A Porsche fechou o primeiro dia de testes para as 6 horas de Silverstone na frente. Com o tempo de 1:39.655 o 919 #1 do trio Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber superou a média da pole da edição de 2015 da prova que foi 1:39.721.
De nada adiantou as imposições da FIA em tentar diminuir a potência dos carros. Era questão de tempo até os tempos serem superados. Outro fator que chama a atenção é o fato do 919 estar utilizando seu setup de alto downforce. Na corrida de 2015 como preparação para Le Mans a equipe optou por utilizar pouco arrasto aerodinâmico.
Tempos da segunda seção de treinos livres.
O segundo carro dos pilotos Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb ficaram com o segundo melhor tempo do dia marcando 1:41.344. Para Andreas Seidl foi um bom começo. “Embora sejam apenas as das primeiras seções, acho que podemos dizer que foi um bom início de temporada. Não tivemos problemas nas duas seções. Apesar da mudança nas condições meteorológicas e, especialmente, a chuva no início do FP1, conseguimos fazer toda a programação, incluindo uma simulação de qualificação. Nosso pacote de alta pressão aerodinâmica funciona muito bem em conjunto com os novos pneus. Isto é válido para uma pista seca como molhada. Agora estaremos analisando todos os dados para se preparar para a seção de qualificação”.
A Audi terminou o dia com o terceiro melhor tempo com o R18 #8 pilotado por Loic Duval, ficando com o tempo de 1:41.454. Em quarto com o Toyota #5 vem Kamui Kobayashi. Na classe LMP2 o Gibson 015S da equipe Strakka Racing com Jonny Kane ao volante marca 1:49.632. Em segundo na classe o Oreca 05 #44 da equipe Manor com James Jakes com um diferença de pouco mais de 0.064 segundos. Em terceiro o Alpine #36 com Gustavo Menezes, fecha os melhores colocados na classe.
A Ferrari ditou o ritmo na classe GTE-PRO. James Calado liderou com o tempo de 2:00.107. Na classe GTE-AM o Porsche da equipe Gulf marcou 2:02.081 com Rui Aguas.