A direção do Le Mans Cup divulgou nesta terça-feira, 07, a lista de inscritos para o Road to Le Mans, prova preliminar das 24 Horas de Le Mans. Lembrando, as duas baterias serão transmitidas pelo canal oficial da categoria pelo YouTube.
Assim, pelo segundo ano consecutivo, o evento Road To Le Mans atraiu um grid máximo de 58 carros, com 40 LMP3 e 18 GT3 programados para percorrer os 13,6 km do Circuito de la Sarthe no próximo mês.
As 39 inscrições da temporada completa da Michelin Le Mans Cup serão acompanhadas por 12 inscrições corrida por corrida na categoria LMP3 e mais 7 inscrições GT3 para as duas corridas de 55 minutos na quinta-feira, 13 e no sábado e 15 de junho.
Um total de 116 pilotos e 35 equipes, representando 23 nações diferentes. Eles competirão na 9ª edição do Road To Le Mans, que começou em 2016 com uma única corrida de 55 minutos. Desde 2017 foram realizadas duas corridas de 55 minutos, sendo a primeira na quinta-feira e a segunda no sábado, poucas horas antes do início das 24 Horas de Le Mans.
A classe LMP3 terá 40 carros, 34 Ligier JS P320 e 6 Duqueine M30-D08, todos movidos pelo mesmo motor Nissan V8.
As equipes do Road to Le Mans
Além disso, as 28 inscrições para a temporada completa são lideradas pelo atual líder do campeonato, Adrien Chila e David Droux, depois de vencer no fim de semana passado em Le Castellet #97 da COOL Racing.
David Droux também venceu a segunda corrida Road To Le Mans em 2023 e Adrien Chila fez o mesmo em 2019, então ambos sabem o que é estar no degrau mais alto do pódio em Le Mans.
A COOL Racing está empatada em 35 pontos com o #85 da R-ace GP e seus pilotos Fabien Michal e Hadrien David. Mas a equipe francesa está classificada em segundo devido à vitória da COOL Racing em Le Castellet.
Campeões retornam
Os vencedores da primeira rodada, High Class Racing, estão com 33 pontos, com Jens Moller e Tommy Foster terminando em 6º em Le Castellet. Contudo, a equipe Virage, atual campeã da LMP3, está em campo com um total de quatro carros, com duas inscrições corrida por corrida ao lado de seus dois carros da temporada completa. Com o #44 da Ligier Jamie Falvey e Mihnea Stefan em 5º lugar geral graças ao segundo lugar em Le Castellet. Estão um ponto atrás do 4º colocado #34 Inter Europol Competition de Alex Bukhantsov e Rik Koen.
Os vice-campeões de 2023 Audunn Gudmundsson e Colin Noble também estão com 18 pontos, mas a equipe do Team Thor está classificada como 6º na geral devido ao pódio do Team Virage #44 na segunda rodada.
Os campeões de 2022 na LMP3 e 2023 GT3 Team Champions Racing Spirit of Léman regressam com uma entrada em cada categoria. Outras entradas adicionais no LMP3 são cortesia de alguns dos outros regulares do ELMS.
Com o tetracampeão do MLMC DKR Engineering entrando em um único Duqueine, enquanto os campeões da equipe de 2021, Nielsen Racing, colocarão um segundo Ligier para Road to Le Mans.
Contudo, a WTM by Rinaldi Racing entrará no grid com uma única Duqueine, a Eurointernational colocará dois Ligiers e a Haegeli by T2 Racing correrá com uma segunda Duqueine junto com sua participação completa na temporada. O Graff Ligier número 9, corrida a corrida, que foi visto em Le Castellet também entrará no Road To Le Mans e o número 50 Reiter Engineering Ligier que correu em Barcelona e Le Castellet também estará inscrito no RTLM.
Seis fabricantes na classe GT3
Na classe GT3, a temporada completa de 11 carros terá 18 no Road To Le Mans nesta temporada. Com três equipes correndo no Mercedes AMG GT3 EVO ao lado dos regulares da temporada – Aston Martin, Audi, Ferrari, Lamborghini e Porsche.
A inscrição no GT3 começa pelos vencedores de duas corridas, Matthew Kurzejewski e Alessandro Balzan. Com o #51 da AF Corse garantindo 51 pontos em 52 possíveis nas duas primeiras corridas em Espanha e França.
Os dois pilotos americanos estão 18 pontos à frente de seus rivais mais próximos na Ferrari #74 da Kessel Racing, com Fran Rueda e Andrew Gilbert com 33 pontos graças a dois pódios nas duas primeiras corridas.
O Lamborghini Huracan #83 da Iron Dames está atualmente em terceiro, com Célia Martin e Karen Gaillard com 25 pontos. Graças principalmente à pole position e ao segundo lugar em Le Castellet. A Ferrari #12 da Kessel Racing de David Fumanelli e Frederic Jousset está um ponto atrás, em 4º lugar, com 24 pontos. Além da Ferrari #88 da AF Corse, de Custódio Toledo e Riccardo Agostini, está com 21 pontos, na 5ª posição geral, após duas rodadas.
Os participantes da temporada completa, Steller Motorsport, correrão com o único Audi R8 do grid. Enquanto a High Class Racing e a Proton Huber Competition correrão com os dois Porsche 911 GT3 Rs.
As demais equipes
Entretanto, a Kessel Racing correrá com uma terceira Ferrari 296 GT3 junto com as equipes suíças em duas inscrições para a temporada completa. Enquanto a AF Corse fará melhor e correrá com duas Ferrari 296 corrida por corrida ao lado de seus dois carros da temporada completa.
Aliás, os dois Aston Martin Vantage GT3 da temporada completa da equipe britânica Blackthorn deverão estar em Le Mans. Um terceiro Vantage estará nas mão da Racing Spirit de Léman. Com o campeão de pilotos de 2023 Valentin Hasse Clot sendo acompanhado por seu companheiro de equipe do ELMS, Derek Deboer.
Três Mercedes AMG GT3 EVO juntar-se-ão ao grid em Le Mans, dois pilotados pelas equipes alemãs Getspeed e Heart of Racing SPS. Enquanto o terceiro Mercedes será gerido pela Team Motopark da Áustria.
Os pontos atribuídos para cada uma das duas corridas de 55 minutos são reduzidos dos 25-18-15 pontos para o primeiro, segundo e terceiro nas corridas de 110 minutos. Além disso, o vencedor de cada corrida em Le Mans receberá 15 pontos. Além de 9 para o segundo, 7 para o terceiro e depois 6 pontos, até 1. Apenas as inscrições da temporada completa do MLMC são elegíveis para marcar pontos em cada corrida.
Por fim, a qualificação para as duas corridas Road To Le Mans ocorrerá na quinta-feira, 13 de junho. Seguido pelo Q2. A corrida 1 acontecerá no mesmo dia. Enquanto a corrida 2 na manhã de sábado, antes da 92ª edição das 24 Horas de Le Mans.