Asian LMS e Super GT Firmam parceria.

Durante a etapa da Super GT em Suzuka foi anunciado a parceria dos organizadores do campeonato e a ACO para viabilizar ainda mais a Asian Le Mans Series em terras asiáticas.
A partir do ano que vem os carros que competem na Super GT poderão ser aceitos nas provas de endurance na classe GTC, além das tradicionais classes P1, P2, PC e GT.

Os carros serão ajustados por equipes da ACO e GTA que é o promotor do campeonato de GT para não andarem mais rápido do que protótipos e os carros GTE e GTE Am. Também ficou decidido que nenhum carro da classe GTC será admitido no WEC e nas 24 horas de Le Mans.

Vitória história para a equipe Dyson em Road América.

As provas realizadas em Road América sempre são surpreendentes. O traçado, um dos melhores do mundo da opções para o piloto e premia os melhores carros.

Para quem pensou que a prova de quatro horas seria monótona devido ao domínio do HPD da equipe Muscle Milk acabou vendo mais um final de corrida digno de Road América. Apertado.
A corrida começou com o domínio esperado visto que o Lola da Dyson largara em último e este veio aos poucos ganhando posições porém sem ameaçar o líder  Muscle Milk. Porém a sorte começou a sorrir quando o HPD parou nos boxes com problemas de vazamento de água o que o deixou a 4 voltas do líder. A partir dai vimos a dupla Luhr e Graf totalmente possuídos levando o carro ao limite.

Várias bandeiras amarelas atrasaram a recuperação mas nas voltas finais a perseguição foi literalmente voraz. Por fim a vitória da da dupla Dyson e Smith por míseros 0,08 segundos corou o bom desempenho do Lola Mazda que até agora nunca foi páreo ao domínio da Muscle Milk. Em terceiro na classe o segundo carro da equipe Dyson da dupla Marsal, Lux e Burgess.
Até a classe LMP2 se divertiu durante a prova com os carros das equipes Conquest Racing e Level 5 se alternando na liderança geral da prova mesmo que por pouco tempo. A vitória na classe acabou com a Conquest e seu OAK-Morgan. Já na classe LMPC a equipe Core venceu com o carro#06 e por muitas vezes trocou tintas com o outro carro da equipe. O brasileiro Bruno Junqueira que chegou a liderar a prova acabou em quarto.

Na classe GT a alternância entre os ponteiros foi constante e mesmo com o domínio da Porsche a vitória ficou com o BMW da dupla Auberlen e Muller. Os dois Porsche da Flying Lizard acabaram em terceiro e quarto lugares.

A próxima etapa será no traçado de Baltimore no dia 1º de Setembro.


Noticias de Road América e Silverstone!

ALMS Baltimore – Dois Viper confirmados.

A equipe SRT Motorsports anunciou que vai competir com os dois Viper na próxima etapa da ALMS nas ruas de Baltimore daqui a duas semanas. Além dos modelos o pace car da corrida também será um Viper 2013 já que o patrocinador da equipe também é um dos patrocinadores da prova.
 

WEC Silverstone – Audi terá adversários?

Soberana em todo o WEC a Audi espera ter adversários diretos na etapa inglesa do WEC. Durante as 24 horas de Le Mans os modelos da Toyota se mostraram combativos durante o tempo em que ficaram na prova e chegaram a liderar a prova em um bela ultrapassagem. A pergunta é como eles irão se comportar em uma prova curta? Para o diretor da Audi Dr. Wolfgang Ullrich a Audi terá concorrentes sim.
 
“Espero uma grande batalha com a Toyota. Analisamos as volta em Le Mans. Aplicando esses dados para um layout tão específico como Silverstone, chegamos à suposição de que o nosso adversário Toyota será combativo. A questão é quem pode fornecer o melhor desempenho ao longo de seis horas, e ficar de fora de qualquer problema será o vencedor”.

WEC Silverstone – Strakka Racing testa em Sywell

A equipe que compete na classe P1 Strakka Racing realizou uma bateria de testes do aeródromo de Sywell. As ambições da equipe são claras, ser a melhor equipe privada do WEC. para isso tanto Nick Leventis quanto Jonny Kane realizaram vários testes para tentar alcançar a equipe Rebellion líder entre os modelos a gasolina.
 

WEC Silverstone – Aston Martin quer fazer bonito em casa.

Competir em casa é sempre um momento importante para qualquer equipe, principalmente se esta compete em um “mundial”. Com este pensamento a Aston Martin vem se preparando para a etapa de Silverstone. Darrem Turner piloto do carro #97 está na expectativa.
 
“Estou confiante para Silverstone, porque nós fizemos um grande progresso desde Le Mans. Entendemos melhor e melhor o GTE Vantage e seu potencial. É interessante para mim voltar para o aeroporto após uma pista de velocidade como Le Mans. É bom ter mais apoio no carro. É sempre bom correr em Silverstone. Esta corrida é praticamente casa pois moro a 10 minutos do circuito. Posso até dormir na minha própria cama à noite. É também uma excelente oportunidade para convidar a família e os amigos. Se acrescentarmos que a Aston Martin tem sempre um bom desempenho em Silverstone, acho que o fim de semana vai ser bom.”

ALMS Road América – Muscle Milk na frente.

Deu o óbvio. A equipe Muscle Milk marcou o melhor tempo para a etapa de Road América. Com o tempo de 1:50.191 Klaus Graf marca mais uma pole para a equipe do leite. Em segundo Eric Lux da Dyson Racing 3 segundos atrás com 1:53.392.
 
Na classe P2 a equipe Conquest com equipamento Morgan marcou a pole com 1:54.218. O brasileiro Bruno Junqueira vai largar em terceiro na classe PC que pilota pela RSR Racing.
 
Entre os GT os dois Porsche da equipe Flying Lizar fazem a dobradinha da classe surpreendendo a muitos e até a própria Porsche. Abaixo a relação completa dos tempos.
 

ALMS Road América – BMW espera repetir feito de 2009

Palco da primeira vitória da equipa na ALMS em 2009 a equipe BMW Team RLL quer um novo triunfo na seletiva pista. Para o diretor técnico Bob Rahal competir em Elkhart Lake tem um sabor especial.
 
“Elkhart Lake é, provavelmente, a melhor pista na América do Norte e um dos cinco melhores do mundo. É um grande circuito com retas longas, curvas rápidas, apertadas e pesadas frenagens. Esta é uma pista muito exigente para o motorista e o carro. A Dunlop tem feito um excelente trabalho para nós. Nossos maior obstáculo será a grande reta e os pneus farão a diferença contra Ferrari, Corvette e Porsche”
 

ALMS Road América – Level 5 na luta por outra vitória.

A equipe Level 5 vem de 5 vitórias nas últimas etapas da ALMS. Para manter esta formidável liderança Luiz Diaz piloto do HDP #95 revela os detalhes.
 
“Estou animado de dividir o carro novamente com Scott Tucker. Foi frustrante assistir às corridas de fora, dadas as novas regras implementadas pelos ALMS. No entanto, ajudei a equipe em todos os aspectos com os engenheiros e pilotos. Agora estou pronto para voltar ao volante e luta pelos primeiros lugares. Road América sempre foi uma das minhas pistas favoritas e eu tive muito sucesso. Não há melhor lugar para voltar. ‘

McLaren apresenta versão especial de seu modelo 12C

A McLaren vai revelar no concurso de elegância que ocorre em Pebble Beach na Flórida uma versão anabolizada do seu modelo MP4 12C.

O carro batizado de MP4-12C Can-Am-Edition teve seu motor V8 bi-turbo de 600 para 630 cv, mérito de mudanças no sistema de gerenciamento e sistema de refrigeração melhorado. O carro teve mudanças na carenagem e teve a pressão aerodinâmica aumentada em 30%. Perdeu 100kg de peso ficando com 1200 kg.

Com o lançamento deste modelo se cogita uma versão GT2 para competir nos campeonatos organizados pela ACO. Será?

Leilão de modelos de endurance em Monterey

Nos próximos dias vai acontecer em Monterey estado da Califórnia leilão com diversos modelos esportivos, entre eles vários que se destacaram no endurance.

O primeiro é o Saleen S7-R da equipe Oreca que competiu tanto em Sarthe quanto no campeonato Frances de GT. Em 2007 ele chegou em 9º na classe GT1.

Outro modelo vai ser o Audi R8 2001. Se trata do Chassi #501 que estregou em Jarama em 2001 com Tom Kristensen e Dindo Capello.. Ficou em 7º em Sarthe no ano seguinte com as cores do Team Goh. Sua última participação foi em 2007 foi na volta da América. O modelo é parte de um lote de 5 R8 de um colecionador privado. Os lances devem ser em torno de US$ 1.000,000 a US$ 1.500.000.

O Bentley EXP Speed 8 é o chassi 002-3 e ficou em terceiro nas 24 horas de 2001, com Eric Van de Peole, Andy Wallace e Butch Leitzinger. Sua última corrida foi em Road América 2007. Sendo modelo único está avaliado entre 1,9 a 2,500 milhões de dólares.

 

Belo Porsche 935 chassi JLP-3 foi pilotado por Derek Bell e John Paul. Ele ganhou em 1982 as 24 horas de Daytona e as 12 horas de Sebring. Vale entre US$1.300.000 milhão a US$ 1.800.000

Outro belo modelo da marca Alemã o Porsche 962 IMSA. O chassi 962DR1 participou no Camel GT Championship em 1988. Competiu nas 24 horas de Daytona e, 1990 e 12 horas de Sebring. Vale entre US$ 1.200.000 e US$ 1.600.000

WEC Silverstone: ACO define áreas sobre áreas de recuperação de energia

(Foto: Divulgação)

Para a próxima etapa do WEC no belo circuito de Silverstone, o ACO definiu as zonas aonde os modelos híbridos da Audi e Toyota poderão recuperar a energia, oriunda das frenagens. Ao todo serão 4 pontos, nas curvas Village, Brooklands e na sequencia da curvas Club.

ELMS Petit Le Mans–Sete equipes conformadas!

Um ano negativo para a história da ELMS. Depois de um grid pífio em Donington Park e do cancelamento do resto da temporada e o anuncio de um “término” em Petit Le Mans, as primeiras equipes já estão confirmadas. Até agora 7 equipes deram certeza que irão cruzar o Atlântico.

Serão 5 carros na classe P2 e 2 na GTE-AM. Os custos de transporte serão absorvidos pela ACO que já anunciou severas mudanças para a temporada de 2013. Abaixo a lista completa.

LM P2 NAT CARS
1 GREAVES MOTORSPORT GBR Zytek Z11SN – Nissan
117 STATUS GP IRL Lola B12/80 Coupe – Judd HK
118 MURPHY PROTOTYPES IRL Oreca 03 – Nissan
24 OAK RACING FRA Morgan – Judd
46 THIRIET BY TDS RACING FRA Oreca 03 – Nissan
LM GTE Am NAT CARS
60 AF CORSE ITA Ferrari 458 Italia
67 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA Porsche 911 RSR (997)