A equipe 99 Racing conquistou sua segunda vitória da temporada na Asian Le Mans Series nas 4 Horas de Dubai, ampliando sua liderança no campeonato. A prova ocorreu na manhã deste domingo, 04.
Compartilhando o Oreca 07 #99, Gibson, Louis Deletraz, Nikita Mazepin e Ahmad Al Harthy conquistaram ficaram à frente do carro #22 da Proton Competition de Julien Andlauer, Rene Binder e Giorgio Roda.
A base para a vitória de 99 foram as excelentes duas primeiras passagens de Al Harthy, classificado como Bronze, que se recuperou de uma rodada inicial de Roda para assumir a liderança antes de passar para o ex-piloto de Fórmula 1 Mazepin na segunda rodada de paradas.
Além disso, Mazepin manteve uma pequena vantagem em seu duplo stint, com Deletraz assumindo o controle pouco antes de um período de safety car faltando uma hora e 15 minutos para o final, tanto como o #30 da Duqueine Oreca quanto o #77 D’station O Racing parados na pista em incidentes separados.
A corrida ficou verde faltando pouco mais de uma hora para o final, com Deletraz liderando o carro #3 da DKR Engineering de Tom Dillmann, que foi ultrapassado em rápida sucessão pelo carro #4 da CrowdStrike Racing by APR de Malthe Jakobsen e Andlauer.
Emoção final em Dubai
Na rodada final de paradas, o rápido trabalho nas boxes da Proton colocou Andlauer de volta à pista, à frente de Jakobsen. Assim, o piloto francês começou a diminuir a diferença para Deletraz, chegando a um segundo com cerca de 20 minutos no cronômetro.
Mas Deletraz conseguiu aguentar e começou a se afastar de Andlauer nos momentos finais, finalmente conquistando a vitória por 3,499 segundos.
Jakobsen trouxe o carro #4 que dividia com George Kurtz e Colin Braun para o último lugar do pódio, 6,520 segundos atrás, enquanto o carro DKR de Dillmann, Laurents Hoerr e Alexander Matschull ficou em quarto.
O carro #90 da TF desfrutou de um longo período na liderança no início da corrida, mas foi atrasado por Salih Yoluc, que recebeu uma penalidade de drive-through por abuso dos limites da pista pouco antes do final de sua passagem e um giro posterior para Michael Dinan.
Charlie Eastwood ultrapassou Toby Sowery no #25 da Algarve Pro Racing nos momentos finais para salvar o quinto lugar.
O #55 da Proton Competition Oreca, que conquistou a pole nas mãos de PJ Hyett, não conseguiu passar do sétimo lugar, com Hyett caindo imediatamente do primeiro para o quarto lugar na largada, antes de perder tempo mais tarde com uma folga.
Cool Racing e Pure Rxcing vencem em suas classes
Na classe LMP3, a Cool Racing obteve uma vitória confortável com Alexander Bukhantsov e James Winslow compartilhando o Ligier #17. Aliás, a vitória da equipe ocorreu após uma acidente na classe LMP2 na primeira curva com outro carro LMP3, o #65 Viper Niza Racing.
Em segundo lugar, 16 segundos atrás do carro Cool Racing, foi para o carro CD Sport #2 após uma investida tardia de Fabien Lavergne. À frente do 20º colocado da High Class Racing.
A equipe da Porsche Pure Rxcing levou a melhor na classe GT depois de sair vitoriosa em uma batalha acirrada que durou toda a corrida com a AlManar Racing da GetSpeed.
Porém, foi o Mercedes-AMG GT3 Evo #7 da GetSpeed de Anthony Liu que controlou a primeira metade da corrida. Com Alex Malykhin colocando o Porsche 911 GT3 R #91 Pure Rxcing em segundo. A disputa continuou quando a dupla entregou aos seus respectivos co-pilotos Al Faisal Al Zubair e Joel Sturm.
Sturm fez o que provou ser a ultrapassagem vencedora pouco antes do primeiro e único safety car da corrida. Após entregou o carro para Klaus Bachler, enquanto Fabian Schiller assumiu o volante do Mercedes GetSpeed para a corrida até a bandeira.
Por fim, Bachler se manteve a menos de um segundo no final. Enquanto o piloto de fábrica da Ferrari, Davide Rigon, conseguiu lutar para subir na ordem e conquistar o lugar final no pódio no #21 da AF Corse. Ele compartilhou com Simon Mann. e François Heriau. A próxima etapa ocorrerá no dia 10 de fevereiro, em Abu Dhabi.
Confira a prova na íntegra: