Muitas novidades para os protótipos Sigma. Pela primeira vez, um protótipo Sigma P1, de qualquer geração, acelerará no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O debut da máquina totalmente concebida e fabricada em território nacional acontece neste fim de semana, na sexta etapa da temporada 2023 do Império Endurance Brasil.
Sendo assim, o Endurance Brasil disputará pela primeira vez uma prova no circuito. A exemplo do ocorrido no último mês, na rodada dupla disputada em Goiânia (GO), serão três modelos G5 no grid, alinhados pelas equipes Sigma Kraucher e MotorCar.
Para a prova no oeste do Paraná, a expectativa da Sigma Kraucher é que os protótipos repitam os feitos das últimas etapas, na capital de Goiás e no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Nestas provas, os Sigma emplacaram duas vitórias na geral, com o modelo #444, de Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz.
Já o carro #12 venceu duas provas pela subclasse P1 Legends, com Jindra Kraucher, que integra o time de pilotos ao lado de Aldo Piedade Jr., Marcelo Vianna e Sérgio Jimenez. Nas duas provas em Goiânia, a pole também foi do Sigma, com o carro #11, de Emílio Padron, Fernando Ohashi e Arthur Gama.
O Sigma em Cascavel
Porén, na corrida em Cascavel, os Sigmas terão um pacote de atualizações aerodinâmicas. “Testamos as novidades e ganhamos muito em contorno de curvas de média e alta velocidade, que nos deixam muito otimistas com a performance em Cascavel”, destacou Kraucher, que além de piloto ocupa a função de diretor-geral do time.
“Nos anos 80, fiz algumas provas lá pela Fórmula Ford e sempre me dei muito bem lá, um daqueles circuitos desafiadores que adoro, como Tarumã e o antigo Interlagos”, relembrou.
Aliás, ele aproveitou para elogiar o trabalho das equipes MotorCar e Tech Force, responsável pelo running da Sigma Kraucher. Como fundamentais para o desenvolvimento dos bólidos.
“Com o trabalho competente destas equipes, a fábrica não precisa mais se preocupar com as operações de oficina e pista. Pois estas ficam nas mãos de grandes profissionais”, frisou.
“Introduzimos, por exemplo, a possibilidade de regulagem por barras estabilizadoras durante a volta conforme o comportamento do carro. Estamos evoluindo pela aplicação de conceitos técnicos básicos e de baixo custo. Fruto do talento e aplicação de nossos engenheiros Pedro Fetter e Evandro Flesch”, analisou Kraucher.
Por fim, a etapa do Endurance Brasil neste fim de semana será válida, além do campeonato, pela 37ª edição da prova Cascavel de Ouro. A corrida terá quatro horas de duração e acontece neste sábado (21), com largada às 11h. Haverá transmissão ao vivo pela TV no canal Bandsports e na internet pelo canal de YouTube da categoria.