Nos primeiros ensaios para o GP da Bélgica, André Lotterer afirmou que o Caterham no qual vai realizar seu primeiro GP é nitidamente mais lento que o Audi R18 no qual compete em Le Mans e no Mundial de Endurance.
Mesmo o carro da Caterham sendo um dos carros mais lentos do grid, o tipo de impressão passada por Lotterer, não era o que os dirigentes da F1 gostariam de ouvir, visto o crescente interesse de diversos fabricantes nas corridas de Endurance.
Para o tricampeão de Le Mans o F1 é até mais rápido, porém… “Há muito mais poder, o que seria ótimo ter isto em meu Audi, mas são universos opostos,” disse o piloto ao site Sky Sports F1. “Acho que nossos pneus Michelin são um pouco melhores, podemos fazer mais de 700 km com um jogo, além de termos mais downforce nas curvas. Então, isso foi a coisa mais surpreendente, mesmo com menos downforce por conta do circuito, espero que o carro se comporte melhor até a prova. Mas você tem que se acostumar a isso.” Disse.
Por conta da sua participação na F1, o piloto não vai competir na “Super Fórmula Japonesa”, aonde ocupa a segunda colocação no campeonato. Mesmo assim não se arrepende da escolha pela F1.
“Há três semanas recebi um telefonema da equipe e acabei ficando em um dilema”, acrescentou. “Competir na Fórmula 1 sempre foi algo quis fazer e surgiu a oportunidade. Com certeza é um grande desafio entrar assim e chegar a estas velocidades e aprender tudo, mas não tenho muito a perder, é uma boa oportunidade e minha carreira não depende deste campeonato por isso estou bastante relaxado.” Completou.