Mazda apresenta seu motor a Diesel para a Grand-Am 2013 na classe GX

A Mazda revelou hoje seu propulsor a Diesel para a temporada 2013 da Grand-Am. Batizado de SKYACTIV-D será usado primeiramente no Mazda6 na classe GX destinada a projetos diferenciados e ecológicos.

O carro fará sua primeira corrida nas 24 horas de Daytona em 2013 nos dias 26 e 27 de janeiro. O construtor não revelou se vai comercializar o motor em seus modelos de série. O motor será também utilizado nos LMP2 já que em 2013 este tipo de motorização será permitida. Para esta empreitada muito provavelmente a equipe Dempsey Racing será a escolhida para utilizar o motor.

John Doonan revela mais detalhes. “Nós tivemos que esperar até que o carro de produção foi revelado. A equipe de engenharia Speed Source, trabalhou com os engenheiros da Mazda por meses no desenvolvimento motor.Estamos felizes em informar o motor está cumprindo as metas de desempenho tanto para força quanto resistência "

É esperado mais de 400 cv de potência e uma vida útil de 50 horas. "Este motor inclui uma longa lista de peças de produção da Mazda. Este não é um motor de corrida puro, Estamos entusiasmados por ter o nosso novo motor alimentando o nosso novo carrorevela Doonan

Foto do dia–Lola B12/80 “Art Car” por Gulf Racing Middle East.

Por vários anos durante as 24 horas de Le Mans assistimos algum carro com uma pintura especial, geralmente sem os nomes do patrocinador e feito por pintores renomados. A BMW é uma das equipes que mais faz a chamada “art car”. Para o ano que vem foi a vez da equipe Gulf pintar um dos seus Lola com um desenho especial. Coube a Opera Gallery parceiro da equipe a tarefa de fazer a arte do carro.

Porsche anuncia participação oficial na classe GTE em 2013 tanto em Le Mans quanto no WEC.

Depois que a Porsche anuncioi que não iria apoiar suas equipes em 2013 visto que estaria desenvolvendo um novo 911 GTE muito se questionou se o mais tradicional fabricante de esportivos estaria presente tanto no WEC quanto nas 24 horas de Le Mans.

Hoje o site Le Mans Portugal noticiou que o fabricante alemão vai participar das competições no ano que vem e vai fazer isto de forma oficial.

Serão 2 modelos 911 GTE que serão baseados já na nova geração do modelo. A equipe será a Porsche AG Team Monthey e a direção da equipe será feita por Olaf Monthey.

Hartmut Kristen diretor esportivo da Porsche comenta. “O novo 911 RSR está atualmente em desenvolvido pelos nossos engenheiros e sendo testado por nossos pilotos oficiais. É a melhor ocasião para apresentar um novo carro que vai comemorar o 50º aniversário do Porsche 911”.

Bentley GT3 exposto nos EUA reforça indícios de uma participação na Grand-AM

O belo Bentley Continental GT3 está em exposição no salão de Los Angeles na Califórnia. O fabricante já deu a entender de que poderia voltar a competir nos EUA ano que vem na Rolex e em 2014 na fusão da ALMS com a categoria. Rolf Frech um dos diretores de engenharia da marca comenta.

"Por algum tempo nossos clientes disseram-nos que era hora de voltar a correr nos EUA. Nossos clientes não são exceção e estou muito contente. Vamos introduzir o Continental GT3 nos EUA “

Aston Martin firma parceria com equipe TRG para disputar a ALMS ano que vem.

Depois da participação do Aston Martin na classe LMP1 em 2011 pelas mãos da equipe Muscle Milk e de participações esporádicas do modelo GT2 a Aston Martin firmou uma parceria com a equipe TRG para o campeonato de 2013. TRG que sempre competiu com equipamentos Porsche aposta na tradição da Aston Martin para conseguir bons resultados.

A parceria será com um Vantage GT2 na ALMS e um GT3 na Grand-AM. Também é esperada uma participação na recém criada “Pirelli World Challenge com modelos GT3. Também será criada uma competição com versões GT4 para pilotos de “final de semana”.

Kevin Buckler da TRG explica: "Nós vamos ter a responsabilidade para a venda de carros de corrida, apoio técnico e de engenharia no circuito, com o total apoio e com o apoio da Aston Martin Racing para todas as equipes de nossos clientes Desejamos acolher e ajudar estas equipes com o nível de profissionalismo e apoio das mais altas em toda a série na América do Norte. "

Foto do dia–As conquistas de 2012 da Audi.

A foto acima é uma demonstração de poderio do fabricante Alemão quando o assunto é endurance. Todos os carros ai ganharam provas de longa duração em 2012. Abaixo as conquistas.

12 Horas de Bathurst :   Christer Jöns/Christopher Mies/Darryl O’Young – Audi R8 LMS Phoenix Racing

24 Horas de Nürburgring : Marc Basseng/Christopher Haase/Frank Stippler/Markus Winkelhock -Audi R8 LMS ultra Team Phoenix

24 Horas de Le Mans : Benoît Tréluyer/André Lotterer/Marcel Fässler – Audi R18 e-tron quattro

24 Horas de Spa : Andrea Piccini/René Rast/Frank Stippler – Audi R8 LMS ultra Team Phoenix

24 Horas de Zolder : Marco Bonanomi/Anthony Kumpen/Edward Sandström/Laurens Vanthoor – Audi R8 LMS ultra Team WRT

Entrevista com Stéphane Chosse da Adess AG.

A empresa Adess AG é pouco conhecida no mundo do endurance, porém quando se fala de F1 logo vem em mente que é empresa que desenvolve os carros da equipe HRT. Dos escritórios da empresa em Munique na Alemanha estão saindo os desenhos do Lotus T128 que deve estrear ainda em 2013. Em entrevista ao site endurance.info Stéphane Chosse o homem que desenhou o LMP conta mais detalhes do projeto.

P. Em primeiro lugar como foi o ano da Adess AG?

R. Temos trabalhado este ano com a equipe de F1 HTR No ano passado, nós trabalhamos com o do Peugeot 908 em testes de túnel de vento.Pessoalmente, eu tenho uma forte ligação com a Fórmula 1: Ligier, Sauber, Toyota. Passei oito anos em Colônia no início do projeto do Toyota F1. No Final de 2009, o programa foi interrompido e eu decidi permanecer na Alemanha. O Motorsport está profundamente enraizado no país e eu tentei me orientar aqui em Munique já que fica perto das fábricas da  Audi, BMW, Mercedes ou Porsche. ‘

P. Qual sua relação com a Kodewa? (Equipe parceira da Lotus no desenvolvimento do LMP).

R. “A Kodewa trabalhou para a HRT na Fórmula 1 e é lá que nossa relação começou. Eles ordenaram um protótipo. O projeto começou há um ano e meio com quatro pessoas: um ex-Pescarolo, duas outras pessoas e eu.  O estudo começou antes da chegada dos integrantes da Kodewa porque era algo que queríamos fazer. Mostramos a eles o projeto e eles gostaram. Eles, então,mandaram tocarmos o projeto. A Adess AG se fortaleceu com vários ex funcionários da Peugeot. ‘.

P. O projeto está sendo tratada com calma ou a toque de caixa?

R. "Nós queríamos criar o efeito de surpresa. As pessoas começaram a contatar-nos quando não havia a foto tirada no túnel de vento da Mercedes F1. Ficamos em silêncio para trabalhar com confiança. ‘

P.Qual a implicação da Lotus no programa?

R. "Kodewa tem uma licença para usar o nome Lotus entre 2013-2014 para LMP2 e LMP1. Eles podem usar o nome. Não há envolvimento da Lotus. O projeto é da Kodewa para a concepção e construção do carro. Eles são os principais. A expectativa é de vender pelo menos cinco LMP2 sabendo que a Kodewa já tem dois. Temos bons contatos com outras equipes. ‘

P. Os primeiros desenhos remetem aos carros da Audi e Toyota. Foi um desejo de tirar o melhor de ambos?

R. "Mesmo sabendo que o automóvel vai custar o mesmo que um LMP2 que estão atualmente no mercado. Ele será fácil de conduzir tanto para pilotos profissionais como amadores. Estudamos a regulamentação da LMP2. Quanto à Toyota, eu sei os seus pontos fortes. O nariz do Audi é baixo o suficiente para evitar a entrada de ar. Trabalho em CFD  o que nos deu instruções. De qualquer forma, os LMP2 são calibrados um pouco como o GT3. Nós não focamos em performance pura. Foi idealizada a considerar os critérios de estabilidade do carro, especialmente na estabilidade aerodinâmica em campo, curvas como a Porsche em Le Mans. Tudo foi levado em conta. Queremos um carro fácil para cavalheiros. A base do carro atual ainda é bastante antiga. Queremos mostrar que o carro está funcionando bem para os clientes”.

P. O regulamento de 2014 está a contento?

R. O carro incorpora os critérios de visibilidade do Regulamento LMP1 2014. Novamente, isso é muito positivo para os cavalheiros. No entanto, não vamos aprovar o carro para os novos regulamentos para o momento, embora o monocoque seja compatível com 2014.

P. O estudo para o LMP1 começa quando?

R. "Tudo começou no início de novembro. Existem algumas alterações ao nível do monocoque e vamos usar nossa experiência de LMP2 para ele.Nós temos a vantagem de ter um carro fechado. LMP1 é também a iniciativa Kodewa  de disponibilizar ele para equipes de clientes. Após o fechamento da Lola, existem mais clientes para os LMP2 já que os protótipos atuais têm problemas com a visibilidade”.

P. Um LMP1 híbrido?

R. "Estudamos todas as possibilidades. Para 2014, o peso do híbrido vai 850-870 kg, contra 830 de um modelo “normal”. Há uma relação de 40 kg, por isso vai ter que valer a pena ou não. Estamos conversando com vários fabricantes de motor pode nos ajudar. Usaremos tanto um V8 quanto V10. Já um V6 turbo permite um motor de um volume menor. Nós fazemos a simulação. A primeira sessão terá início em janeiro no túnel de vento. O Regulamento de 2014 apresenta algumas diferenças. LMP1 terá 1,90 m em vez de 2 metros. A frente mais parecida com um carro de Fórmula 1 com um spoiler real, que irá abordar tanto a frente e a traseira. A carga aerodinâmica pode ser adaptada para os circuitos. Para nós, não falta trabalho para os próximos 15 meses.’

P. A primeira corrida do LMP2 será quando?

R. Ele foi originalmente planejado para ir a pista na terceira semana de dezembro, mas eu acho que vai ser a terceira ou quarta semana de janeiro. James Rossiter será a força motriz do desenvolvimento. Várias equipes do Campeonato Mundial de Endurance e Le Mans Series europeu têm demonstrado interesse. O nome do carro Lotus T128 é bom, mas poderia funcionar com um nome diferente de acordo com os desejos de uma equipe. Será então suficiente para alterar a aparência, especialmente no sistema óptico.Em relação ao motor, o motor de Lotus (Judd) será usado pela Kodewa e será perfeitamente possível colocar um Nissan. Há também contatos com a Honda. Judd e Nissan aspirados tem um comprimento quase igual. O motor Honda é um bi-turbo, demanda um pouco mais de trabalho. O motor Judd é bom, embora tenha um pouco menos de potencia do que a Nissan”.

P. É um desejo da empresa continuar no endurance?

R. Em paralelo com o projeto de F1, começamos este programa. Tenho 16 Fórmula 1 desenvolvidos e para mim  o protótipo é o que está mais próximo do que está acontecendo na Fórmula 1. Nós temos outros planos para o futuro no automobilismo. O que nos interessa são projetos de longo prazo. Nós também somos capazes de conduzir um GT3 se um fabricante estiver interessada”.. ‘

Ferrari faz exposição de modelos que competiram em Le Mans

Se hoje temos apenas equipes de clientes utilizando carros Ferrari em Sarthe por vários anos a equipe compareceu de forma oficial na grande Corrida. Para reviver estes belos anos o Museu de Maranello está com uma exposição que homenageia Sergio Pininfarina um dos mais celebres designers e que sempre teve fortes laços com o fabricante italiano. Os carros estarão em exposição até o dia 07 de Janeiro. Mais fotos eu vídeo podem ser vistos logo abaixo. Bom passeio.

 

Toyota TS030 eleito o carro de corrida do ano

Depois da Audi ter sido agraciada com o prémio de Motor do ano foi a vez da Toyota receber a honraria pelo belo TS030. O prémio foi concedido durante o “Professional Motorsport World Awards” em Colônia na Alemanha.

Falando pelo juri Mark Raffauf diretor de operações da Grand-Am comenda o por que do prêmio.

"O Sistema Toyota Hybrid é o primeiro de seu tipo em essência que foi bem sucedido em carros esportivos. Foi criado na competição desde o início de seu desenvolvimento, que. A equipe tem o mérito de fazer algo diferente e o sucesso veio rapidamente.Toyota LMP1 tem realizado grandes coisas em um ambiente muito competitivo, onde é difícil ter sucesso quando as tecnologias convencionais são usados. Desenvolver um sistema junto com um carro novo para ganhar e ter sucesso é realmente um desempenho notável. ‘