Os grandes carros de Le Mans 13/30 Jaguar D Type 1956

A Jaguar foi a primeira fabricante britânica a ganhar em Sarthe após a segunda guerra mundial com o modelo XK 120 em 51 e 53. Com o modelo D o fabricante somou mais 3 vitórias entre 55 e 57. Seu desenho, considerado um dos mais belos carros do século passado é creditado a Malcom Sayer ex-engenheiro espacial. Outro modelo que também teve inspiração entre os aviões foi o modelo E-Type que também fez muito sucesso em Sarthe.

Edição em que participou: 24 entre os dias 28 e 29 de Julho de 1956

Carros inscritos: 5

Informações técnicas: Motor 6 cilindros em linha 3.4 litros.

Pilotos:
Mike Hawthorn-Ivor Bueb (n°1)
Paul Frère-Desmond Tiggerington (n°2)
Jack Fairman-Ken Wharton (n°3)
Ron Flockhart-Ninian Sanderson (n°4)
Freddy Rousselle-Jacques Swaters (n°5)

Resultados:
1º (Ron Flockhart-Ninian Sanderson)
4º (Freddy Rousselle-Jacques Swaters)
6º (Mike Hawthorn-Ivor Bueb)
Abandono (Paul Frère-Desmond Tiggerington, Jack Fairman-Ken Wharton

Os grandes carros de Le Mans 12/30 Bentley EXP Speed 8 2003

A Bentley retorna a Sarthe depois de meio século de jejum isso em 2001. Sob o controle da VW e diretamente ligada a Audi o modelo lembra muito o R8C e o Toyota GT-One. O carro vence a edição de 2003 depois de bons resultados em 2001 e 2002 conseguindo a sexta vitória da marca em Le Mans.

Edição em que competiu: 71º no dias 14 e 15 de Junho de 2003

Número de carros inscritos: 2

Informações técnicas: Motor V8 4.0 litros, bi-turbo.

Pilotos:
Dindo Capello-Tom Kristensen-Guy Smith (n°7)
Mark Blundell-David Brabham-Johnny Herbert (n°8)

Resultados:
1º (Dindo Capello-Tom Kristensen-Guy Smith)
2º (Mark Blundell-David Brabham-Johnny Herbert)

Grid Mod 6.0 para GTR2

Um dos melhores mods de protótipos para GTR2 ganha uma importante atualização com os modelos 2012 que participaram do campeonatos organizados pela ACO além de Le Mans. Os modelos são bem feitos e a física muito real. Abaixo a lista de carros desta versão bem como o fórum para baixar a versão.

https://gt-imt.forumattivo.it/

Carslist:
Dome S102.5
HPD Arx-01e
HPD Arx-03a
HPD Arx-03b
Norma M200P
Oreca 03
Oreca FLM09
Lola B12/60
Lola B12/80
Lola Toyota
Zytek Z11SN

Os grandes carros de Le Mans 11/30 Ferrari 250 TR 1960

Toda Ferrari que tenha TR no nome não tem boa indole. É rápida e mortal pois como conta a história eram “marcadas” com o cabeçote do motor V12 pintado de vermelho por isso “Testa Rossa”. O carro deu a segunda vitória de um total de 3 para a casa de Maranello.

Os pilotos Oliver Gendebin e Paul Frére vencedores da edição de 1960 contam que um dia questionaram Enzo Ferrari sobre o vidro dianteiro um tanto quanto alto e que poderia influenciar o desempenho do carro a resposta típica do Sr. Ferrari. "Você sabe, a aerodinâmica, é para aqueles que não podem fazer motores bons!” em 1960 a equipe já tinha 3 vitórias em Sarthe e o 250 TR conquistou mais 6 vitórias consecutivas até 1965.

Edição em que participou: 28º nos dias 25 e 26 de Junho de 1960

Carros inscritos: 5

Informações técnicas: Motor V12 2 litros aspirado.

Pilotos:

Phil Hill-Wolfgang von Trips (n°9)
Richie Ginther-Willy Mairesse (n°10)
Olivier Gendebien-Paul Frère (n°11)
Ludovico Scarfiotti-Pedro Rodriguez (n°12)
Ricardo Rodriguez-Teddy Pilette (n°17)

Resultados:

1º (Olivier Gendebien-Paul Frère)
2º (Ricardo Rodriguez-Teddy Pilette)
Abandonos (Phil Hill-Wolfgang von Trips, Richie Ginther-Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti-Pedro Rodriguez)

Os grandes carros de Le Mans 10/30 Porsche 917 1971

Para mim o carro mais emblemático da história do automobilismo, apelidado de “mostro” pelos pilotos pois muitos tinham medo de andar nele. O carro que começou fraco venceu sua primeira 24 em 1970 e repetiu o feito em 1971. O carro chegou a 386 km/h na reta Mulsanne durante os testes sem defletores e até hoje detém a volta mais rápida do circuito com 3:13.6 com uma média superior a 250km/h. Também foi imbatível em distancia percorrida 5.335 e 222km de média conquistas em 71 e que só foram batidas em 2010.

Edição em que participou: 39º entre os dias 12 e 13 de Junho

Número de carros inscritos: 6

Informações técnicas: Motor V12 4.9 litros aspirado

Pilotos: 
Jo Siffert-Derek Bell (n°17)
Pedro Rodriguez-Jackie Oliver (n°18)
Herbert Müller-Richard Attwood (n°19)
Gérard Larrousse-Vic Elford (n°21)
Helmut Marko-Gijs van Lennep (n°22)
Reinhold Joest-Willy Kauhsen (n°23)

Resultados

1º (Helmut Marko-Gijs van Lennep)
2º (Herbert Müller-Richard Attwood)
Abandonos (Jo Siffert-Derek Bell, Pedro Rodriguez-Jackie Oliver, Gérard Larrousse-Vic Elford, Reinhold Joest-Willy Kauhsen)

Os grandes carros de Le Mans 09/30 Alfa Romeo 8c 1933

O ano de 33 marcou a terceira vitória do modelo em Sarthe. No total o modelo do fabricante italiano venceu 4 corridas consecutivas. No seu volante os melhores pilotos da época Tazio Nivolari e Raymond Sommer. O carro que não teve grandes mudanças de 31 a 38 também possuía uma versão “GT” para corridas mais curtas. O modelo também foi um dos primeiros de uma tal “Escuderia Ferrari”…

Ano em que competiu: 11º edição 17 e 18 de Junho de 33

Número de carros inscritos: 5

Informações técnicas: Motor com 8 cilindros em linha 2.3 litros

Pilotos: Philippe Varent-Luigi Chinetti (#8)
            Guy Moll-Guy Cloitre (#°10)
            Tazio Nuvolari-Raymond Sommer (#11)
            Tim Rose Richards-Brian Lewis (#12)
            Louis Chiron-Franco Cortese (#15)

Resultados: 1º (Tazio Nuvolari-Raymond Sommer)
                   2º (Philippe Varent-Luigi Chinetti)
                   3º (Tim Rose Richards-Brian Lewis)
                   Abandono (Guy Moll-Guy Cloitre, Louis Chiron-Franco Cortese)

Os grandes carros de Le Mans 10/30 Audi R10TDI 2006

O Audi R10 marca o retorno da Audi como equipe oficial de pois de várias equipes usarem o competente modelo R8. Mantendo seu LMP1 aberto o grande diferencial deste carro foi estrear uma motorização a Diesel em Sarthe. Conquistou a vitória em 2006 com 380 voltas. Desde então nenhum outro tipo de combustível voltou a vencer em Sarthe. Depois foi a vez da Peugeot desenvolver seu LMP a diesel mas isso é outra história.

Edição em que participou: 74º edição nos dias 17 e 18 de Junho de 2006

Carros inscritos: 2

Informações técnicas: Motor V12 turbo diesel 5.4 litros

Pilotos: #07 Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish
            #08 Frank Biela, Emanuele Pirro, Marco Werner.

Resultados #08 1º
                 #07 3º

Os grandes carros de Le Mans 7/30 Matra 670B 1974

O ano de 74 é o ano do terceiro triunfo da Matra em Sarthe. Depois de vencer em 72 e 73. O carro que segundo entusiastas do endurance tem um dos mais belos sons graças ao seu belo V12 está ligado a outra lenda de Le Mans. Henri Pescarolo que teve um grave acidente em 1969 durante os treinos para a grande clássica e que apesar das adversidades venceu 4 vezes as 24 horas.

Edição em que participou: 42º edição entre os dias 15 e 16 de Junho de 1974

Carros inscritos: 3

Informações técnicas: Motor V12 aspirado de 3 litros

Pilotos: #07 Gerard Larrousse, Henri Pescarolo.
            #08 José Dolhem, Jean Pierre Jaussaud, Bob Wollek
            #09 François Migault, Jean Pierre Jabouille.

Resultados: #07 1º
                  #08 Abandono
                  #09 3º

Os grandes carros de Le Mans 6/30 Bentley Speed Six 1930

Se hoje a Bentley é mais conhecida pelo seu passado vamos relembrar um dos mais importantes. O fabricante Inglês foi um dos primeiros a participar da grande clássica. Na edição de 23 acabou em 4º lugar mas nos anos seguintes venceu de 29 a 30. O carro um dos mais velozes da sua época ajudou a coroar a fala da equipe.

Ano em que competiu: 8º edição nos dias 21 e 22 de junho de 1930

Número de carros inscritos: Três.

Especificações técnicas: Motor de 6 cilindros 6.5 litros.

Pilotos: #02 Richard Watney, Frank Clement.
            #03 Sydney Charles Davis, Clive Dnfee
            #04 Glen Kidston – Woolf Barnato

Resultados: #02 2º
                  #03 Abandono
                  #04 1º

Os grandes carros de Le Mans 5/30 Mazda 787B 1991

Nos últimos suspiros do Grupo C temos o Mazda 787B vencedor da prova em 1991. O carro o único vencedor até hoje equipado com motor rotativo tem um dos mais belos roncos entre os modelos esportivos. O feito da Mazda foi tão importante para o Japão que as principais emissoras na manha de domingo transmitiram as últimas horas da prova. Assim puderam ver Volker Widler, Johny Herbert e Bertrand Gachot vencer depois de 362 voltas.

Edição em que competiu: 59º nos dias 22 e 23 de Junho de 1991.

Números de carros inscritos: 2

Informações técnicas: Motor rotativo 4.7 litros

Pilotos: #18 Dave Kennedy, Stefan Johansson, Maurizio Sala 
            #55 Volker Weidler, Johnny Herbert, Bertrand Gachot.
           

Resultados: #18 6º
                   #55 1º