A chuva foi a protagonista na manhã deste domingo, 22, da última etapa do Michelin Le Mans Cup no circuito de Portimão, em Portugal. Team Virage e Racing Spirit of Leman foram coroados campeões da Le Mans Cup de 2023 após a última corrida da temporada ser realizada em condições de muita chuva e com bandeira vermelha a 21 minutos do final.
Assim, na classe LMP3, o Team Virage #16 e seus pilotos, Julien Gerbi e Gillian Henrion, conquistaram o título apesar de um revés inicial. Gerbi foi atingido e jogado na brita pelo Duqueine da Murphy Prototypes Duqueine, de Torsten Kratz, na primeira metade da corrida após a largada do safety car.
Iniciou-se então, uma grande disputa entre os ponteiros e postulantes ao título. O #77 do Team Thor e o #2 da CD Sport Ligier – (ambos 21 pontos atrás) tendo a chance de perseguir o líder da corrida e conquistar o título.
Porém, na segunda metade da corrida, Colin Noble ficou em sexto e foi encarregado de guiar o LMP3 do Team Thor após a rodada de paradas com a chuva se intensificando. Enquanto isso, Kirill Smal precisaria lutar do terceiro para o primeiro lugar no CD Sport #2 e anular a vantagem de 30 segundos do Ligier #11 da CD Sport.
Entretanto, a prova esteve sob safety car faltando 33 minutos para o final, quando as condições tornaram-se quase impossíveis de dirigir. As chuvas só aumentaram e a corrida acabou recebendo bandeira vermelha faltando pouco mais de 20 minutos para o final.
Título garantido do Team Virage
Os esforços de Smal e Noble não foram, portanto, suficientes para selar o título. Já que o #7 da Nielsen Racing venceu, enquanto Smal terminou em segundo e Noble foi classificado em sexto. Isso significou que, apesar de Gerbi e Henrion terem terminado em 30º na final, suas atuações ao longo da temporada foram suficientes para selar o título por quatro pontos.
“É uma montanha-russa de emoções. Depois que bati e vi as posições, pensei que estava feito. Fomos atingidos três vezes este ano e pensei que estava perdido. Eu estou tão feliz. Levei 20 anos para conseguir um título internacional, nunca pensei que isso fosse acontecer. É um sonho que se torna realidade”, disse Gerbi.
Atrás do vencedor, o #7 da Nielsen Racing Ligier de Josh Skelton e Tony Wells e do #2 do CD Sport Ligier, o #11 CD Sport, que parecia prestes a vencer quando o safety car foi anunciado. Ele recebeu uma penalidade de 10 segundos, por uma infração de velocidade após a bandeira vermelha. Isso custou uma vitória a Shahan Haig Sakissian e Franck Chappard e os levou ao último lugar do pódio.
Disputa na classe GT3 em Portimão pelo Le Mans Cup
Já na classe GT3, o Lamborghini #63 da equipe Iron Lynx de Vincent Abril e Hiroshi Hamaguchi venceram. Porém, o título foi entregue para a equipe Racing Spirit que competiu com um Aston Martin, dos pilotos Arnold Robin e Valentin Hasse com um segundo lugar.
Aliás, a dupla evitou erros na chuva para selar o título com uma vitória e mais três pódios ao longo da campanha. Isso marca o segundo título consecutivo no Le Mans Cup da Racing Spirit of Leman, depois que a equipe de bandeira suíça conquistou o campeonato LMP3 na temporada passada.
“Foi definitivamente a decisão certa parar a corrida porque era impossível dirigi-la mesmo sob o safety car”, disse Hasse Clot. “Esta não é apenas uma boa equipe, não é apenas um bom carro. Mas é todo o crédito para eles porque acabamos de virar o volante. Eles (a equipe) estavam totalmente comprometidos, não só no caminho certo, mas financeiramente e colocaram tudo na mesa para que conquistássemos o título.”
O início da prova
No início da corrida, o Porsche #64 da Team Parker Racing liderou desde a pole e se envolveu em uma longa batalha com o Huracan, vencedor da corrida. Mas, após a rodada de paradas, Charles Bateman deu um giro na curva final que o deixou preso no cascalho. Isso o deixou para trás antes que o safety car fosse retorna-se pela segunda vez.
“Foi um ano de muito sucesso em termos de colaboração e desempenho. Mas em termos de juntar tudo, houve alguns contratempos da nossa parte, às vezes azar também. Não gosto desta palavra, mas tivemos muito azar este ano”, disse Vincent Abril, do Iron Lynx, que levou o #63 para a vitória.
“Nosso ritmo e ética de trabalho nunca foram um problema e realmente tivemos um bom desempenho sempre. Então fiquei muito feliz em trabalhar com o Iron Lynx este ano. Foi um programa não planejado criado no último minuto. Mas estou muito feliz por ter conheci um dos melhores pilotos de bronze com quem pude correr”.
“Finalmente juntamos tudo e fizemos uma corrida sólida depois de uma boa semana em Portimão.”
O pódio da classe GT3 foi, portanto, completado pelo #18 Team Parker Racing Porsche, que herdou o terceiro lugar com os problemas do #64.