Os protótipos da classe LMP1 do Mundial de Endurance são hoje os “carros de corrida” mais avançados do automobilismo. Para conseguir domar uma fera que pode chegar a 340 km/h em Le Mans, bem como ajustar os mais diversos sistemas do LMP, existem uma série de botões e ajustes.
Os botões mais utilizados são posicionados ao longo da borda externa superior, pois são mais fáceis de alcançar com o polegar. O botão azul no canto superior direito é o mais usado – é o pisca-pisca dos faróis, usado pelos protótipos rápidos para avisar os veículos mais lentos. Quando pressionado uma vez, faz com que os faróis pisquem três vezes. À luz do dia, os motoristas mantem seu polegar sobre ela quase permanentemente, tão naturalmente o sinal de farol é mais difícil de perceber naquele momento.
O botão vermelho no canto superior esquerdo também é muito utilizado. Ele é usado para a demanda de energia elétrica a partir da bateria, o chamado “impulso”. Os motoristas podem utilizar durante uma ultrapassagem. O botão deve ser utilizado de forma prudente, já que a quantidade de energia por volta é limitado. O critério é uma volta em Le Mans, onde oito megajoules estão disponíveis. Os valores são convertidos em conformidade para circuitos mais curtos. a quantidade de energia que um piloto usa, por exemplo, no meio de uma volta para se livrar do tráfego o recurso não estará disponível para o resto da volta .
Os interruptores rotativos da esquerda e direita abaixo do visor (TC / CON e TC R) são para pré-configurar o controle de tração. Para afinar as várias configurações do motor e sistemas híbridos, os pilotos usam os botões no topo dois níveis, TF e TF + na luz amarela, MI- e MI + em azul. Abaixo deles, há os botões mais e menos na cor rosa para distribuir o equilíbrio dos freios (BR) entre o eixo dianteiro e traseiro. A partir dos botões verdes, o esquerdo opera o rádio (RAD) e um do lado direito é o botão OK para o piloto salvar as configurações vindas através do rádio. A telemetria multidirecional é proibida, os engenheiros não estão autorizados a interferir ativamente, eles só podem dar a informação e o piloto as executa.
Os botões laranja no próximo nível abaixo opera o líquido que o piloto toma. Sobre o lado direito do modo de navegação (SAIL), que é um modo de condução de economia de combustível sem aceleração do motor de combustão.O PIT, botão colorido dourado no lado esquerdo envolve o limitador de velocidade para o pit lane (60 km / h). Seu equivalente no lado direito está identificado como FCY e é o limitador de velocidade por períodos de neutralização, como quando há um “Full Course Amarelo” todos os carros tem que ir a 80 km / h.
O comutador rotativo centro chamado MULTI corresponde com os dois controladores no topo do lado de fora do volante. Quando o engenheiro de corrida, por exemplo, pede a definição “Alpha 21”, o motorista escolhe “A” com o interruptor rotativo, em seguida, ele escolhe o 2 com mão esquerda do controlador vermelho e, finalmente, o único dígito 1 pela direita verde escuro antes de pressionar o botão OK. Programas de gestão do motor ou de gestão de combustível são designados por tais combinações. O comutador rotativo verde (RECUP) é para o gerenciamento de recuperação de energia.
No centro do nível mais baixo fica o interruptor on / off para o motor de combustão (Start / Mate). Os dois controladores restantes até a metade do volante definem a quantidade de energia quando impulsionando (B – dourada e à esquerda) e oferecem a opção estratégia para o motor de combustão (S – azul e à direita). Para fazer com que os interruptores sejam vistos no escuro, suas cores são fluorescentes e responder a uma lâmpada de luz negra, situada acima do capacete do piloto.
O volante é feito de carbono, as alças de aderência são cobertos com borracha antiderrapante. Graças ao sistema de direção assistida, os pilotos podem guiar sem qualquer dificuldade. Ao segurar o volante, seus dedos tocam seis pás no verso do volante. As pás do centro são usados para trocar as marchas – puxando a a pá direita para subir e a esquerda para diminuir. As pás inferiores, operam a embreagem, as pás na parte superior operam o impulso. Outras funções importantes para a condução do LMP, não estão no volante. Intensidade da luz durante a noite, velocidade do para-brisa e volume do rádio, bem como o botão “N” de neutro que deixa o protótipo em ponto morto.