Uma das pistas mais tradicionais do mundo ganha uma versão atualizada para GTR2. Adelaide que fica na Austrália recebeu por vários anos a F1 e foi lá a última vitória de Senna na F1 em 1993. Criada por RacerM um dos pontos altos da pista é a ótima qualidade da textura e um número razoável de carros no grid 40. O único “senão” fica pelo fato da pista não contar com uma iluminação em corridas noturnas sem os faróis do carro a única “ajuda” durante o certame. Abaixo fotos e o link para download.
ALMS Laguna Seca–39 carros na lista prévia.
P1
6 MUSCLE MILK ASTON MARTIN RACING
Aston Martin DBR1-2 (M)
Klaus Graf/Lucas Luhr
12 AUTOCON MOTORSPORTS
Lola B06/10 AER (D)
Tony Burgess/Chris McMurry/Bryan Willman
16 DYSON RACING
Lola B09/86 Mazda (D)
Chris Dyson/Guy Smith
20 ORYX DYSON RACING
Lola B09/86 Mazda (D)
Humaid Al Masaood/Steven Kane
007 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin DBR1-2 (M)
Harold Primat/Adrián Fernandez
P2
055 LEVEL 5 MOTORSPORTS
Lola B11/80 HPD (M)
Scott Tucker/Luis Diaz
PC
18 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Anthony Nicolosi/Jarrett Boon/Jan-Dirk Lüders
37 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Jon Field/Clint Field
52 PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Ken Dobson/Ryan Lewis/Rene Villeneuve
63 GENOA RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Eric Lux/Elton Julian/Michael Guasch
89 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Kyle Marcelli/Chapman Ducote
05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Jon Bennett/Frankie Montecalvo
06 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Gunnar Jeannette/Ricardo Gonzalez
GT
3 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Olivier Beretta/Tommy Milner
4 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Jan Magnussen/Oliver Gavin
17 TEAM FALKEN TIRE
Porsche 997 GT3 RSR (F)
Wolf Henzler/Bryan Sellers
40 ROBERTSON RACING
Doran Ford GT (M)
David Robertson/Andrea Robertson
44 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Seth Neiman/Marco Holzer
45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Jörg Bergmeister/Patrick Long
48 PAUL MILLER RACING
Porsche 997 GT3 RSR (Y)
Bryce Miller/Sascha Maassen
55 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Bill Auberlen/Dirk Werner
56 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Dirk Muller/Joey Hand
62 RISI COMPETIZIONE
Ferrari F458 Italia (M)
Jaime Melo/Toni Vilander
98 RSR JAGUAR
Jaguar XKR (D)
PJ Jones/Rocky Moran Jr.
99 RSR JAGUAR
Jaguar XKR (D)
Bruno Junqueira/Kenny Wilden
01 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Scott Sharp/Johannes Van Overbeek
02 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Ed Brown/Guy Cosmo
LMGTH
911 PORSCHE MOTORSPORT NORTH AMERICA
Porsche 997 GT3 RSR Hybrid (M)
Romain Dumas/Marc Lieb
GTC
11 JDX RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Nick Ham/Chris Thompson/Scott Blackett
23 ALEX JOB RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Bill Sweedler/Brian Wong
30 NGT MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Henrique Cisneros/Carlos Eduardo Kaufmann/Sean Edwards
31 COMPETITION MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Michael Avenatti/Bob Faieta/Cort Wagner
32 GMG RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
James Sofronas/Alex Welch
34 GREEN HORNET RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Peter LeSaffre/TBA
54 BLACK SWAN RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen/Sebastiaan Bleekemolen
66 TRG
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Duncan Ende/Spencer Pumpelly
68 TRG
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Dion Von Moltke/TBA
97 PORSCHE NAPLETON RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
David Heienmeier-Hansson/Dominik Farnbacher
Karl Wendlinger retorna ao endurance pela Lotus Jetalliance.
ILMC / LMS–Vídeo promocional das 6 horas de Silverstone.
ALMS Baltimore–Bueiros, sorte e principalmente decência.
O melhor e o pior da corrida.
Comissão do campeonato mundial de Endurance 2012 é revelada.
As inúmeras respostas sobre o futuro campeonato mundial de endurance começam a ser reveladas. A comissão que vai definir os caminhos do futuro campeonato foram divulgadas hoje pela ACO. O presidente da comissão é Sr. Lindsay Owem-Jones, ex-piloto que competiu em Le Mans com o mítico McLaren F1 e ex-presidente do grupo L´Oréal. Quatro nomes por parte da FIA fazem parte. Andrew Craig (EUA), Jacky Ickx (Bélgica), Patrick Head (Inglaterra) e Yoshiki Hiayama (Japão). Por parte da ACO serão Pierre Fillon, Gérard Neveu, Vincent Beaumesnil e Jean-FRançois Veroux. Por parte dos fabricantes Dr. Wolfgang Ullrich, Christian Read pelas equipes e Olivier Viale da Michelin.
São nomes de peso tanto pela parte a ACO como da FIA. Esperamos que seja o primeiro passo para um campeonato duradouro e competitivo. Mais detalhes serão revelados na etapa do ILMC em Silverstone.
Entrevista Henri Pescarolo–Pensando em Silverstone mas também em 2012.
Henri Pescarolo deu algumas declarações ao site endurance.info sobre o futuro da sua equipe e os planos para 2012. Abaixo a transcrição completa.
P. Henri, aconteceu alguma coisa na equipe depois da etapa de Imola?
R. Depois de Ímola, todos foram curtir férias. Desta vez, não havia nenhuma corrida em agosto, e aproveitei. A equipe merecia, porque eles trabalharam bem, com uma quantidade colossal de trabalho já que, saímos quase do zero. Tenho, portanto, me beneficiado com esta interrupção longa para fechar a oficina por quinze dias e, assim, ficar em conformidade com a legislação do trabalho em matéria de férias.
P.O regulamento evoluiu um pouco desde Imola? As alterações surtiram efeito?
R. Sim, o assoalho do carro agora com 25 mm em vez de 20, resolvemos isso tudo antes de sair de férias. fora essa alteração o carro já estava em conformidade com as regulamentações.
P. Esta nova espessura de chapa alterou muito o comportamento do carro?
R. Sim. Por que o efeito solo é substancialmente mais baixo.
P. Como está o programa para Silverstone?
R. Acabamos a preparação do carro. Na próxima segunda vamos ter uma preparação em Le Mans no circuito de Maison-Blanche.Emanuel Collard vai fazer esta preparação. Iremos para Silverstone na próxima quinta.
P. O objetivo final da temporada é o título de construtores ou de pilotos?
R. Na verdade, este é o nosso objetivo. Para o título de construtores, com um único carro, é muito mais complicado lutar contra os dois Lola-Toyota da equipe Rebellion. Em Silverstone, novamente será complicado pois a corrida não terá a pontuação separada entre LMS e ILMC. Com quatro carros a diesel o início, o objetivo será o quinto lugar. A equipe OAK, com dois carros se intercalando entre nós e o Lola Toyota será interessante. Em Silverstone, o carro deve ser muito bom e eu acho que tudo será definido em Estoril. Também temos que ter cuidado com o Lola Aston Martin, mesmo que esta seja a primeira corrida em 2011, já que na ALMS um modelo idêntico funciona muito bem.
P. Para Silverstone, é melhor ter um modelo aberto ou fechado?
R. Em Silverstone, isto não é importante. Se você coloca a questão para um engenheiro ele, irá responder que um protótipo fechado é mais benéfico para um pista como Le Mans, mas em Silverstone, o jogo é igual, com talvez alguns pequenos inconvenientes para o modelo fechado como pára-brisas, visibilidade lateral.
Voltando um pouco na equivalências diesel-gasolina. O pesar de todos os proprietários de carros a "Gasolina", é que depois de Spa, foi prometido mudanças no abastecimento." Em princípio, o diesel tinha que perder vinte e dois segundos sobre os modelos a "gasolina". Isso tinha despertado alguma esperança, mas na verdade eles não perderam vinte e dois segundos, mas apenas três. Portanto, nada mudou, agora já são sete anos consecutivos. Esperaremos até 2012. Creio que temos de mudar, porque é a sobrevivência de vários construtores. Não é sobre poder bater Audi ou Peugeot, porque eles têm capacidades de investimento e orçamento que não temos não, mas é preciso que a competição continue em proporções aceitáveis, que atualmente não é o caso. É difícil conseguir parceiros dizendo que vamos lutar pelo sétimo lugar.
P. E os planos para 2012?
R. Estamos plenamente nele. u estou trabalhando no pressuposto de que teremos melhoras nas equivalências. Eu acho que, com a participação da Comissão técnica da FIA, em colaboração com o ACO vai ser melhor. Por outro lado, se olharmos na direção do regulamento de 2014 os protótipos serão muito diferente dos modelos atuais. Assim, nestas circunstâncias, é praticamente impossível colocar um carro novo, cuja carreira seria concluída tão cedo quanto no início de 2013. Então, estou trabalhando para encontrar o orçamento necessário para o Campeonato de Endurance 2012. Se eu chegar lá, temos muitas soluções para alterar significativamente o carro, para torná-lo diferente do que é hoje.
P. Você já escolheu o motor?
R. Em todo o caso, terei que mudar, eu não posso manter os 5.5 litros. Portanto ele será 3.4 litros. Dito isto, tenho excelentes relações com a Judd e congratulo-me com seus motores.
P. A diferença de um motor 5.5 para um 3.4 litros muda muito?
R. O nível de força sim. Com os atuais flanges, a equivalência entre ambos é. No entanto, o V10 é menor, mais leve, e permite uma distribuição de massas diferentes, com um espaçador mais longo.
P. Você falou dos possíveis desenvolvimentos no carro. Aerodinâmico e Mecânico?
R. Se partirmos do princípio de que as equivalências serão mais favoráveis, deve ser a altura da carenagem. Não vou alterar a carenagem com a mudança de motor. Podemos fazer algumas mudanças principalmente na frente. Temos soluções para mudar tudo isso. Naturalmente, dependemos do orçamento. O ideal seria ter dois carros, porque este é o primeiro ano onde eu corro com um.
P. Os parceiros para 2012. Alguma novidade?
R. As decisões das empresas são tomadas em setembro, para que você saiba no final do próximo mês. Deve se iniciar estudos, analises. os testes de túnel de vento e testes na pista.
P. Para 2014 fala-se de uma mesma quantidade de energia atribuída?
R. Sim, e eu acho que se trata de uma melhor garantia para equivalências genuínas, sabendo que teremos provavelmente diferentes tecnologias, como o híbrido. Sabendo que iremos ter um motor para recuperação de energia, a minha preocupação é ter uma parceria no motor.
Talvez no futuro motores de F1 e motores de endurance estejam mais perto e irá retornar para uma época onde os motores Matra ou Ferrari corriam sem distinção em endurance ou F1. Deve ainda ser observado um ponto muito positivo: ACO e FIA formaram uma abordagem inteligente e construtiva em sua reconciliação, tendo em linha sobre o passado e o presente. O crédito é do presidente da ACO Plassart, bem como Jean Todt por parte da FIA.