Circuito de Adelaide 2011 para GTR2

Uma das pistas mais tradicionais do mundo ganha uma versão atualizada para GTR2. Adelaide que fica na Austrália recebeu por vários anos a F1 e foi lá a última vitória de Senna na F1 em 1993. Criada por RacerM um dos pontos altos da pista é a ótima qualidade da textura e um número razoável de carros no grid 40. O único “senão” fica pelo fato da pista não contar com uma iluminação em corridas noturnas sem os faróis do carro a única “ajuda” durante o certame. Abaixo fotos e o link para download.

https://www.nogripracing.com/details.php?filenr=33610

ALMS Laguna Seca–39 carros na lista prévia.


O site da ALMS divulgou uma lista prévia dos participantes para a próxima etapa do campeonato em Laguna Seca. Com 6 horas de duração a prova promete ser uma das melhores do ano. Com uma lista de 39 carros as mudanças se concentram mais nas classes GT em comparação a última etapa em Baltimore.

Na classe P1 os carros da última etapa terão a companhia do Aston Martin de fábrica que vai usar a corrida como teste para as 6 horas de Silverstone. De resto na classe tudo igual com o Aston da Muscle Milk o Lola da Autocon e os dois Lola Mazda da Dyson Racing. Já na P2 apenas o Lola-HPD da Level 5 está inscrito. Já na LMPC os 7 carros da última etapa estarão lá.

Já entre os GTs a volta dois dois Ford da Robertson Racing ausentes em Baltimore. Os brasileiros Jaime Melo e Bruno Junqueira estão confirmados como de costume. A prova também marca o regresso do Porsche híbrido que vai competir sem marcar pontos pelas mãos de Romain Dumas e Richard Lietz. Já a GT3 com os modelos Porsche terão 10 carros inscritos com o retorno da JDX Racing, NGT Motorsports e Porsche Napleton Racing. A prova também marca a estreia da equipe Competition Motorsports com os pilotos Michael Avenatti, Bob Faieta e Cort Wagner. Abaixo a lista completa.

P1

6 MUSCLE MILK ASTON MARTIN RACING
Aston Martin DBR1-2 (M)
Klaus Graf/Lucas Luhr

12 AUTOCON MOTORSPORTS
Lola B06/10 AER (D)
Tony Burgess/Chris McMurry/Bryan Willman

16 DYSON RACING
Lola B09/86 Mazda (D)
Chris Dyson/Guy Smith

20 ORYX DYSON RACING
Lola B09/86 Mazda (D)
Humaid Al Masaood/Steven Kane

007 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin DBR1-2 (M)
Harold Primat/Adrián Fernandez

P2
055 LEVEL 5 MOTORSPORTS
Lola B11/80 HPD (M)
Scott Tucker/Luis Diaz

PC
18 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Anthony Nicolosi/Jarrett Boon/Jan-Dirk Lüders

37 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Jon Field/Clint Field

52 PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Ken Dobson/Ryan Lewis/Rene Villeneuve

63 GENOA RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Eric Lux/Elton Julian/Michael Guasch

89 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Kyle Marcelli/Chapman Ducote

05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Jon Bennett/Frankie Montecalvo

06 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Gunnar Jeannette/Ricardo Gonzalez

GT
3 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Olivier Beretta/Tommy Milner

4 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Jan Magnussen/Oliver Gavin

17 TEAM FALKEN TIRE
Porsche 997 GT3 RSR (F)
Wolf Henzler/Bryan Sellers

40 ROBERTSON RACING
Doran Ford GT (M)
David Robertson/Andrea Robertson

44 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Seth Neiman/Marco Holzer

45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Jörg Bergmeister/Patrick Long

48 PAUL MILLER RACING
Porsche 997 GT3 RSR (Y)
Bryce Miller/Sascha Maassen

55 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Bill Auberlen/Dirk Werner

56 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Dirk Muller/Joey Hand

62 RISI COMPETIZIONE
Ferrari F458 Italia (M)
Jaime Melo/Toni Vilander

98 RSR JAGUAR
Jaguar XKR (D)
PJ Jones/Rocky Moran Jr.

99 RSR JAGUAR
Jaguar XKR (D)
Bruno Junqueira/Kenny Wilden

01 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Scott Sharp/Johannes Van Overbeek

02 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Ed Brown/Guy Cosmo

LMGTH
911 PORSCHE MOTORSPORT NORTH AMERICA
Porsche 997 GT3 RSR Hybrid (M)
Romain Dumas/Marc Lieb

GTC
11 JDX RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Nick Ham/Chris Thompson/Scott Blackett

23 ALEX JOB RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Bill Sweedler/Brian Wong

30 NGT MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Henrique Cisneros/Carlos Eduardo Kaufmann/Sean Edwards

31 COMPETITION MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Michael Avenatti/Bob Faieta/Cort Wagner

32 GMG RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
James Sofronas/Alex Welch

34 GREEN HORNET RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Peter LeSaffre/TBA

54 BLACK SWAN RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen/Sebastiaan Bleekemolen

66 TRG
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Duncan Ende/Spencer Pumpelly

68 TRG
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Dion Von Moltke/TBA

97 PORSCHE NAPLETON RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
David Heienmeier-Hansson/Dominik Farnbacher

Karl Wendlinger retorna ao endurance pela Lotus Jetalliance.


Para a etapa de Silverstone a equipe JetAlliance que sempre competiu com modelos da Aston Martin e desde o começo do ano tem uma parceria com a Lotus Cars anunciou que o austríaco Karl Wendlinger será um dos pilotos da equipe.

Wendlinger já competiu pela equipe quando a mesma corria na FIAGT entre os anos de 2006 e 2008. Seus companheiros serão James Rossiter e Johny Mowlem. O outro trio será formado por Martin Rich, Oskar Slingerland e Davir Hansson. A equipe anunciou também nove modificações que segundo a equipe é esperança de melhores resultados.

O diretor Jan Kalmar informou que Karl Wendlinger está garantido somente para a etapa de Silverstone.

ALMS Baltimore–Bueiros, sorte e principalmente decência.


A prova de Baltimore nos deu belos exemplos de como uma administração competente consegue sobrepor as adversidades de uma prova de estreia. Nenhuma equipe conhecia a pista o que para uma competição aonde milésimos de segundo ganham corridas é um desastre. E mesmo com tantos problemas técnicos as equipes iniciaram seus trabalhos com muitas rodadas e batidas nos treinos livres. Ondulações e desníveis por muitos superiores a buraqueira de Sebring eram o ingrediente que faltava para a prova ser interessante, e foi.

Já na largada os entreveros começaram com o toque do Corvette #4Jam Magnussen e Oliver Gavin com seus companheiros de equipe Olivier Beretta e Tommy Milner. Assim a BMW #55 de Dirk Werner assume a ponta na classe GT com a outra BMW e o Porsche da Falken Tires em sua cola. Com novas trocas de posições o Porsche #17 de Wolf Henzler e Bryan Sellers conquistam a segunda vitória da equipe Falken.

Segunda vitória da Falken mostra que mesmo sem o apoio oficial da Porsche equipe tem potencial

Na classe P1 os dois carros da Dyson iam tranquilos já que o Aston Martin da Muscle Milk largou dos boxes. Nas últimas posições também largara a Ferrari da Rizi do brasileiro Jaime Melo e o Porsche #45 da equipe Flying Lizard. Enquanto o Porsche foi uma das vítimas das ondulações do asfalto e teve problemas com a suspensão traseira Melo em dupla com Villander acabou em sexto, o que poderia ser quinto se na última volta o Aston Martin da Muscle Milk tivesse atrapalhado e o BMW #55 roubado a posição. Bruno Junqueira que compete regularmente com o Jaguar sequer largou com novos problemas no motor.

#37 da Intersport fica com a vitória na FLM

O andamento da corrida ia caminhando tranquilamente quando a primeira bandeira amarela foi acionado pois um dos bueiros acabou abrindo e obrigou a direção da prova a chamar a companhia de “águas e esgoto” para tentar resolver o problema. Na parada dos boxes o Lola Mazda de Cris Dyson que liderava demorou para retornar a pista dando de bandeja a primeira posição para o segundo carro da equipe pilotado por Humaid  Al Masood e Stephe Kane e assim sem sustos a dupla garantiu a primeira vitória na categoria.

Mesmo com os atropelos dos treinos #54 vence na GT3

Se esperou que a dupla cedesse a primeira posição para Guy Smith e Chris Dyson já que estão lutando diretamente pelo título mas o que se viu foi uma vitória sem segundas intenções. Tanto que a diferença entre os primeiros colocados ficou em uma margem de 6.9 segundos. Por essas e outras quem gosta realmente de automobilismo vê categorias como a ALMS um opção para a toda poderosa F1.

Em terceiro no geral e primeiro na classe PC a dupla Marcelli e Drissi da Intersport Racing. Já entre os Porsche da classe LMGTC Jeroen Bleekemolen e Tim Pappas da Black Swan Racing conquistou a vitória depois de uma boa disputada com o #23 de Bill Sweedler e Leh Keen.

Já na classificação do campeonato a Dyson amplia sua vantagem sobre a Muscle Milk. Na classe GT Joey Hand e Bryan Sellers liderem o campeonato com BMW . Na classe LMPC o 4º lugar de Ricardo Gozalez e Gunnar Jeannette os mantem na liderança da classe e na GTC Bleekemolen e Tim Papas consolidam a liderança.

A próxima etapa será no ótimo traçado de Laguna Seca no dia 17 de Setembro.


O melhor e o pior da corrida.

O bueiro – A falha na pista foi primordial no resultado de todas as categorias. Mesmo que para a grande maioria ele tenha sido um vilão a direção de prova mostrou competência para por ele no lugar o mais rápido possível…Deslizes de uma primeira prova

Equipe Corvette – Poderiam ter ganho a prova se não fosse a afobação da primeira curva. Essa disputa para ser mal de fábrica já que a equipe enfrenta o mesmo caso no WTCC Europeu….E olha que não foi a primeira vez no ano que ocorre isso na ALMS.

Equipe Jaguar – Novamente a equipe não consegue sequer largar com os carros. O máximo que fizeram foi 1 volta. Assim nossos pilotos brasileiros Bruno Junqueira e Cristiano da Matta estão deixando de mostrar o enorme talento que tem.

Comissão do campeonato mundial de Endurance 2012 é revelada.

Vamos ver…

As inúmeras respostas sobre o futuro campeonato mundial de endurance começam a ser reveladas. A comissão que vai definir os caminhos do futuro campeonato foram divulgadas hoje pela ACO. O presidente da comissão é Sr. Lindsay Owem-Jones, ex-piloto que competiu em Le Mans com o mítico McLaren F1 e ex-presidente do grupo L´Oréal. Quatro nomes por parte da FIA fazem parte. Andrew Craig (EUA), Jacky Ickx (Bélgica), Patrick Head (Inglaterra) e Yoshiki Hiayama (Japão). Por parte da ACO serão Pierre Fillon, Gérard Neveu, Vincent Beaumesnil e Jean-FRançois Veroux. Por parte dos fabricantes Dr. Wolfgang Ullrich, Christian Read pelas equipes e Olivier Viale da Michelin.

São nomes de peso tanto pela parte a ACO como da FIA. Esperamos que seja o primeiro passo para um campeonato duradouro e competitivo. Mais detalhes serão revelados na etapa do ILMC em Silverstone.

Entrevista Henri Pescarolo–Pensando em Silverstone mas também em 2012.

Ele sabe das coisas.

Henri Pescarolo deu algumas declarações ao site endurance.info sobre o futuro da sua equipe e os planos para 2012. Abaixo a transcrição completa.

P. Henri, aconteceu alguma coisa na equipe depois da etapa de Imola?

R. Depois de Ímola, todos foram curtir férias. Desta vez, não havia nenhuma corrida em agosto, e aproveitei. A equipe merecia, porque eles trabalharam bem, com uma quantidade colossal de trabalho já que, saímos quase do zero. Tenho, portanto, me beneficiado com esta interrupção longa para fechar a oficina por quinze dias e, assim, ficar em conformidade com a legislação do trabalho em matéria de férias.

P.O regulamento evoluiu um pouco desde Imola? As alterações surtiram efeito?

R. Sim, o assoalho do carro agora com 25 mm em vez de 20, resolvemos isso tudo antes de sair de férias. fora essa alteração o carro já estava em conformidade com as regulamentações.

P. Esta nova espessura de chapa alterou muito o comportamento do carro?

R. Sim. Por que o efeito solo é substancialmente mais baixo.

P. Como está o programa para Silverstone?

R. Acabamos a preparação do carro. Na próxima segunda vamos ter uma preparação em Le Mans no circuito de Maison-Blanche.Emanuel Collard vai fazer esta preparação. Iremos para Silverstone na próxima quinta.

P. O objetivo final da temporada é o título de construtores ou de pilotos?

R. Na verdade, este é o nosso objetivo. Para o título de construtores, com um único carro, é muito mais complicado  lutar contra os dois Lola-Toyota da equipe Rebellion. Em Silverstone, novamente será complicado pois a corrida não terá a pontuação separada entre LMS e ILMC. Com quatro carros a diesel o início, o objetivo será o quinto lugar. A equipe OAK, com dois carros se intercalando entre nós e o Lola Toyota será interessante. Em Silverstone, o carro deve ser muito bom e eu acho que tudo será definido em Estoril. Também temos que ter cuidado com o Lola Aston Martin, mesmo  que esta seja a primeira corrida em 2011, já que na ALMS um modelo idêntico funciona muito bem.

P. Para Silverstone, é melhor ter um modelo aberto ou fechado?

R. Em Silverstone, isto não é importante. Se você coloca a questão para um engenheiro ele, irá responder que um protótipo fechado é mais benéfico para um pista como Le Mans, mas em Silverstone, o jogo é igual, com talvez alguns pequenos inconvenientes para o  modelo fechado como pára-brisas, visibilidade lateral.

Voltando um pouco na equivalências diesel-gasolina. O pesar de todos os proprietários de carros a "Gasolina", é que depois de Spa,  foi prometido mudanças no abastecimento." Em princípio, o diesel tinha que perder vinte e dois segundos sobre os modelos a "gasolina". Isso tinha despertado alguma esperança, mas na verdade eles não perderam vinte e dois segundos, mas apenas três. Portanto, nada mudou, agora já são sete anos consecutivos. Esperaremos até 2012. Creio que temos de mudar, porque é a sobrevivência de vários construtores. Não é sobre poder bater Audi ou Peugeot, porque eles têm capacidades de investimento e orçamento que não temos não, mas é preciso que a competição continue em proporções aceitáveis, que atualmente não é o caso. É difícil conseguir parceiros dizendo que vamos lutar pelo sétimo lugar.

Para Pescarolo o futuro da F1 e do endurance está mais perto do que se imaigina.

P. E os planos para 2012?

R. Estamos plenamente nele.  u estou trabalhando no pressuposto de que teremos melhoras nas equivalências. Eu acho que, com a participação da Comissão técnica da FIA, em colaboração com o ACO vai ser melhor. Por outro lado, se olharmos na direção do regulamento de 2014 os protótipos serão muito diferente dos modelos atuais. Assim, nestas circunstâncias, é praticamente impossível colocar um carro novo, cuja carreira seria concluída tão cedo quanto no início de 2013.  Então, estou trabalhando para encontrar o orçamento necessário para o Campeonato de Endurance 2012. Se eu chegar lá, temos muitas soluções para alterar significativamente o carro, para torná-lo diferente do que é hoje.

P. Você já escolheu o motor?

R. Em todo o caso, terei que mudar, eu não posso manter os 5.5 litros. Portanto ele será  3.4 litros. Dito isto, tenho excelentes relações com a Judd e congratulo-me com seus motores.

P. A diferença de um motor 5.5 para um 3.4 litros muda muito?

R. O nível de força sim. Com os atuais flanges, a equivalência entre ambos é. No entanto, o V10 é menor, mais leve, e permite uma distribuição de massas diferentes, com um espaçador mais longo.

P. Você falou dos possíveis desenvolvimentos no carro. Aerodinâmico e Mecânico?

R. Se partirmos do princípio de que as equivalências serão mais favoráveis, deve ser a altura da carenagem. Não vou alterar a carenagem com a mudança de motor. Podemos fazer algumas mudanças principalmente na frente. Temos soluções para mudar tudo isso. Naturalmente, dependemos do orçamento. O ideal seria ter dois carros, porque este é o primeiro ano onde eu corro com um.

P. Os parceiros para 2012. Alguma novidade?

R. As decisões das empresas são tomadas em setembro, para que você saiba no final do próximo mês. Deve se iniciar estudos, analises. os testes de túnel de vento e testes na pista.

P. Para 2014 fala-se de uma mesma quantidade de energia atribuída?

R. Sim, e eu acho que se trata de uma melhor garantia para equivalências genuínas, sabendo que teremos provavelmente diferentes tecnologias, como o híbrido. Sabendo que iremos ter um motor para recuperação de energia, a minha preocupação é ter uma parceria no motor.

Talvez no futuro motores de F1 e motores de endurance estejam mais perto e irá retornar para uma época onde os motores Matra ou Ferrari corriam sem distinção em endurance ou F1. Deve ainda ser observado um ponto muito positivo: ACO e FIA formaram uma abordagem inteligente e construtiva em sua reconciliação, tendo em linha sobre o passado e o presente. O crédito é do presidente da ACO Plassart, bem como Jean Todt por parte da FIA.

Juliana Daniell eleita miss Road Atlanta 2011


Nem só de carros, pilotos, porcas e parafusos vive o endurance. Para a etapa desde ano de Petit Le Mans Juliana Daniell foi eleita “miss Road Atlanta 2011” e deve desfilar suas belas formas no paddock durante os dias de corrida. Todos os anos a organização da prova faz este concurso com modelos que moram perto do circuito. Abaixo um belo vídeo mostrando por que Juju foi agraciada com o título.

6 horas de Silverstone–Lista de inscritos diminui.

A ACO atualizou a lista de inscritos para as 6 horas de Silverstone. De um total de 55 na primeira lista 4 equipes cancelaram sua participação. A começa pelo Peugeot 908 da equipe Oreca que preferiu se dedicar a etapa de Petit Le Mans e tentar um novo bom resultado como a vitória em Sebring no começo do ano. Já na classe P2 a Level 5 também cancelou sua participação já que está desenvolvendo seus novos carros nos HPD ARX-01G.

Na classe FLM a desistência fica por conta da equipe Hope Racing tendo ficado apenas 4 carros na classe. O inédito Zytek Hybrid da Mik Corse também não vai participar da corrida. Nas classes GT nenhuma alteração.

24 horas de Le Mans em 2012 será nos dias 16 e 17 de Junho.

A ACO divulgou as datas dos testes e corrida em Le Mans ano que vem. A 80º da corrida será nos dias 16 e 17 de Junho o os testes oficiais serão realizados no dia 3. Segundo a entidade as datas próximas farão o expectador conhecer os concorrentes que possivelmente irão competir na prova, além é claro das equipes gastarem menos com transporte já que as datas são próximas e também não interferir nos testes do novo campeonato de endurance.
Em 2011, o teste foi realizado 24 de abril, porque tinha havido dias antes a introdução de um novo regulamento que obrigava os fabricantes a lançar novos carros nas classes LM P1 e P2 LM. Desta vez, em conformidade com os concorrentes, decidiu-se organizá-lo novamente. A data pouco antes do evento é para minimizar o impacto orçamental para ambas as equipes e para os organizadores. “ Revela Vincent Beumensil diretor esportivo da ACO

Porém o que todos esperavam ainda não foi devidamente informado com mais detalhes sobre o novo mundial de endurance. Sobre isto a ACO ficou de se pronunciar em breve.