 classes da corrida, além dos campeonatos “regionais” organizados pela entidade. Abaixo a lista completa, com alguma surpresas como a da equipe Muscle Milk vencedora na classe LMP1 na ALMS neste ano. Além dos carros “normais” a Nissan foi selecionada para a Garage 56, destinada a modelos revolucionário, como é o caso do seu modelo ZEOD RC.

Classe – LMP1

Audi Sport Team Joest – campeã das 24 Horas de Le Mans 2013

Classe – LMP2

OAK Racing – campeã das 24 Horas de Le Mans 2013 e do Asian Le Mans Series 2013
Signatech-Alpine – campeã do European Le Mans Series 2013
Team Endurance Challenge – campeã do European Le Mans Series 2013 (classe LMPC)
Muscle Milk Pickett Racing – American Le Mans Series

Classe –  LMGTE-PRO

Porsche AG Team Manthey – campeã das 24 Horas de Le Mans 2013
Risi Competizione – American Le Mans Series

Classe – LMGTE-AM

IMSA Performance Matmut – campeã das 24 Horas de Le Mans 2013
AF Corse – campeã do Asian Le Mans Series 2013
Craft Racing AMR – vice-campeã do Asian Le Mans Series 2013

A escolher entre LMGTE-PRO e LMGTE-AM

RAM Racing – campeã do European Le Mans Series 2013
Proton Competition – vice-campeã do European Le Mans Series 2013

Entre boatos que rondam a volta da Ferrari a Sarthe Luca de Montezemolo afirma que equipe pode voltar as 24 horas

Muito se fala sobre uma possível vota da Ferrari para Le Mans. Vários integrantes da equipe, imprensa internacional, já deram declarações afirmando que “em algum momento” o time italiano estaria de volta aas provas de longa duração.

Tal boato se ascendeu principalmente depois que a Porsche voltou de forma oficial a categoria e os saudosistas e fãs, muitos deles desiludidos pela política que superou o esporte na F1, esperam que os anos de ouro do endurance, aonde Ferrari e Porsche lutavam pela vitória retorne algum dia.

Para gerar mais polemica em cima dessa possível “volta” o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo durante as festividades de final de ano, revelou que existe tal possibilidade, além de confirmar que a equipe AF Corse será o braço oficial da marca ano que vem em Sarthe.

“Para nós, a temporada tem sido boa em corridas de GT, onde vencemos,” diz o presidente da Ferrari. “Estas vitórias são muito importantes comercialmente porque esses campeonatos nos trouxeram um pouco mais de conhecimento a nossos clientes. Foi bom lutar contra a Porsche e Aston Martin, apesar de uma desvantagem em termos de regulamentação.”

Quando questionado sobre a possível volta de forma oficia: “Embora as 24 Horas de Le Mans representam um desafio emocionante, não é um objetivo imediato para nós. Talvez possamos falar de novo entre três ou quatro anos.”

Em termos técnicos os regulamentos das duas disciplinas são similares quando o assunto é motor, salvo os sistemas de recuperação de energia dos LMP1, os motores V6 turbo poderiam e devem ser compartilhados sem grandes alterações. Le Mans sempre foi um campo de provas para as montadoras, e com as restrições de testes na F1, Por que não?

Porsche AG compra metade da Manthey-Racing

A Porsche anunciou por meio de nota que adquiriu 51% da Manthey-Racing, equipe pela qual o fabricante compete no mundial de endurance na classe GTE-PRO e no campeonato Alemão de GT. A Manthey é especializada na preparação de carros de corrida e de rua da Porsche.

Fundada por Olaf Manthey , em 1996 , a empresa está sediada em Meuspath , junto ao circuito de Nürburgring , e atualmente emprega 40 funcionários em tempo integral. Seus principais feitos no mundo do automobilismo incluem oito títulos na Porsche Supercup , cinco vitórias no “geral” nas 24 horas de Nürburgring, e duas nas 24 horas de Le Mans.

“Estou certo de que esta parceria nos coloca em uma posição ainda mais forte para enfrentar os desafios do WEC e estou ansioso para trabalhar mais de perto com Olaf Manthey“, explica Wolfgang Hatz , membro do Conselho Executivo Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.

Para Olaf a aquisição por parte da Porsche, representa uma nova fase na história da sua equipe. “Empenho e dedicação da Porsche representam o melhor incentivo para os nossos funcionários”, afirma Manthey . “Agora podemos ampliar o nosso conhecimento e experiência, principalmente com um grande fabricante ao nosso lado , podemos olhar para o futuro com grande confiança.” Finaliza

Corvette anuncia pilotos para 2014

A Covette Racing revelou hoje os integrantes e o seu programa de corridas de longa duração para 2014. Ao todo 8 pilotos estarão ao volante do novo Corvette C7.R que vem sendo testado a exaustão desde o meio deste ano.

Para o Tudor United SportsCar Championship, dois carros estarão disputando o campeonato em tempo integral na classe GTLM, para modelos elegíveis a participar das 24 horas de Le Mans. Jan Magnussen e Antônio Garcia irão dividir o carro #3, enquanto Oliver Gavin e Tommy Milner o #4. Para Le Mans as duas duplas terão o reforço de Robin Liddel e Ryan Briscoe, Para as 24 horas de Daytona, 12 horas de Sebring. Para Le Mans a equipe volta a contar com Jordan Taylor e Richard Westbrook, que estarão competindo pelas equipes Wayne Taylor Racing e Spirit of Daytona, respectivamente.

O britânico Liddel já competiu com o Camaro na classe GT da Rolex Sports Car Series pela equipe Stevenson Motorspors. Briscoe tem larga experiência em protótipos, e agora se aventura em carros GT, além de ser piloto titular da equipe Chip Ganassi na Fórmula Indy para o ano que vem

Os novatos irão testar o novo Corvette nos próximos dias, como preparação para Daytona que acontece entre os dias 3 e 5 de Janeiro. Para Mark Kent, diretor esportivo saúda as novas adições, que transformam a equipe em uma das favoritas ao título. “Acreditamos que essas equipes serão extremamente competitivas.  Esta é a chave para o sucesso no automobilismo, aonde a concorrência seja nos EUA ou em Le Mans será muito forte. Desejo as boas-vindas a Robin Liddell e Ryan Briscoe para o programa da Corvette Racing.” Completa.

Muscle Milk anuncia Oreca 03 para o Tudor United SportCar.

Atual campeã da ALMS na finada classe LMP1 a Muscle Milk Pickett Racing, revelou hoje (19) que vai competir no USCC com o novo Oreca 0, com motor Nissan na classe LMP2. Se especulava que o time manteria a parceria com a  HPD, no qual culminou em dois títulos da classe LMP1 na ALMS e soma 18 vitórias na série.

Além do Oreca 03, a equipe vai alinhar um Oreca FLM na classe LMPC, e se estuda a participação em algumas das classe GT do campeonato. Os pilotos confirmados serão Klaus Graf e Lucas Luhr. Para Greg Pickett dono da equipe a escolha pelo modelo vem do se histórico de vitórias na Europa:

“Este é um momento emocionante para Muscle Milk Pickett Racing. Depois de vencer as últimas temporadas da ALMS na classe LMP1, era importante para nós a escolher parceiros para a nossa nova aventura na categoria Protótipo do USCC. Assim seremos capazes de continuar nossa estrada de sucessos. Tanto, Lucas Luhr quanto Klaus Graf nos ajudaram na escolha do novo carro. Eles nos ajudaram a tomar essa importante decisão. Estou ansioso para ver o novo Oreca 03 motor Nissan. Hugues de Chaunac (presidente da Oreca) compartilha minha paixão por corridas nos Estados Unidos, e é uma coisa importante para nós. Quando você compartilha o mesmo objetivo, compromisso e paixão,” Finaliza.