O Império Endurance Brasil realiza, neste fim de semana, a penúltima etapa de sua temporada de 2023. O palco será novamente o autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), que já sediou a terceira etapa da temporada, em junho. Assim, pPara os protótipos Sigma P1 G5, a missão nesta ocasião será muito clara: repetir as vitórias obtidas naquela ocasião, quando o trio Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz venceu a prova no Sigma #444, enquanto o Sigma #12 com Jindra Kraucher, junto de Marcelo Vianna, Aldo Piedade Jr. e Sérgio Jimenez, faturou a subclasse P1 Legends.
Na volta da categoria ao Velopark, o protótipo 100% concebido e fabricado no Brasil terá o reforço do modelo #11, de Emilio Padron, Fernando Ohashi e Arthur Gama, que farão sua estreia com o Sigma no circuito gaúcho. “Tivemos alterações aerodinâmicas que foram introduzidas desde nossa última prova no Velopark. Aliás, precisamos reencontrar um acerto que nos permita sermos competitivos como fomos na ocasião anterior”, destacou o piloto e diretor-geral da equipe Sigma Kraucher, Jindra Kraucher.
Sigma pensa na estratégia
Além disso, outro desafio será lidar com a estratégia no circuito gaúcho. Desde a última etapa do Endurance, em Cascavel (PR), os pit stops obrigatórios passaram a ser realizados em uma janela ampla, entre os primeiros 30 minutos e os 15 minutos finais de prova. A medida torna especialmente desafiadora a prova no Velopark, com apenas 2.278m de extensão e voltas completadas em menos de um minuto em bandeira verde. “É uma mudança que veio para ficar. Dá mais liberdade às estratégias das equipes e, por outro lado, evita o acúmulo de carros nos boxes. Uma alteração positiva”, elogiou Kraucher.
Por fim, a prova do Endurance no Velopark terá quatro horas de duração e acontece neste sábado (11), a partir das 10h30. Aliás, a corrida passará ao vivo, pela TV no canal Bandsports e via internet no canal de YouTube da categoria.