A Porsche está expandindo a família Panamera com a chegada de uma nova versão: O Panamera Sport Turismo será apresentado no Genebra Motor Show entre os dias 7 a 19 de março. Serão cinco versões diferentes em exposição: Panamera 4, Panamera 4S, Panamera 4S Diesel, Panamera 4 e-hybrid e Panamera Turbo. O novo carro mantém o DNA Porsche. Com potência de 404 kW / 550 HP, é mais versátil do que qualquer outro modelo desta classe. Com uma grande espaço para bagagem, o novo modelo Panamera oferece a combinação perfeita de utilização diária e flexibilidade máxima. “Para a Porsche, o Panamera Sport Turismo é um passo à frente em um novo segmento, mas mantém todos esses valores e atributos que são característicos da Porsche”, diz Michael Mauer, diretor de Estilo Porsche.
Do ponto de vista tecnológico e de design, o Sport Turismo utiliza todas as inovações introduzidas a nova linha de modelos Panamera lançado no ano passado. Estes incluem assistentes de pilotagem (Porsche Advanced Cockpit), controle de cruzeiro adaptável, e controle de chassi, o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC Desport) sistema de estabilização eletrônico e motorizações potentes. Além disso, todos os veículos Panamera Sport Turismo estão equipados com Porsche Traction Management (PTM) – um sistema de tração integral ativa controlado eletronicamente e dupla embreagem. A partir dos modelos S, suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras também é fornecido como equipamento de série.
O design e conceito de um automóvel desportivo polivalente
Assim como o estilo coupé do Panamera, o novo modelo é caracterizado por suas proporções muito dinâmicas – um reflexo perfeito do DNA de design Porsche. O veículo é mede 5.049 milímetros de comprimento, 1.428 milímetros de altura e 1.937 milímetros de largura, enquanto a distância entre eixos mede 2.950 milímetros. A silhueta é ainda caracterizada por saliências em todas as partes. As rodas são de até 21 polegadas.
A partir da coluna B, isto é, desde o início das portas traseiras, o Turismo Sport apresenta um design traseiro completamente original. Acima do “ombro”, uma linha de janela alongada, igualmente longa, contorna o teto. Na traseira, a tampa do compartimento de bagagem, tem formas sutis.
Spoiler atua de forma adaptativa
Na parte superior do veículo, o teto se estende para um spoiler adaptativo. O ângulo do spoiler é definido em três fases, dependendo da situação de condução e as configurações de veículo selecionado, gera um downforce adicional de até 50 kg no eixo traseiro.
Até a velocidade de 170 km/h, o elemento de guia aerodinâmica – um componente central do sistema do Porsche Active Aerodinâmica (PAA) – permanece na sua posição retraída com um ângulo de menos de sete graus, o que reduz o arrasto e, assim, otimiza o consumo de combustível.
Acima de 170 Km/h, o spoiler desloca-se automaticamente para a posição de desempenho com um ângulo de mais um grau, aumentando assim a estabilidade de condução e dinâmica lateral. Quando no modos de condução Sport and Sport Plus, o spoiler desloca-se automaticamente para a posição de performance em velocidades de 90 km/h para cima. PAA também fornece assistência ativa, adaptando o ângulo do spoiler para uma inclinação além de 26 graus quando o teto de abrir panorâmico estiver aberto a uma velocidade de 90 km/h ou acima. Neste caso, o spoiler ajuda a minimizar o ruído do vento.
Três assentos na traseira redesenhada
O modelo é o primeiro Panamera a ter três bancos traseiros. Os dois assentos exteriores, são individuais – de acordo com o modelo escolhido, dando o máximo conforto dos passageiros – produzindo assim uma configuração 2 + 1 na parte traseira. Como opção, o Panamera Esport Turismo também está disponível em uma configuração de quatro lugares com dois assentos individuais ajustáveis eletricamente na traseira.
O desenho do teto, permite a fácil entrada e saída na parte traseira do veículo e garante uma maior folga para a cabeça. O compartimento de bagagem pode transportar até 520 litros no Sport Turismo. Com os bancos rebatidos, a capacidade sobe para 1.295 litros.
Modelo conta com cinco opções de motorização
O Panamera Esport Turismo, já pode ser encomendando a rede Porsche. As primeiras entregas estão previstas para o dia 7 de outubro deste ano. Fora da europa, o prazo se estende para novembro. O valor do carro na alemanha, parte de 97.557 euros (em conversão direta para o real R$ 317.840). Os motores são os mesmos utilizados no Panamera sedan. O mais “simples” será o Panamera 4 Sport Turismo (243 kW / 330 hp), seguido pelo Sport Turismo Panamera 4 E-hybrid (340 kW / 462 hp de energia do sistema), Panamera 4S Sport Turismo (324 kW / 440 hp), Panamera 4S Diesel Sport Turismo (310 kW / 422 hp) e Panamera Turbo Sport Turismo (404 kW / 550 hp.