Carros elétricos e híbridos são destaque em Le Mans

A busca pela energia alternativa continua.

Durante os dias de treinos e de corrida para as 24 horas de Le Mans uma exposição intitulada “Operação Le Mans” vai aproximar do grande público carros e equipamentos aonde a energia alternativa são o destaque.

Modelos como Audi e-Tron Spyder, Audi Q5 Hybrid, Peugeot EX1, Nissan LeaF NISMO RC, Venturi Volage, Green GT, Ptoscar Lamp3 e a Fórmula Formulec estarão expostos e também dando voltas pelo circuito durante a parada dos pilotos. Boa iniciativa!!! Abaixo alguns dos modelos citados.

Peugeot EX1

Audi e-Tron Spyder

Audi Q5 Hybrid

Venturi Volage

Green GT

24 horas de Le Mans–Kronos Racing revela cores do Aston Martin

A equipe Kronos Racing que conseguiu a última vaga para Le Mans depois da desistência da Highcroft corre contra o tempo para aprontar seu belo Lola Aston Martin. Vanina Ickx, Maxime Martin e Bas Leinders vão competir com o protótipo aonde a cor prata domina a cena, ao contrario do preto do ano passado quando o carro estava nas mão da Signature Plus. Lembrando que o carro corre em conjunto com a equipe Marc VDS Racing Team que compete na FIAGT com o Ford GT.

F1 GP de Mônaco–Quando a FIAsco estraga tudo.

O GP de Mônaco nunca foi meu preferido. É apertado, de difícil ultrapassagem e mesmo tendo a constante presença do fator erro nem sempre coroa o melhor piloto. Basta largar na frente e não cometer erros que você pode vencer.

Neste ano estava curioso para ver como seria a prova. E ela estava indo muito bem com disputas, ultrapassagens batidas…. até que a FIA resolve se meter e estragar a festa.

Não é de hoje que a entidade máxima do nosso automobilismo faz das suas, mas este ano parecia ter acertado e bem ou mal estava indo tudo muito bem . A prova estava gostosa de se ver com ótimas ultrapassagens até que um stike nas últimas voltas revela quanto mal administrada a F1 é.
Até onde eu sei (e olha que acompanho automobilismo a muito mais tempo do que Vettel pilota) quando a  bandeira vermelha é dada os carros param e ponto, não se deve fazer nada nem uma troca de pneus, nem um aperto ou qualquer outra coisa. Caso o carro esteja muito danificado e ponto em risco o bom andamento da corrida esse deve ser consertado e posto no final da fila, posição natural de quem para nos boxes e demora mais do que uma simples troca de pneus por exemplo.

Com a atitude de trocar os pneus de Vettel, Alonso e Button a FIA perdeu uma bela oportunidade de um final de corrida que não se via a séculos com os três primeiros se matando para ver quem chega na frente. Se Vettel ganhasse assim pelo menos iria honrar o bom braço que tem. Se Alonso ou Button tivessem ganho seria a experiência de dois grandes pilotos em cima da sensação do campeonato. Assim ninguém ninguém ganhou nada, Nem Vettel que poderia ter descontado no braço o mal estado dos pneus.

Perdeu Alonso e Button que foram competentes por manter os pneus em bom estado o que poderia ser um diferencial…mas a FIA com o seu bom “senso” costumeiro mato tudo isso e quem mais perdeu fomos nós espectadores.

Tirando esse deslize a prova foi um das melhores dos últimos anos. Nunca se ultrapassou e se errou tanto em Mônaco. Massa, Schumacher e Hamilton foram bons e maus exemplos. Massa fez uma prova muito boa ultrapassando e evitando ser ultrapassado. Schumacher mesmo com um carro com alto consumo de pneus teve uma performance que não se via desde seu retorno a categoria, mesmo que essa “vontade” toda seja ultrapassar por cima de zebras ou achar espaços aonde não cabem dois carros.

Exemplo que foi seguido a risca pelo Dick Vigarista Mirim Hamilton. Todos os acidentes da prova tiveram um dedo seu. Dedo, pneus, aerofólio. É vergonhoso ver um piloto com tanto talento empurrando Massa no grampo ou partindo para cima de Maldonado na relargada após a bandeira vermelha. Ele não precisa disto mas o  despreparo emocional e a vontade de resolver tudo em uma única volta botam em xeque a real capacidade do piloto. Não basta apenas correr o mais rápido possível é preciso conter os instintos primitivos.

A próxima prova que será no dia 12 no circuito do Canadá tem tudo para ser uma das melhores do ano. A pista proporciona isto e a grande reta que antecede a linha de chegada deve ser o ponto de uso da Asa móvel. Isso se a FIA não inventar mais nada para estragar o espetáculo.

Mods Rfactor–Primeiras imagens do SP2 do mod enduracers

A Equipe que desenvolveu o mod Enduracers um dos mais completos quando o assunto é Le Mans divulgou as primeiras imagens do SP2 do mod. A atualização que ainda não tem data para ser lançada tem como primeiro modelo revelado o Lamborghini Murcielago que competiu na classe GT1. A atualização é ultima antes do lançamento do Rfactor 2. Abaixo as imagens.

Primeira vitória da Corvette em Sarthe foi em 2001

Vencer Le Mans é uma ótima fonte de propaganda para qualquer marca. Se no Brasil este tipo de publicidade é mais visto com as marcas da Stock Car na Europa e EUA sempre foi um forte argumento de venda. Assim a primeira vitória da tradicional fabricante americano data de 2001 depois de uma conturbada corrida em 2000 quando a equipe chegou em quarto.

O ano era 2001 aonde o fator determinante e preocupante durante boa parte da corrida foi a chuva. A equipe que participava da grande clássica pelo segundo ano depois de um 3º e 4º lugar no ano anterior queria mais. Na época os pilotos eram Ron Fellows, Scott Pruett e Johnny O´Connel estavam no carro #63 enquanto Andy Pilgrim, Kelly Collins e Franck Fréon estava no #64.

A corrida em 2000 foi o mais quente registrada em Le Mans“, disse Fellows. “Fomos rápidos, e tivemos alguns problemas mecânicos para superar. Então, um ano depois em 2001 foi um dos mais úmidos uma verdadeira aventura.”

O “clima” estava muito além da chuva que estava começando a cair em Sarthe antes da largada.Uma das poucas vezes em que eu estive em uma discussão com o (chefe de equipe) Gary Pratt foi nos boxes antes do início da corrida”, lembrou Fellows. “Gary era inflexível  e falou que eu precisava começar a corrida com pneus slicks como todos os outros, mas eu insisti que queria intermediários. Eu disse, ‘Eu não me importo, com eles.” Assim, o carro da equipe começou com slicks, e eu estava em intermediáriosrelembra.

Com o andar da corrida a estratégia do carro #63 parecia ser equivocada. “Após as três primeiras voltas, a pista secava rapidamente, e eu pensei que tinha cometido um erro enorme”, Fellows relata com uma risada. “De repente, vindo em torno de Arnage, vi uma parede de chuva pela frente. Havia uma nuvem saindo do sudoeste, e os carros foram saindo para os lados sem aderência”. e completa “Os carros que estavam a frente começaram a aquaplanar e rodar mas eu ainda podia manobrar, porque eu tinha pneus sulcados. De alguma maneira passei pelo caos sem ser atingido, e fomos subindo na classificação geral nos primeiros 20 minutos.”


Já o piloto Johnny O´Connel lembra de como era complicado competir a noite e principalmente na chuva. Tenho uma lembrança de Le Mans em 2001, sair à noite, na chuva. Estava saindo na Tertre Rouge em plena chuva, de repente o carro começa a escorregar e bate em uma poça d’água, foi para o lado e acabei rodando”. Então eu disse a mim mesmo: ‘Eles estão me pagando para ficar na pista. O spray foi cegando, e eu dirigi a noite toda olhando pela janela lateral para encontrar os meus pontos de frenagem naquela noite chuvosa, foi fenomenal, assustador e emocionante, uma corrida espetacular “

Assim a noite foi chegando e a chuva tornando as coisas mais complicadas.Nenhum de nós estava cansado fisicamente, mas nós estávamos mentalmente exaustos. As depressões no asfalto deixado pelos caminhões pesados ​​na parte pública foram preenchidas com água e as poças foram o maior problema. As retas são, normalmente, um lugar que você pode relaxar, mas apenas manter o carro na estrada era um verdadeiro desafio. Tentei slicks durante a noite, mas era impossível”

Além da chuva outro problema enfrentado pela equipe foi com a caixa de marchas. “Estávamos usando uma transmissão convencional montada atrás do motor e sua confiabilidade foi marginal, com a potência que tivemos”, revelou Fehan. “Estávamos nervosos sobre isso, pois algum tipo de vibração estava destruindo a motores de arranque. Se o carro rodasse e o motor morresse, havia uma chance de 50-50 que não iria ligar. Foi um enorme problema”.

Na manha tudo parecia já estar se definindo como conta Fehan “A chuva funcionou a nosso favor, porque o ritmo de corrida era muito mais lento, o que reduziu a pressão sobre o cambio. Na 20º hora tínhamos uma vantagem insuperável e uma vitória certa, enquanto os carros estavam apenas completando a prova. Então eu tive um momento de puro pânico quando me disseram que um carro  GT estava a nossa frente, mas a equipe me tranquilizou dizendo estamos os lideres da classe GTS”.

O´Connel também revela que o trabalho nos boxes foi importante para a vitória. “Perdemos uma vitória geral em Daytona  por conda de uma parada de 32 segundos nos boxes”.explica . “Trinta e dois segundos é  muito tempo em uma parada em Le Mans. Tornou-se claro que cada movimento no pit lane teve de ser coreografado, cada ação precisava ser tão eficiente quanto possível, porque uma corrida de 24 horas pode vir acabar por causa de poucos segundos.”

Para este ano a equipe tenta vencer na classe GTE-PRO que está participando desde 2010.Até agora a grande competitividade da classe não lembra nada a “calmaria” que era a GT1 nos outros anos. Será a Corvette capaz de conseguir seu 7º título? Falta pouco para sabermos.

*trechos da entrevista dos integrantes da Corvette Racing que participaram da primeira vitória da equipe em 2001 para o site do SPEED

Abaixo vídeos que mostram o “clima” da corrida.

Mod Rfactor–Brooklands e Mercedes Benz SSK

Reviver o tempo de ouro do automobilismo. Este é o objetivo do mod Brooklands e Mercedes SSK para Rfactor. Bernard Dupald criador levou a sério um dos períodos do automobilismo aonde os circuitos eram em sua maioria grandes ovais e os carros não eram tão rápidos assim.

Abaixo o link da pista e do carro

Pista de Brooklands 1.0

Mod Mercedes Benz SSK

 

24 horas de Le Mans– Doze ex-campeões competem este ano.


12 ex-campeões. Este impressionante número é o que vamos encontrar nas próximas 24 horas de Le Mans. Do piloto mais velho Jan Lammers com 55 anos ao mais jovem Mike Rockenfeller com 28 todos querem aumentar suas salas de troféu. Abaixo a lista completa.

Tom Kristensen (Audi R18 n°3, LM P1) : 8 vitórias (1997-2000-2001-2002-2003-2004-2005-2008) Dindo Capello (Audi R18 n°3, LM P1) : 3 vitórias (2003-2004-2008) Alexander Wurz (Peugeot 908 n° 7, LM P1) : 2 vitórias (1996-2009) Allan McNish (Audi R18 n°3, LM P1) : 2 vitórias (1998-2008) Jan Lammers (Oreca-Swiss Hytech n°5, LM P1) : 1 vitória (1988) Christophe Bouchut (Lola-Honda n°33, LM P2) : 1 vitória (1993) Stéphane Ortelli (Ferrari 458 Italia n°59, LM GTE Pro) : 1 vitória (1998) Guy Smith (Lola-Toyota n°13, LM P1) : 1 vitória (2003) Marc Gené (Peugeot 908 n°7, LM P1) : 1 vitória (2009) Timo Bernhard (Audi R18 n°1, LM P1) : 1 vitória (2010) Romain Dumas (Audi R18 n°1, LM P1) : 1 vitória (2010) Mike Rockenfeller (Audi R18 n°1, LM P1) : 1 vitória (2010)