A direção do Mundial de Endurance divulgou nesta sexta-feira, 19, o EoT e BoP para as equipes que irão participar dos testes oficiais da competição no circuito de Barcelona. Os dois protótipos da Toyota estarão 10 quilos mais pesados durante os treinos.
Em termos de comparação, os TS050 estão 14 quilos mais pesados do que a penúltima etapa da temporada 2018/19 em Spa, e 40 quilos mais pesados do que em Le Mans. Com um peso inicial em 878 quilos para as três primeiras etapas do WEC, passando para 904 quilos, para as seis restantes.
O peso do Spa em maio é mais relevante do que a informação da EoT de Le Mans porque o último evento é considerado separado das rodadas mais curtas que compõem a maior parte do cronograma do WEC. A equipe Ginetta terá uma redução de 9 quilos em seus protótipos.
Isso ocorre apesar dos motores AER do G60-LT-P1 terem um peso mínimo de 833 kg, que era o número imposto a todos os LMP1s privados na Bélgica. Os Ginettas não participaram da corrida
Não foram feitas alterações no limite máximo de energia para combustível da Toyota desde o Spa, enquanto as entradas não híbridas continuarão a ter um valor “ilimitado” por volta.
Entre os GTs, o novo Porsche 911 RSR estará mais leve que seu antecessor, pesando 1.254 quilos. A Ferrari 488 GTE será 26 quilos mais pesada, enquanto o Aston Martin Vantage três quilos. O motor do 911 RSR recebeu um limitador de ar de 30,1 mm, e que tem pouca diferença para a versão que competiu em Le Mans.
Na classe GTE-Am, a segunda geração do Aston Martin Vantage terá um peso mínimo de 1.267 quilos. O GTE será 10 quilos mais pesado do que o seu irmão que compete na classe GTE-Pro e também terá uma capacidade de combustível maior.