ALMS–Lista de inscritos para Rod América e Solidariedade

Em um mundo como o do automobilismo tudo gira em torno do dinheiro. Se não fosse assim com certeza não teríamos carros correndo para ver quem chegaria na frente. Fomos assombrados a algumas semanas pela porquidade que a Ferrari fez com Massa e tantas outras coisas que tem manchado o nome da F1.

Ao contrário do que ocorre na Europa o automobilismo americano é mais forte em termos de dinheiro. O orçamento da Nascar é maior do que muitos países subdesenvolvidos e por causa disso atrai cada vez mais empresas e principalmente publico. Outro ponto que faz o clima mais “família” é o fato da maioria dos circuitos americanos não ter arquibancada. Você pode acampar, fazer seu churrasquinho e se divertir. São fatores que deixam o publico fiel e criam intimidades com pilotos e equipes.

Como foi noticiado aqui o Porsche RS Spyder da Cytosport sofreu uma grave acidente e o piloto Greg Pickett graves fraturas no corpo. Em um gesto inédito várias equipes incluindo seu principal rival a Highcroft se prontificaram a ajudar a reconstruir o Porsche e ainda botou em seu carro a frase “ Greg – Get Well Soon” Em uma tradução básica Greg volte logo. Isso mostra a seriedade e hombridade que equipes e principalmente pessoas tem com o próximo. Lembrando que a Highcroft luta diretamente com a Cytosport pelo título deste ano.

Outro exemplo de solidariedade foi a ajuda que a equipe Dyson Racing deu para o Lola #12 da Autocon Motorsports que estava com problemas sérios na caixa de marchas e não tem aquele orçamento generoso que grandes equipes da ALMS tem. Mais pelo amor ao esporte e principalmente pela vontade de ver a competição cheia de carros Dyson fez de tudo para o rival conseguir largar. Agora isso é possível na F1?

Seja lá ou cá todos querem ganhar esse é o sentido de uma corrida de carros ver quem chega na frente, quem anda mais. A diferença entre categorias é equipes é que algumas querem vencer a qualquer custo outras querem vencer competindo… nem preciso dizer qual é o melhor jeito né?
Agora falando da próxima etapa no belo circuito de Elkhart Lake e ALMS divulgou a lista provisória de inscritos para a etapa. Ao todo 34 carros irão competir no evento sem grandes mudanças. Era esperado a participação do Lola Aston Martin mais este deve apenas aparecer em Petit Le Mans.

ALMS–Mid Ohio–Rescaldo

Tudo podia ter sido diferente.

Os rumos da corrida poderiam ter sido outros se o Porsche que aparece reluzente ai em cima não tivesse sido destruído durantes os testes. Porem o que se viu foi uma maior competitividade por parte dos Lolas. A vitória da Dyson Racing reforça isto. E de certa forma preocupa também pois tanto o acidente do Porsche como a perda de rendimento do Lola da Dryson Racing se devem a má performance de pilotos-donos de equipes em veículos de ponta.

Quem não gostaria de comprar um Porsche ou uma Ferrari e ir para a pista? O que falta para este segmento é treinamento e preparação. Infelizmente com cada vez mais grids vazios temos que assistir a este tipo de acidente que só não foi mais forte e trágico pois o carro foi bem construído.
“Depois de uma bela vitória em Lime Rock todos esperavam outro triunfo da equipe o que infelizmente não aconteceu. É uma pena porque o carro foi reconstruído depois da nossa vitória em Lime Rock e a equipe tinha grande expectativa para a corrida. Anteriormente, os engenheiros foram capazes de triunfo sobre os problemas. O importante é que Greg esteja bem” Afirma Geroffrey Carter chefe de equipe.

Para a competitividade do campeonato a vitória do Lola Mazda foi providencial visto que uma primeiro lugar do Acura da Highcroft Racing deixaria a coisa mais complicada para o Porsche. Até o momento a disputa está 123 para o time verde e 100 pontos para o time branco.

Jaime Melo não terá um trabalho fácil para conquistar mais um título

Na GT2 a vitória de Jaime Melo bota ainda mais ação para a próxima etapa em Rod America. O líder da classe é o Porsche da Flying Lizard com Joerg Bergmeister e Patrick Long com 103 pontos seguidos por Jaime Melo  e Gianmaria Bruni com 95 pontos e o time da BMW com Bill Auberlen e Tommy Milner com 92 pontos. Não será algo fácil para Jaime Melo visto que ele tem tirado a diferença para os outros competidores literalmente no braço e as longas retas de Roas Atlanta beneficiam o Porsche. Resta esperar para ver.

Vídeo promocional da Level 5 Motorsport

ALMS – Mid Ohio

 
Dyson finalmente ganha na ALMS

As corridas disputadas em Mid Ohio sempre são um prato cheio quando o assunto é disputas e como na ALMS disputas é o que não falta tudo acabou bem.

Acabou bem para a equipe Dyson Racing que teve sua primeira vitória depois de 2 anos de categoria. Mais não foi uma vitória fácil. desde a largada teve um intendo embate com os dois lolas das equipes Intersport e Dryson Racing que costumam ser fortes no começo e por erros de seus pilotos acabam ficando pelo caminho. O pole Jon Field bem que tentou mais não conseguiu ficar na pista por muito tempo. Nas voltas finais a disputa entre o #16 e o Acura de David Brabham se acirrou a ponto do vencedor chegar a míseros 0.506 de diferença. Os dois foram os únicos a dar 119 voltas. O mais próximo chegou 4 voltas atrás.

 
O Vencedor da LMPC

Entre os PC que correm com equipamento Oreca a vitória ficou com Tucker e Bouchut, seguido pelo #52 pilotado por Luiz Diaz e Gonzales.

 
Jaime Melo a um paço do título

Na competitiva classe GT a vitória ficou com o brasileiro Jaime Melo também chegando colado e disputando posição até a linha de chegada com o Corvette de Beretta e Gavin. Em terceiro o BMW da dupla Auberlen e Milner. Os principais concorrentes do brasileiro o Porsche da equipe Flying Lizard da dupla Bergmeister e Patrick Long.

 
#54 ganha entre os Porsche GT3

Na GTC a vitória ficou com a dupla Pappas e Bleekemolen a frente de Curtis e Sofronas.

A próxima etapa da ALMS será dia 22 de Agosto em Road América

LMS–1000km de Hungaroring–lista provisória

Também temos a lista provisória e esta pode ser chamada de provisória para os 1000km de Hungaroring quarta etapa da LMS. Entre os P1 o destaque é a volta da equipe Beechdean-Mansell Motorsport, que não deve ter Nigel Mansel no volante e sim seus dois filhos. O leão volta apenas na etapa de Silverstone. Os outros modelos são os conhecidos Peugeot da Oreca, Lolas da Rebellion e o Aston Martin da Signature Plus.

Já na P2 a volta dos belos Lolas da Racing box e a estréia do MG Lola EX265 da equipe RLR.  Também estão confirmados o brasileiro Tommy Erdos no Lola da RML, Strakka Racing e a Race Performance com o Radical SR9.

Na Fórmula LMS os mesmos protótipos da etapa portuguesa DAMS, Hope Polevision Racing a Boutsen Energy Racing, JMB Racing e Applewood Seven.

Já na GT1 serão dois Saleen da Larbre Competition com a participação do brasileiro Fernando Rees e o da Atlas FX-Team.

Na GT2 serão 3 Porsches da Felbermayr Proton que irão disputar a vitória com as 3 Ferrari da AF Corse. Jaime Melo e Gimmi Bruni como estarão competindo pela ALMS em Petit Le Mans ainda não tem seus nomes confirmados. A corrida que terá uma parte disputada a noite será uma das mais competitivas da temporada.

ALMS–Mid Ohio–lista provisória

E já começaram os trabalhos para a próxima etapa da ALMS no próximo final de semana. Ao todo 34 carros irão participar em um dos traçados mais tradicionais dos Estados Unidos. Além dos carros comuns ao campeonato uma grata surpresa para quem é apaixonado por protótipos, o Radical Nissan da equipe Libra Racing.

O protótipo é o mesmo Radical que em 2009 estava na equipe de Ian Dawson e tinha o nome de Eco Racing, O novo motor é um Nissan V8 de 4 litros.Os pilotos serão Andrew Prendeville, o outro nome ainda não foi confirmado. Outro destaque é o #12 Lola B06/10 da Autocon Motorsports, pilotado por Bryan Willman e Tomy Drissi.

A nova pintura do Radical. Cara não tão nova na ALMS

De resto os mesmos nomes e equipes que correm regularmente no campeonato. Serão 7 LMP, 13 GT, 6 LMPC e 8 GTC.

Abaixo dois vídeos que mostram um pouco do belo traçado.

F1–Hungria – Opinião

A F1 sempre foi e sempre será uma “sociedade” movida por uma reação depois de uma ação nem sempre boa. Quem assistiu a corrida da Hungria percebeu como é bom para o esporte um escândalo como foi o que assistimos na Alemanha.  O número de punições durante a corrida mostra que a FIA está mais atenta as “burradas” dos pilotos e ao famigerado jogo de equipe.

Por outro lado os pilotos estão mais “soltos” e o que se viu é que a atual geração não aceita tudo assim tão facilmente. A bronca que Vettel deu no comissário minutos antes de ir ao pódio demostra isso.  No meu entendimento não foi justa. Em valência vários pilotos foram punidos por andar rápido demais atrás do carro de segurança, agora o jovem alemãozinho foi punido por andar mais lento. Daqui a pouco os pilotos vão ter medo de largar com o carro no sinal verde no inicio da corrida.

A FIA consegue com suas inúmeras regras e manias acabar com a graça dos esporte. Para os pilotos resta decorar um livro que não é pequeno com o que se pode ou não fazer durante uma corrida. Muito se falou do desempenho dos carros da RBR em um circuito travado e a grande maioria mais uma vez queimou a língua, O time do energético mais uma vez sobrou perante os concorrentes. A Mclarem teve um final de semana triste com o abandono de Hamilton e Button fazendo uma corrida burocrática. A única que conseguiu algo mais pelo traçado travado do que pelo bom desempenho foi a Ferrari.

Alonso soube segurar Vettel de certa forma fácil. Nem sempre quem está na frente tem o melhor angulo de combate mais Alonso fez jus ao bom piloto que é. Por outro lado Vettel desapontou com um carro nitidamente melhor faltou coragem do jovem galego para com o bicampeão. Para todos os que acham que ele é um fenômeno não faltou um pouco de vontade para fazer uma ultrapassagem?

Em comparação com outro menino prodígio Hamilton, Vettel tem muito que aprender. Nem em seu primeiro ano na categoria Lewis fez tantas burradas a não ser a de não trocar os pneus no GP da China de 2007 quando atolou seu carro na entrada dos boxes. Mesmo pensando no campeonato ele poderia ter feito algo contra Alonso. Pena que o medo não deixou.

Felipe Massa também fez uma corrida sem grande destaque, se limitando a levar o carro para os boxes no final da corrida. O que todos esperavam era que ele saltasse para cima de Alonso na largada e observar como seria o comportamento de ambos. Massa já declarou que não irá mais fazer este tipo de tramóia o que em se tratando de Ferrari eu duvido muito, mas como cada um é dono das suas palavras nos resta acreditar. Nesta corrida Alonso foi superior e infelizmente essa é uma verdade que nós brasileiros temos que admitir.

A Hungria nos reservou uma boa surpresa. A ultrapassagem de Rubinho em cima de Schumacher. uma ultrapassagem feliz que poderia ter sido uma tragédia se o muro fosse um pouco mais longo. O ato de Schumy só reforça uma coisa. Que os campeões de hoje em dia não tem a hombridade dos grandes vencedores da categoria. Os atos que Alonso vem mostrando seja na pista e fora dela e o longo histórico da canastrisse de Schumacher  desde a primeira batida em Damon Hill em 1994 são os reflexos de uma categoria sem lei que pensa apenas em vender nomes e não exemplos. Nunca mais iremos ter um Fangio, ou um Senna que lutava até a última volta mais sempre de forma limpa e honesta. Não conheço episódio desses dois pilotos que tenham posto a vida de um colega em risco desnecessariamente. Senna teve aquele triste episódio com Prost em 1991  mais anos depois os dois reconheceram que muitos tiros daquela guerra poderiam ter sido evitados.

Duvido que Alonso alguma vez veio e falou algo para Massa ou mesmo Schumacher para Rubinho. Sempre fui um fã de Alonso e para mim seu maior mérito foi ter ganho do Alemão com um carro inferior. Qualidade que se demostrou tanto no ano passado com a Renault quanto este ano com a Ferrari que não são carros de ponta. Ao contrário de Schumy que sempre teve uma equipe inteiro a sua disposição e por que não dizer uma categoria não está demostrando 1% das qualidades que os entendidos de F1 costumam enaltecer.

Se Schumacher fosse punido por todos os jogos de equipe e batidas que deu duvido que teria os 7 títulos. Nos resta torcer para que tipos como Schumy e Alonso e suas atitudes não influenciem novos pilotos e que a F1 seja de novo uma categoria honrada. A próxima prova é o GP de SPA bela pista aonde provavelmente teremos uma bola atuação da RBR junto com a chuva que adora aparecer por aquelas bandas. E chuva + F1 + pilotos obstinados é sempre sinônimo de boa corrida.

Novo Lola B11/80


Depois do lançamento do Lola B11/40 a Lola tradicional fabricante de carros e tudo o que se move lança a versão coupe o Lola B11/80. O modelo não é muito diferente do utilizado hoje tanto na LMS quanto ALMS. O protótipo pode correr tanto na classe P1 quanto P2 e tem a opção de vários motores disponíveis BMW, Ford, Acura, Jaguar e Judd.

A principal diferença se comparado com a atual geração a 10/80 é sem duvida a barbatana de tubarão sobre a carenagem traseira medida imposta pela FIA para em caso de acidente o LP não levante voou. Se isso tivesse realmente efeito a RBR de Mark Webber não teria levantado suas asas na prova de valência. Ele também tem uma distancia entre eixos maior se comparado ao atual modelo.

Como é de costume os clientes Lola além do carro tem a disposição estoque de peças, testes em túnel de vento e chassi extra e um mapeamento completo do carro por telemetria.


Os atuais Lolas correndo na ALMS


O belo Lola da Rebellion Racing

 
Lola da RML

F1–Rescaldos da vergonheira

Nunca fui de fazer duas colunas sobre um GP de F1 mais a corrida da Alemanha merece um segundo tempo. Ontem foi o dia de ler o que a “imprensa” especializada comentou, acompanhar blogs, ler criticas de outras pessoas. Claro que nessas horas a gente lê muita besteira pois todo mundo conhece as entranhas da F1 desde criança. Parece que todos são iguais a técnicos de futebol sabem tudo.

Pois é, mais quero por outro ponto de vista da coisa. Acredito que assim como eu a grande maioria das pessoas tem seus empregos, muitos lutaram por eles. Nada na vida foi fácil para muitos. Acredito que para Felipe também não foi, mesmo sendo de uma família de classe média alta ser piloto de F1 e se aventurar pela Europa ainda na adolescência requer coragem e principalmente dinheiro.

Massa sempre teve um talento a mais do que pilotos como Rubinho, ou Cristian Fittipaldi quando chegaram na categoria, tanto é que foi demitido da Sauber por não saber dirigir o carro conforme a equipe queria, ou ele corria ou ele batia e numa categoria sempre preocupada com gastos isso não era bom.´

Até conseguir seu emprego na principal equipe de automobilismo no mundo Quem não gostaria de pilotar para o time italiano? 100% dos pilotos gostariam de correr pela Ferrari, quem dizer que não gosta vai estar mentindo. Felipe conseguiu por mérito próprio pois nunca teve tanta grana para “comprar” sua vaga e dinheiro é uma coisa que a Ferrari não precisa.

E assim como toda organização Felipe e Alonso são funcionários, muito bem pagos por sinal e estão sujeitos a ordens. Quantos de nós já não recebemos ordens dos nossos superiores mesmo sabendo que seria algo errado? Que mesmo quando questionamos tal ordem muitas vezes escutamos “ se você não faz tem 10 que façam”.

Não digo que Massa não tenha sua culpa na história pois fazer cara feia quando saiu do carro e tratar frio Alonso não vai ajudar em nada. Visivelmente chateado e com razão Massa não tem muito do que reclamar. Alonso foi mais esperto que o brasileiro mostrando que estava rápido e se valeu é claro dos seus dois títulos. e a Ferrari que não está a 60 anos na F1 a toa fez o que devia fazer.

Claro que não é assim que as coisas funcionam mais nem sempre o que é certo é valido para a Ferrari e para a F1. Se hoje o time italiano está mandando e desmandando na categoria é por conta da má fiscalização da FIA. A FIA sempre teve medo que a Ferrari saísse do campeonato e levasse com sigo 80% dos consumidores que compram produtos da F1.

Essa vergonheira vem desde a era Schumacher. Naquele momento a punição deveria ter sido imposta. A McLarem no caso de espionagem quase foi excluída do campeonato bem como a Renault perdeu seus dirigentes. Nos dois casos os times eram culpados e recebem uma punição. Na época a Ferrari foi a julgamento? Agora com a ultrapassagem de Alonso uma multa “leve” como foi esta dada para o time italiano vai mudar alguma coisa? Não. O vencedor deveria ser Vettel e os dois pilotos desclassificados.

Infelizmente a FIA tem medo que equipes tradicionais troquem de categoria. O avanço da LMS já foi notada. Tanto Ferrari como Renault já se mostraram interessadas nos moldes de corrida de enduro pela proximidade que os fãs consumidores tem com os pilotos e carros. Se a F1 não começara punir as coisas que realmente interessam para o bem da categoria seus dias estão contados. Quem vai assistir uma corrida onde o melhor piloto não é o vencedor? Apenas para deixar claro como o consumidor pode influenciar as coisas. Depois que gugu mostrou os falsos ladrões em seu programa e foi desmascarado voltou a fazer sucesso? Que patrocinador vai querer sua marca vinculada com uma falsa vitória? o banco ING voltou a patrocinar a Renault depois dos rolos envolvendo Nelsinho Piquet?

Hoje vale mais a pena ver uma corrida do WTCC ou ALMS para ver como a competitividade é bom para uma corrida. Acorda F1.

ALMS–Lime Rock– Opinião


A competitividade rolou solta em Lime Rock

Tivemos neste final de semana F1 e ALMS, enquanto uma a cada dia se queima com tramóias e jogos de equipe a outra busca em soluções simples o tempero para uma boa corrida.

Quem acompanha as corridas americanas sabe que o termo “autódromo” não se aplica na maioria das pistas do hemisfério norte. As arquibancadas são praticamente inexistentes pois a maioria dos circuitos é dentro de parques aonde as famílias podem acampar e curtir a natureza. Os traçados muitas vezes estreitos e antiquados são um prato cheio para boas disputas e acidentes, bem ou mal é isso que leva as pessoas a uma corrida de automóveis. Mesmo sua irmã “rica” a LMS muitas vezes os fãs estão longe dos carros e não podem ver a agitação dos boxes.

Porsche avança no campeonato.

Com todos estes predicados tivemos uma boa apresentação em Lime Rock aonde a chuva e a pista apertada ditaram o ritmo e deixaram pelo caminho bons competidores dando ao Porsche Rs Spyder uma vitória que não vinha desde a finada equipe Penske ainda em 2008. Sempre falei que nunca se deve subestimar um Porsche pois além de nunca quebrarem podem surpreender.

Entre os PC a vitória ficou com o #99

Surpreenderam todos os 5 protótipos da classe principal. Como sempre os Lolas da Equipe Drayson, Dyson e Intersport começaram com uma ótima largada, mas erros principalmente de durabilidade deixaram eles pelo caminho.

Assim a briga ficou entre o Porsche Rs de Greg Pickett e Klaus Graf e o Acura de David Brabhan e Simon Pagenaud, estes que foram os únicos que completaram 171 voltas. A vitória só foi decidida depois de uma disputada lado a lado com os dois aonde prevaleceu o Porsche que jogou o Acura para fora da pista. Mesmo recebendo uma punição pela batida o tempo perdido com o stop & go foi menor do que o tempo que Brabhan levou para trocar o pneu e voltar ainda a pista. O terceiro colocado acabou sendo o Lola de Jon e Clint Field porem  31 voltas atrás dos líderes.

Porsche também faturando na GT

Na classe PC a vitória ficou com a equipe Green Earth pilotado por Gunnar Jeannette e Elton Julian. Os líderes da classe Scott Tucker e Christophe Bouchut não chegaram a largar.

Andy Laly e Henri Richard faturam na GTC
Na GT o troféu acabou nas mãos Joerg Bermeister e Patrick Long depois de um intenso embate com o BMW de Bill Auberlen e Tommy Milner. Em terceiro outra BMW nas mãos Dirk e Joey Hand. O brasileiro Jaime Melo terminou em quarto lugar. A próxima etapa será em Mid –Ohio um traçado apertado como manda o figurino entre os dias 5 e 7 de Agosto. 
Abaixo um vídeo com o resumão da prova.
Voltinha em Lime Rock com o Lola da Dryson

Resultado final.