A equipe #22 da United Autosports conquistou a pole para a abertura do ELMS neste sábado, 13, no circuito de Barcelona, na Espanha. Sendo assim, Ben Hanley, Marino Sato e Filip Ugran largarão na frente, depois de um excelente esforço de Hanley em sua última volta, durante a qualificação LMP2.
Ao volante do #22 da equipe anglo-americana, Hanley esperava pelo segundo lugar no grid no início da sessão após sua primeira volta rápida, mas conseguiu encontrar quatro décimos em sua última turnê para ultrapassar o pole position do Barcelona em 2023, Reshad De Gerus nos segundos finais.
Resultado treino classificatório
Além disso,para colocar o tempo em perspectiva, foi mais de um segundo mais rápido que a pole pole de De Gerus no ano passado, com 1:29.396. Foi uma melhoria que era esperada, já que os carros LMP2 deste ano estão novamente com potência máxima.
De Gerus, que melhorou no final da sessão para 1:28.224 em Barcelona. Ele ainda vai largar numa posição forte, na primeira linha com o #28 IDEC Sport. O último suspiro do campeão de 2023, Alex Lynn, colocou o #25 da Algarve Pro Racing em terceiro, à frente dos dois exemplares da COOL Racing, o #47 à frente do #37.
Briga entre os primeiros
Enquanto isso, Giorgio Roda foi a estrela do show no LMP2 Pro/Am. Colocando o #77 da Proton na pole da classe com um tempo de 1:30.816. Meio segundo à frente de Tony Wells, que pressionou forte o #19 do Team Virage para garantir a primeira linha do grid em sua primeira corrida em um carro LMP2.
A Nielsen Racing terminou em terceiro, com John Falb marcando uma volta de 1:31.497 no final da sessão. Porém, mais abaixo na ordem, os atuais campeões do #83 AF Corse largarão em quinto. Com François Perrodo incapaz de chegar a um segundo do tempo da pole.
A classe LMP3 em Barcelona
Contudo, na classe LMP3, Manuel Espírito Santo levou a melhor sobre Gillian Henrion e Gael Julien numa batalha a três pela pole no Ligier #17 da atual campeã COOL Racing.
O seu tempo chegou depois dos três concorrentes terem negociado tempos rápidos ao longo da sessão. Um 1:34.761 para roubar a pole por dois décimos e meio. Gillian Henrion ficou em segundo lugar para o Team Virage, com Gael Julien, do RLR M Sport, caindo para terceiro nos minutos finais.
A DKR Engineering acabou sendo a melhor das duas equipes Duqueine na sessão. Wyatt Brichacek, que chegou ao terceiro lugar, terminou em quarto, à frente do WTM by Rinaldi M30, que ficará em quinto lugar.
Briga entre os GT3
A primeira sessão de qualificação LMGT3 na história da ELMS produziu um resultado interessante. Com três fabricantes terminando entre os três primeiros e Sarah Bovy conquistando a pole para Iron Dames.
A belga marcou 1:41.850 no #85 Iron Porsche 911 GT3 R LMGT3 após múltiplas melhorias durante a sessão para conquistar a pole por três décimos sobre o Lamborghini de Hiroshi Hamaguchi dirigido por Iron Lynx. Que ocupou brevemente o primeiro lugar após o primeiro uma enxurrada de tempos passou.
Além disso, foi um desempenho impressionante da Fórmula Racing colocar uma Ferrari entre os três primeiros. Com Johnny Laursen conduzindo o #50 da equipe para o terceiro lugar com 1:42.337.
A equipe, que esteve em desvantagem esta semana depois de perder o Prólogo, encontrou velocidade rapidamente e parte para a corrida de amanhã com chances reais de somar pontos.
Aliás, os cinco primeiros na classe de 11 carros foram completados por duas Ferraris adicionais. O #55 da Spirit of Race e o #57 da Kessel Racing, que foi um dos três carros que fizeram uma excursão fora da pista durante a sessão. Os outros dois foram o Racing Spirit de Leman Aston Martin e Iron Lynx Lamborghini.
Por fim, fora dos seis primeiros da sessão estava a outra equipe LMGT3 que teve uma semana complicada até agora, a Grid Motorsport by TF. Seu Aston Martin, que foi um chassi de substituição tardia para seu Vantage original que foi fortemente danificado em uma manobra do Prologue. Ele terminou 1,1 segundos fora da pole após a corrida de Martin Berry.