A Porsche apresentou neste sábado, 06, a nova versão do 911 RSR, que estará disputando a temporada 2019/20 do Mundial de Endurance e a IMSA. O carro foi apresentado no festival de velocidade de Goodwood, na Inglaterra.
Sendo desenvolvido desde 2017, o carro irá suceder o 911 RSR que conquistou dois títulos de piloto e fabricantes no WEC, além de vencer as 24 Horas de Le Mans. Ao contrário do que muitos previam, o carro será aspirado, tendo um motor boxer de seis cilindros, com um deslocamento maior de 4.194 litros. O motor é montado em frente ao eixo traseiro.
Uma das mudanças é o reposicionamento dos tubos de escape para sair na frente das rodas traseiras, o que, segundo a Porsche, criou um espaço extra para modificações no difusor traseiro que, por sua vez, proporciona uma força descendente adicional. Melhorias e retrabalhos também foram aplicados ao perfil aerodinâmico do carro, câmbio com seis velocidades e aviso de colisão.
O diretor da divisão de automobilismo GT da Porsche, Pascal Zurlinden, disse que 95 por cento do carro é novo. “Os únicos componentes que mantivemos inalterados do antecessor são os faróis, sistema de freio, embreagem, banco do motorista e partes da suspensão”, explicou ele.
“Analisamos exaustivamente todas as campanhas de fábrica e de clientes com o Porsche 911 RSR. Nossos engenheiros perceberam espaço para melhorias em várias áreas. Fizemos progressos significativos no desenvolvimento do nosso carro para o próximo período de homologação de três anos, especialmente nas áreas complexas de dirigibilidade, eficiência, durabilidade e facilidade de manutenção”.
O carro fez sua estréia na pista de Weissach, da Porsche, em agosto passado, enquanto realizou seu primeiro teste de resistência em março.
Isso envolveu 30 horas de operação contínua em Paul Ricard, incluindo insumos das equipes operacionais CORE da Manthey e da IMSA, com o carro percorrendo cerca de 6.000 km no total. Ele também realizou testes no circuito de Monza.
“Ao desenvolver o novo Porsche 911 RSR, foram obtidas informações substanciais e adotadas com o seu antecessor”, disse o vice-presidente da Porsche Motorsport, Fritz Enzinger.
“Desde 2017, o 911 RSR nos rendeu mais de 20 vitórias no campeonato mundial, bem como em séries de longa distância na América do Norte e na Europa.”
“Nosso trabalho no desenvolvimento foi tornar um carro muito bom ainda melhor. Os engenheiros da Weissach implementaram isso perfeitamente em todos os aspectos ”.
O novo porsche será visto nas 4 Horas de Silverstone, primeira corrida da temporada 2019/20 do WEC. NA IMSA ele irá fazer sua estreia nas 24 Horas de Daytona em 2020.