A forte chuva que assolou o circuito de Daytona nesta quinta ajudou muita gente e prejudicou muita gente. Se por um lado o domínio (favorecimento) dos protótipos DP foi ofuscado pela chuva, o mesmo não se pode dizer do bom desempenho dos modelos LMP2.
Em todos os treinos os modelos marcaram os melhores tempos o que dá uma certa esperança para que finalmente um protótipo moderno ganhe a principal prova do calendário da IMSA Daytona.
O primeiro passo foi dado. o melhor protótipo da classe P foi o BR01 da equipe SMP Racing pilotado por Mikhail Aleshin que conseguiu sob forte chuva controlar o carro e marcar o tempo de 2:05.793, seguido pelo Ligier da equipe Extreme Speed Motorsports guiado pelo brasileiro Pipo Derani.
Resultado do treino de classificação.
Na terceira posição mais um LMP2, o Ligier da equipe Michael Shank Racing. Mikhail Aleshin terá a companhia de Nic Minassian, Maurizio Mediani e Kirill Ladygin. Com um maior intensidade durante a seção de treinos os tempos dos protótipos foram mais altos do que os da classe GTLM que lideram a tomada de tempo.
Por conta disso e pelas regras da IMSA, mesmo com tempos melhores os carros da classe GTLM irão largar após os protótipos da classe P e LMPC. O melhor DP vem apenas na quarta colocação, sendo o Corvette #10 da equipe Wayne Taylor Racing que tem Rubens Barrichello como piloto. Alex Wurz que estreia em Daytona ficou na quinta posição com o Ford DP #01 da equipe Chip Ganassi.
Já na classe LMPC Johnny Mowlem, pilotando o Oreca #20 da BAR1 Motorsports ficou com a primeira posição marcando 2:05.708, superando Stephen Simpson do #85 da JDC Miller por 1.705 segundos. O segundo carro da BAR1 ficou na terceira posição com Ryan Eversley com o #26.
Com uma pista menos molhada os tempos da classe GTLM foram menores do que os da classe P. Assim a pole ficou com o Porsche #911 pilotado por Nick Tandy, seguido pelo #912 de Frédéric Makowiecki. Tandy marcou 2:01.408, enquanto Makowiecki 2:02.364.
John Edwards levou o novo BMW M6 #100 para a terceira posição, seguido pelas Ferrari da Scuderia Corsa e Rizi Competizione. Se nos treinos o Ford GT ditou o ritmo, nesta seção o melhor deles o #66 fico na 9º posição em sua classe.
Na classe GTD, Norbert Siedler marcou a pole com o Porsche #73 da equipe Park Place Motorsports. Siedler, vai dividir o 911 GT3-R Joerg Bergmeister, Patrick Lindsey e Matt McMurry Seu tempo foi de 2:05.798.
Marc Basseng levou o Lamborghini GT3 Huracán #28 da equipe Konrad Motorsports para a segunda posição com o tempo de 2:06.357. Fechando os três primeiros, Leh Keen com o Porsche #22 da equipe Alex Job Racing marcando 2:06.357.