A Porsche revelou hoje as primeiras fotos e especificações técnicas da versão 2017 do Porsche 911 RSR GTE. O modelo vai alinhar tanto na IMSA, quanto no Mundial de Endurance.
“Apesar de manter o design típico do 911, esta é a maior evolução até agora na história do nosso modelo GT “, disse o chefe da Porsche Motorsport Dr. Frank-Steffen Walliser. O novo 911 RSR é um carro completamente novo: suspensão, estrutura, conceito aerodinâmico, motor e transmissão. Todos esses itens foram desenvolvidos a partir do zero. A principal característica foi a introdução do grande difusor traseiro, bem como asa traseira que foi inspirada no 919 Hybrid.
“Para o 911 RSR, nós focamos em um motor normalmente aspirado moderno e leve, isso deu nossos engenheiros imensa latitude no desenvolvimento do veículo”, explica o Dr. Walliser. “Os regulamentos LMGTE estipulam a igualdade absoluta de vários conceitos, como as características de torque de turbo e motores naturalmente aspirados são alinhados”. Dependendo do tamanho do restritor, a nova unidade pode desenvolver 375 kW (510 hp)
Um novo câmbio de seis marchas também foi desenvolvido. A estrutura é construída em magnésio . Após o 911 GT3 R e o 911 GT3 Cup, a gama de opções da marca está completa. No passado, a Porsche tem levado exaustivamente o conceito do 911. Em 1996 criou o 911 GT1. Em 1998, o 911 GT1 uma versão atualizada venceu pela 16º vez as 24 horas de Le Mans.
Pela primeira vez, um carro de corrida da Porsche, está equipado com um sistema de aviso de colisão apoiado por sensores batizados de “Collision Evite System”. Mesmo no escuro, os protótipos mais rápidos são detectados com antecedência, avisando o motorista de um toque eminente. Um novo conceito de gaiola de segurança e um novo assento foram otimizados para melhorar a segurança do condutor.
Na parte interior o carro também sofreu alterações. Nova partes em fibra de carbono, configurações de suspensão e demais itens do carro também foram revistos.
O novo Porsche vai estar presente, ostentando as cores de fábrica tanto na IMSA, quanto no Mundial de Endurance. “Nós estamos muito bem preparados para isso”, diz Marco Ujhasi, Chefe do programa GT. “Desde a sua primeira implementação em Weissach em março deste ano nós cobrimos 35.000 quilómetros de testes em pistas na Europa e América do Norte, o que é mais do o desenvolvimento de qualquer outro piloto Porsche GT.”