ACO revela data para Le Mans 2013

A ACO revelou hoje a data final para as 24 horas de 2013. Inicialmente a prova estava marcada para os dias 15 e 16 de Junho, porém depois de um pedido da FIA que não queria ter sua tão amada F1 dividindo final de semana com outra “mundial” a data ficou para 22 e 23 de Junho.

O dia do teste oficial será realizada no dia 9 de Junho e a pesagem oficial nos dia 16 e 17 do mesmo mês.

WEC Silverstone–Audi vence por pouco!

Quem esperava uma vitória esmagadora da Audi em Silverstone se enganou. A vitória veio, mas em boa parte da corrida a Toyota ditou o ritmo e por bem pouco a vitória inédita ficou com a equipe nipônica.

Grande parte das 6 horas foi dominada pela Toyota porem a vitória veio a dois fatores. O consumo de combustível ligeiramente mais alto e um carro de segurança que acabou com a diferença confortável que existira sob o carro #01 da Audi. A Toyota mostrou que tem um bom carro e que todo o desenvolvimento feito pós Le Mans foi recompensando e que o consumo pode ser determinante em uma corrida de 6 horas.

A vitória acabou nas mãos do trio vencedor de Sarthe Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Tréluyer que ainda foi prejudicada por um stop and go por ter encostado na Ferrari da equipe Krohn. O terceiro lugar ficou com a dupla Tom Kristensen e Allan McNish que não foram fatores durante toda a prova. Se tivessem no modelo híbrido com certeza a história teria sido outra.

Entre os modelos a Gasolina a luta ficou entre a equipe Rebellion e a Strakka Racing. Prevaleceu o modelo Lola que acabou em 4º lugar.

Na classe LMP2 a disputa também foi intensa prevalecendo a equipe ADR-Delta com seu Oreca Nissan. O HPD da equipe Starworks Motorsport acabou em segundo. Fechando o pódio  a equipe Signatech Nissan.

Entre os GTs a disputa foi intensa nos mesmos moldes da ALMS com uma grande alternância de posições. No começo da prova O Porsche do Team Felbermayr guiava o pelotão mas teve problemas na suspensão e para surpresa de todos por várias voltas o Aston Martin #97 se mostrou competitivo. Com tanta alternância a vitória ficou com a Ferrari #51 da equipe AF Corse da dupla Fisichella e Bruni, seguida pela Ferrari da equipe JMW. O Aston Martin fecha o pódio.

Na classe GT-AM outra vitória da AF Corse com o carro#61 do trio Perazzini, Cioci e Griffin. Em segundo o Corvette da equipe Larbre que chegou no pódio com a ajuda do brasileiro Fernando Rees. Fechando o pódio o Porsche da Felbermayr,

Com a vitória da Audi o time alemão conquistou o título antecipado do mundial de endurance. A próxima etapa será em Interlagos. Até lá.

Wolf Racing com LMP2 em 2014

Equipe e contrutor presente no campeonato EuroSeries a Wolf Racing vai produzir um LMP2 para 2014. Ivan Bellarosa diretor da equipe confirma os planos.

“É verdade que o Wolf Racing terá seu LMP2 em 2014. O projeto está bem avançado. Temos um carro, o GB08 Wolf, que se encontra no topo da categoria CN, e queremos introduzir LMP como um produto competitivo. ‘ 
O WolfGB08 domina o campeonato EuroSeries. Bellarosa não divulgou mais detalhes sobre o futuro LMP2. mas para a classe é sempre uma boa notícia novos construtores.

ELMS muda formato para 2013

O ano de 2012 não foi fácil para a ELMS, O campeonato teve várias provas canceladas e seu final será em plena Petit Le Mans nos Estados Unidos. Por conta disso a ACO e Patrick Peter organizador da ELMS resolveram mudar o formato do campeonato. Em outras palavras a ACO terá mais autonomia na promoção e divulgação das corridas.

Será criada uma Joint Venture entre ACO e Peter Auto e uma participação efetiva de Gérard Neveu diretor do WEC. Já Patrick Peter será um dos acionistas mas não o que dará a palavra final nas decisões.

Pierre Fillon presidente da ACO comente e saúda o anúncio. "Com esta decisão, mais uma vez enviamos um sinal forte aos nossos parceiros, fabricantes e equipes. Assumimos nossas responsabilidades. É para o ACO garantir o melhor futuro possível para esta série considerado um dos pilares da nossa disciplina. A ACO tem investido fortemente em sua subsidiária Le Mans Endurance Management (LMEM) para organizar eventos ao redor do mundo com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Portanto, não havia legitimidade para alargar o âmbito da sua missão. Aproveito esta oportunidade para reiterar o quanto somos gratos a Patrick Peter para seu trabalho por anos. ‘

Entrevista Gérard Neveu–CEO do WEC.

No final do ano passado o mundo ficou com um pé atrás quando foi anunciado a parceria da ACO com a FIA sobre um novo mundial de endurance. A maioria dos jornalistas ficou empovoroso visto que o ILMC teria um status de “mundial”. Porém a grande maioria não lembra do que aconteceu com o belo grupo C no início dos anos 90. Para tentar ter uma melhor imagem e principalmente tirar aquela impressão de que mais cedo ou mais tarde a parceria entre as entidades minguasse de novo Gérard Neveu foi escolhido para ficar a frente do WEC. Em entrevista ao site endurance info Gérard faz uma avaliação desta primeira fase do campeonato e os planos para o futuro.

P. Com a temporada tendo sua primeira metade concluída qual é a primeira impressão que se tem do WEC?
R. A partida da Peugeot não foi fácil de gerir e a situação económica ainda não é favorável. Para mim, o WEC realmente começa em Silverstone. Dentro das equipes, o início da temporada foi dedicada em parte para as 24 Horas de Le Mans. Podemos dizer que a 2 ª temporada começa a partir de agora. Os pilotos podem irão explorar novos mercados como é o caso do Brasil”

P. Muitos observadores esperavam uma redução de equipes depois de Le Mans o que não aconteceu. É uma satisfação?
R. “Perdemos três carros e lamento muito. Isso é muito prejudicial por não ter a Lurury Racing e o Team Pescarolo. Henri é uma figura do automobilismo em geral e em particular do Endurance e a equipe liderada por Christopher Campbell é um candidato para ganhar grandes vitórias na GTE. O objetivo inicial era sair com 30 carros depois de Le Mans. Aqui temos 35 e 30 em Interlagos’”.

P. E a chegada de novas equipes para 2013?
R. (Sorriso) Existem equipes extremamente fortes que desejam se juntar a nós. A qualidade dos pilotos é um sinal útil. Basta ver quantos pilotos de F1 estão com a gente. Em outros tempos,eles teriam ido mais facilmente para a DTM ou para os Estados Unidos. Tempo é o juiz de todos os esportes motorizados. As equipes vão querer voltar para a base do Endurance feito pela ACO. ‘
“Alguns países são candidatos a organizar corridas. A qualidade das pessoas presentes, parceiros e funcionários é cada vez mais alta. Nós não sentimos que tomamos um beco sem saída. Além disso, o novo regulamento de 2014 é ambicioso e é um desafio muito pesado. Mazda vem com um motor a diesel, a Porsche vai estar lá em 2014, OAK Racing firmou uma parceria com a HPD. Estamos falando com um monte de pessoas, tanto em protótipos quanto GTE.”.

P. A combinação de GT e Protótipo deve continuar?
R. “Já temos equipes de fábricas em ambas as classes. Isso traz uma riqueza no paddock. Não deve se opor a eles, mas estimular. Se voltarmos 30 anos atrás, o campeonato esportivo de marcas foi o topo do esporte a motoré uma coisa cíclica, não se esqueça. Nosso paddock é total ligação com o “normal”. A Resistência permite que os fabricantes se expressem. Se tomarmos o exemplo da Audi, estratégia e marketing esportivo é eficaz. A chegada do “Stand 56” Le Mans também está indo na direção certa, a fim de destacar o trabalho de novas tecnologias. É uma vitrine tecnológica. Algumas corridas vão permitir tal iniciativa. ‘

P. o futuro parece auspicioso?
R. Vamos dizer que tudo está indo como planejado. Você deve manter a atmosfera. Nós não temos o poder de uma Fórmula 1. Queremos algo popular para os espectadores. Os sinais são monitorados através da preparação de 2013. A situação econômica não nos permite aplicar dinheiro extra. Precisamos pensar em soluções e implementar para permitir que equipes continuem a desenvolver enquanto se controla os custos e reduzir o tanto quanto for possível, sem prejudicar o desenvolvimento da série.
P. O calendário de 2013 será lançado em breve?
R.Ele será revelado em setembro. É preciso uma programação consistente, mas ambicioso. Temos de dar sentido à Resistência, e este é o objetivo. Outras coisas que serão implementadas em 2013. Buscamos melhorar a divulgação das corridas. Nós já oferecemos streaming das etapas de seis horas e sabemos que sempre podemos melhorar. Cartazes de qualidade de cada corrida também é algo que nos preocupamos porque temos que respeitar os países onde estamos indo. Vou explicar em devido tempo sobre a escolha do calendário. ‘

P. Uma corrida na África é possível?
R. Eu ouvi um desenvolvedor que queria organizar uma rodada do WEC na África do Sul, mas no momento não há discussões em curso sobre este assunto. Eu não tenho nada contra ele, mas não há mais nada a dizer.
P. Poderá ocorrer rodadas do WEC em circuitos dentro de cidades?
R. “Bem, é tecnicamente possível. Esta é uma questão a se estudar, mas que seria necessário uma preparação muito longa, porque nós não podemos fazer nada em uma corrida de rua. Para o momento em que o WEC é um evento continental, deve. Nós não vamos desviar do mesmo”.

P. A classe GT3 terá espaço no WEC?
R. “A questão merece reflexão. É preciso muita humildade sobre o assunto. Temos que ouvir e observar. Novos fabricantes irão aumentar a rede. Esperamos ver carros novos e novas marcas. É verdade que o GTE está um pouco fraca este ano, não em termos de qualidade, mas quantidade. Só podemos lamentar a saída da BMW”.

P. O que podemos esperar do ano de 2013?
R. Como eu disse a reforma vai ser grande em 2014. O que investir mais e for mais rápido vai ganhar. De qualquer forma, a cópia nunca é perfeita. Tudo é uma questão de compromisso. Há campeonatos continentais e as 24 Horas de Le Mans. Você nunca pode agradar a todos. O cronograma de 2013 terá em conta a situação económica dos nossos parceiros e calendários continentais. Ir para o WEC e Le Mans faz parte para conquistar novas equipes. Podemos então ter um plano de negócios real e montagem do Campeonato Mundial de Endurance. Nós vivemos em um mundo real e não virtual. O esforço colossal da ACO em nome de novas tecnologias, É necessário harmonizar o todo. Pierre Fillon fez um monte de viagens para estar em todas as provas e em contato com o máximo de pessoas.  Tudo é feito com paixão e entusiasmo com uma quantidade colossal de trabalho. Além disso, eu estou muito orgulhoso do paddock, onde as pessoas podem entrar. O WEC em Silverstone é o segundo maior evento do circuito do ano. Eu não posso dizer mais, mas todos terão que esperar uma surpresa para o próximo ano. Não temos de ter vergonha de nada. Tudo é projetado e calculado para o futuro.Nós só podemos ter sucesso se toda a família desempenhar seu papel”.

OAK RAcing com motores Honda!

A AOK Racing anunciou que seu carro que compete na classe LMP1 e que não corre a três rodadas vai voltar.A mudança será a adoção dos propulsores Honda até o final da temporada do WEC.

Além da troca de motor Jacques Nicolet anunciou que já está em desenvolvimento um protótipo visando as regras de 2014.”É por isso que temos a intenção de construir um novo LMP1, versão 2014, no qual nosso departamento de pesquisa já começou a trabalhar. A fim de ser capaz de lutar no mais alto nível, tentaremos manter o mais competitivo possível durante esta “transição” até 2014. Também estou muito feliz por ter chegado a um acordo com a HPD desde o final da temporada. Realmente a HPD conseguiu fornecer-nos um bom motor para nosso LMP1, assim como na IndyCar. Estamos honrados que eles concordaram em fazer esse esforço para OAK Racing. 2012 é o primeiro passo para uma colaboração que esperamos instalar entre OAK Racing e HPD. Faremos todo o esforço para confirmar a opção que tomámos para um ou dois carros em 2013. O novo pacote que combina chassis OAK, motor HPD e pneus Dunlop”.

WEC São Paulo–Brasileiros por todas as classes.

De acordo com a lista divulgada pela ACO com os inscritos para a etapa do WEC em São Paulo além de Lucas Di Grassi outros pilotos brasileiros irão entrar na “onda” do endurance e participar da prova.

Temos Fernando Rees que compete com Corvette na equipe Labre Competition na classe GTE-AM. Na mesma classe porém com Ferrari da equipe AF-Waltrip teremos Chico Longo, Xandinho Negrão e Enrique Bernoldi.

Tanto Jaime Mello que compete na equipe Luxury Racing e que não está confirmada sua vinda quanto Tomas Erdos que este ano não correu em nenhuma prova por conta do abandona da equipe RML farão falta já que são praticamente desconhecidos do grande público.

WEC Shanghai–Mudanças na data da prova, Green GT rumo a Silverstone.

A data da prova de Shanghai do WEC sofreu alteração. Com data marcada para 27 de Outubro a prova vai passar para o dia seguinte 28. Segundo a organização do circuito a mudança se dá por motivos técnicos e pela quantidade de provas de suporte.Haverá muita movimentação na pista, incluindo corrida com celebridades o que deverá atrair muitos espectadores chineses e de outros países. A China é muito importante para o campeonato, porque é a economia que tem o maior crescimento no mundo. A cidade de Xangai é o lugar ideal para comemorar o fim de uma temporada de sucesso”. Esclarece Gérard Neveu diretor da ACO.


Green GT marca presença em Silverstone.

O Green GT protótipo movido a célula de combustível, e que foi apresentado nas 24 horas de Le Mans deste ano continua em desenvolvimento. Recentemente o carro passou no Crash Test obrigatório e o desenvolvimento continua.

“Os últimos testes aerodinâmicos foram em 28 de junho e validou a definição da asa e lâmina frontal.O coeficiente aerodinâmico tem sido muito reduzida, melhorando assim o potencial do H2 GreenGT em alta velocidade. Todos os elementos da célula de combustível foram  testados em bancada durante o verão. A adoção de um novo tipo de compressor de ar caiu de 70 000 para 120 000 hoje rev / min. Com este novo compressor, a célula de combustível pode agora entregar  340kW de potencia continuamente. No momento, estamos trabalhando em estratégias para controlar os motores de células de combustível e compressores, a fim de otimizar a operação. Testes dinâmicos começarão em setembro”. Revela Jean-François Weber diretor do projeto.

Pilbeam prepara retorno a LMP2 em 2014

A Pilbeam a tempos não é vista como fornecedora de equipamentos para as equipes de Endurance. Porém isso tende a mudar. Visando a temporada de 2014 e toda a mudança de regulamento o fabricante deve lançar um modelo em breve. Os primeiros testes serão realizados no final do ano na África do Sul e é por lá que a equipe começou a montagem de seus novos modelos.

O motor será fornecido pela divisão africana da Toyota com base em um motor V8 que equipa os modelos Lexus e que competiu no rali Dakar. O motor deve desenvolver 450 cavalos e potencia e traz vários componentes “verdes” que serão subsidiados pelo governo do Japão para motores com poucas emissões. O modelo da foto acima é o MP93. Depois da Bailey a África do sul vem se firmando como um polo de endurance visto que será realizada uma prova de 6 horas no começo do ano que vem.