A ACO divulgou na manha deste domingo (23) em Estoril que a partir do próximo ano, os protótipos LMP3, serão aceitos no Michelin GT3 Le Mans Cup.
Tendo como iniciativa de promover a série, e atendendo um desejo das equipes de participar de provas curtas (a ELMS tem suas provas com 4 horas de duração), a Entidade levará os novos protótipos para a nova série. Em termos de premiação, serão dois pódios separados, como já acontece na ELMS.
Tal iniciativa vem depois da boa experiência, que aconteceu em Le Mans este ano com o “Road To Le Mans”, quando as duas categorias correram juntas. Mesmo com a chegada dos LMP3 na GT3 Cup, a classe também vai estar presente na ELMS, ao lado dos LMP2 e GTE.
O método de premiação continua o mesmo como nas outras classes da série. A equipe que vencer na GT3 Cup, ganhará um convite para participar do ELMS. Por outro lado, a equipe que vencer na classe LMP3 do ELMS ganha um convite para disputar as 24 horas de Le Mans na classe LMP2, no próximo ano.
Para o presidente da ACO, Pierre Fillon, a iniciativa é importante para ajudar na divulgação do Endurance. “Tem sido muito gratificante ver esta primeira temporada do novo campeonato ser concretizadas, e saber que ele corresponde plenamente com o Espírito de Le Mans. Houve um alto nível de sucesso. Este ano se formou uma boa base para crescer e desenvolver este primeiro passo na escada da resistência. Os resultados finais são uma demonstração do desempenho, entusiasmo e compromisso.”
Gérard Neveu, CEO do European Le Mans Series e Michelin GT3 Le Mans Cup acrescentou: “Na Europa, há uma crescente demanda por carros LMP3 e reconhecemos isso estendendo as opções para as equipes, fornecendo o palco perfeito. Não devemos esquecer que esta categoria protótipo foi criado e desenvolvido pelo ACO e é o primeiro passo nesta aventura fantástica que é a corrida de resistência. 2017 promete ser ainda melhor, mas primeiro temos de comemorar o fim da temporada 2016!”
Provisória Michelin Le Mans Cup 2017 Calendário
13 de maio: Monza (Itália)
17 de junho: Road to Le Mans (França)
22 de julho: Red Bull Ring (Áustria)
26 de agosto: Le Castellet (França)
23 de setembro: Spa-Francorchamps (Bélgica)
21 de outubro: Portimão (Portugal)