O Oreca #22 da United Autosports liderou nesta segunda-feira, 08, a primeira sessão de 4 horas do Prólogo da European Le Mans Series no Circuito de Barcelona.
O tempo mais rápido, 1:28.979, de Marino Sato, já é melhor que o tempo da pole LMP2 da última temporada. Com o campo LMP2 e LMP2 Pro-Am tendo recebido um aumento substancial de desempenho nesta temporada no ELMS.
Além disso, o segundo mais rápido foi o #28 LMP2 Pro-Am da TDS Racing com 1:29.102, o carro nas mãos do estreante do ELMS Gregoire Saucy.
O carro #37 da Cool Racing foi o terceiro mais rápido, com 1:29.225 para Malthe Jakobsen à frente do carro #83 Pro-Am da AF Corse de Matthieu Vaxiviere e dos atuais campeões da Algarve Pro Racing. O #25 terminou em quinto mais rápido na geral e em terceiro na LMP2 com uma volta de Alex Lynn.
A classe LMP3 do ELMS
Na classe LMP3 o melhor tempo foi do #8 Ligier do Team Virage com 1:35.752 para a campeã da Michelin Le Mans Cup de 2023, Gillian Henrion. Com um quarto de segundo à frente dos atuais campeões da Cool Racing no #17, Manuel Espírito Santo.
O terceiro mais rápido foi o #35 da equipe Ultimate. Porém, o carro teve problemas trazendo a única bandeira vermelha da sessão para Jean Baptiste Lahaye, que sofreu uma queda significativa na curva T9. Felizmente, o motorista saiu ileso, mas o carro foi trazido de volta aos boxes com danos na traseira esquerda que incluíram a roda e a suspensão separadas do carro.
A classe LMGT3 fez sua estreia no ELMS e 10 dos 11 carros inscritos na temporada estão presentes. A Formula Racing está ausente após uma substancial manobra de testes em Spa. Eles estarão no local com uma Ferrari 296 GT3 substituta no final da semana.
Por fim, a sessão foi liderada por outra Ferrari. O carro #57 Kessel Racing de Daniel Serra, com 1:41.316, três décimos à frente do #55 Spirit of Race 296 nas mãos de Matt Griffin. A Ferrari #66 da JMW foi a terceira mais rápida, com Ben Tuck fazendo o melhor tempo do carro.
O mais rápido dos não-Ferraris foi o #60 Proton Porsche, que terminou a 1.150 segundos.