A primeira das três sessões classificatórias válidas para a definição do grid da edição 2016 das 24 Horas de Le Mans apenas confirmou a previsão de Bruno Senna: sem a mesma eficiência aerodinâmica, o Ligier JS P2-Nissan da RGr Sport by Morand não foi páreo para os rivais Oreca e Alpine, terminando em 13º entre os 24 protótipos da categoria LMP2 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. Com a perspectiva de chuva a partir do final da tarde desta quinta-feira na região oeste da França, a tendência era de que as posições de largada provisórias se transformassem em definitivas depois das duas últimas tomadas de tempo da noite.
Porsche lidera segunda seção classificatória
Bruno defende a co-liderança entre os pilotos ao lado dos parceiros, o português Filipe Albuquerque e o mexicano Ricardo Gonzalez. As dificuldades em termos de velocidade pura na mais tradicional prova de resistência de todo o mundo, válida pela terceira etapa da temporada, já eram esperadas. “Na verdade, Oreca e Alpine são o mesmo carro. Eles são mais estreitos e têm muito menos arrasto aerodinâmico”, comparou. “Mas a diferença não são esses quatro segundos que os resultados mostraram. Não conseguimos encaixar a volta no momento mais rápido. Dava para melhorar em torno de um segundo. Mesmo assim, o melhor Oreca deve estar 2,5 segundos mais rápido que a gente.”
Nos boxes da equipe mexicana, o primeiro confronto direto com os adversários mereceu uma análise serena. “Numa corrida desta duração, a velocidade é apenas um componente a mais. Outras variáveis é que vão decidir, como a estratégia, o consumo de pneus e combustível, o trabalho nos boxes, a troca dos pilotos… Além, é claro, de evitar confusões na pista, principalmente com os carros mais lentos da GT Pro e Am, especialmente no período da noite”, lembrou Bruno.
Por suas características de maratona, as 24 Horas de Le Mans distribuem pontuação dobrada, o que amplia a sua importância no calendário do campeonato. Amanhã, como acontece habitualmente, não haverá atividades de pista. Nos boxes, no entanto, engenheiros, mecânicos e os pilotos trabalharão nas últimas decisões em relação ao acerto dos carros e das táticas iniciais. A largada está prevista para as 10 horas (Brasília) do sábado, com transmissão ao vivo pelo Fox 2 das 9h30 às 16 h.