A Porsche apresentou neste sábado, 18, seu programa esportivo para 2022. Além do Mundial de Endurance e Fórmula E, a montadora alemã irá buscar títulos e vitórias em outras categorias.
O foco principal será o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA e o Mundial de Endurance da FIA. A expansão das atividades esportivas em equipes de cliente e a preparação intensiva para o novo programa LMDh foram adicionadas ao cronograma de atividades. “O automobilismo sempre teve um papel especial a desempenhar na estratégia corporativa da Porsche e, por mais de 70 anos, usamos o palco das corridas como campo de testes para nossas tecnologias mais recentes. Hoje enfrentamos grandes desafios – tanto em termos esportivos quanto organizacionais. Estamos determinados a desempenhar um papel ativo na definição do futuro, ao mesmo tempo em que garantimos a retenção de nosso DNA do automobilismo”, disse Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
“Colocamos a sustentabilidade e a eletrificação no topo de nossa lista de prioridades”, acrescentou Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento. “Isso é algo que também se refletirá no automobilismo do futuro. Como você pode ver no desenvolvimento do eFuels em parceria com a ExxonMobil, além do nosso carro-conceito Mission R, os primeiros grandes passos nessa direção já se tornaram visíveis.” O estudo do carro de corrida Mission R totalmente elétrico causou sensação quando foi apresentado no IAA MOBILITY 2021 em Munique, por exemplo. O carro de corrida com tração nas quatro rodas que oferece até 800 kW (1.088 PS) é a visão de um carro esportivo de cliente potencial do futuro.
Fórmula E
O Campeonato Mundial de Fórmula E começará sua oitava temporada em 2022. A equipe TAG Heuer Porsche Fórmula E estabeleceu para si mesma uma meta ambiciosa para os próximos 16 eventos do campeonato mundial: o Porsche 99X Electric deve transformar seu grande potencial em uma série de sucessos. “Não há dúvida de que temos o que é preciso para vencer corridas. Os destaques da temporada passada deixaram isso muito claro”, disse Thomas Laudenbach, o homem que assumiu a direção da Porsche Motorsport deem outubro deste ano. “Nos últimos meses, nossa equipe de desenvolvimento em Weissach fez todas as modificações permitidas pelos regulamentos e estamos firmemente convencidos de que o Porsche 99X Electric será capaz de liderar o pelotão na próxima temporada.” O TAG Heuer Porsche Fórmula E A equipe está apostando na continuidade dos dois cockpits: os pilotos da fábrica André Lotterer # 36 e Pascal Wehrlein # 94 estarão no grid novamente para a equipe de Weissach em 2022. Se um dos dois desistir, Simona de Silvestro ou Neel Jani estarão prontos para começar. A nova temporada está programada para começar em 28/29 de janeiro de 2022 com duas corridas em Diriyah, na Arábia Saudita.
Dois Porsche 911 RSR entraram mais uma vez no FIA WEC
No Campeonato Mundial de Endurance, a Porsche vai colocar novamente dois 911 RSR para a temporada de 2022. Os dois carros de corrida entrarão nas próximas seis corridas sob a liderança de Alexander Stehlig, Gerente Geral de Projetos e Chefe de Operações, e terão uma equipe de pilotos ligeiramente diferente. OI italiano Gianmaria Bruni e o austríaco Richard Lietz compartilharão novamente as funções de direção do carro #91. No #92, Kévin Estre da França vai trocar de lugar com o experiente dinamarquês Michael Christensen. A dupla conquistou a vitória na classe competindo nas 24 Horas de Le Mans, três anos atrás, além de conquistar o título 2018/2019.
A primeira corrida da nova temporada está prevista para o dia 18 de março, em Sebring (EUA), e no dia 11/12 de junho de 2022, os dois Porsche 911 RSR disputarão a 90ª edição das 24 Horas de Le Mans. Eles competirão com os pilotos Frédéric Makowiecki #91 e Laurens Vanthoor.
Programa LMDh: Dane Cameron e Felipe Nasr confirmados
Dane Cameron e Felipe Nasr serão incluídos na linha de pilotos da Porsche Motorsport a partir de 2022. Cameron, o americano de 33 anos, ganhou o título da IMSA em 2016 e 2019, enquanto Nasr, ex-piloto de Fórmula 1, garantiu o campeonato na série em 2018 e 2021. Os dois novos pilotos de fábrica estarão envolvidos intensamente no desenvolvimento dos protótipos LMDh da Porsche. A gestão dessas atividades inovadoras de corrida de endurance estará nas mãos do experiente suíço Urs Kuratle. O carro de corrida híbrido de 500 kW (680 PS) está programado para completar vários testes em 2022.
A partir de 2023, o protótipo LMDh será inscrito pela Porsche Penske Motorsport no Campeonato Mundial de Endurance e na IMSA. Pela primeira vez em cerca de 30 anos, será possível competir por vitórias gerais nos clássicos de resistência em Le Mans, Sebring e Daytona. “Estamos trabalhando ao máximo com nosso parceiro Penske no desenvolvimento do novo protótipo LMDh e colaboramos de perto com o fabricante de chassis Multimatic em todos os momentos”, explica Thomas Laudenbach. “Em janeiro, começaremos os testes intensivos para garantir que estamos perfeitamente preparados para nossa estreia na competição de 2023.”
Equipes de clientes: forte presença nos EUA, DTM e nos clássicos
Na temporada de 2022, a Porsche apoiará novamente várias equipes de clientes que estarão competindo com o 911 GT3 R nos principais palcos internacionais. Na Alemanha, isso significará principalmente o ADAC GT Masters e também, pela primeira vez, o DTM, onde parceiros experientes lutarão por uma temporada inteira de corridas: Team SSR Performance tem sido extremamente bem-sucedido no ADAC GT Masters até o momento e irá estar em campo dois 911. A equipe. O piloto da Works, Thomas Preining, estará ao volante na equipe do duas vezes vencedor de Le Mans e embaixador da marca Porsche. A Porsche apoiará as duas equipes de clientes DTM com base em seu conceito testado e comprovado, que consiste em engenheiros, serviço de peças de reposição e motoristas da equipe do fabricante de carros esportivos com sede em Stuttgart.
Na série de corridas da IMSA na América do Norte, as equipes do cliente estarão novamente competindo por vitórias em 2021, após conquistar seis títulos em um ano de muito sucesso. Na nova classe GTD Pro, a Pfaff Motorsports estará lançando um Porsche 911 GT3 R com os dois pilotos Matt Campbell e Mathieu Jaminet . Mais carros GT3 colocados em campo por equipes de clientes estão planejados para a categoria GTD. Para os clássicos europeus de resistência em Nürburgring e Spa-Francorchamps, os parceiros enviarão vários 911 de Weissach para a briga. A Equipe Manthey – atual campeã e recorde nas 24 Horas de Nürburgring – estará mais uma vez competindo com uma equipe formidável. Os pilotos da fábrica Kévin Estre, Michael Christensen, Laurens Vanthoor e Frédéric Makowiecki dividirão a cabine do Porsche 911 GT3 R.
As equipes de clientes que competem no Intercontinental GT Challenge, no GT World Challenge, no FIA WEC, no European Le Mans Series e no Asian Le Mans Series, entre outros, receberão o mesmo apoio da Porsche no ano passado. Nas inúmeras séries de corrida GT4 que acontecem ao redor do mundo, que também inclui o Troféu DTM alemão, o Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport, que foi apresentado em novembro, se alinhará no grid de largada pela primeira vez em 2022. O homologado carro de corrida desenvolve 368 kW e, portanto, é significativamente mais potente do que seu antecessor. Durante o desenvolvimento do novo GT4, o foco também estava na dirigibilidade e na aerodinâmica ainda mais eficiente.
Porsche Mobil 1 Supercup antes da 30ª temporada: foco no novo Porsche Junior
O Porsche 911 GT3 Cup de 375 kW (510 cv) compete em sua segunda temporada de corridas em 2022 em várias copas únicas em todo o mundo. O foco no próximo ano estará mais uma vez na Porsche Mobil 1 Supercup. A copa unica internacional da Porsche é organizada como parte da Fórmula 1 e também alcançará um marco especial em 2022: esta será a 30ª temporada da Supertaça. Do elenco da Porsche, as expectativas são altas para o piloto alemão Laurin Heinrich, que se prepara para a competição, que compreenderá um total de oito eventos: em uma sessão de reconhecimento em novembro composta por doze participantes, o jovem de 20 anos teve uma exibição convincente e, como um novo Porsche Junior, agora receberá amplo suporte da Porsche Motorsport.